As fraturas de osso

Como imobilizar um dedo quebrado

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como imobilizar um dedo quebrado

Todos os dias dependendo da atividade física ou do trabalho corremos o risco de sofrer lesões. Uma das lesões prováveis de acontecer para quem trabalha com as mãos ou é desportista é partir um dedo. Seja porque bateu com ele, ou acertou com o martelo, ou a bola bateu de frente, ou mesmo numa carga de um colega. Se realmente isso aconteceu e ficou com o dedo quebrado aqui no umComo nós vamos ensinar como imobilizar um dedo quebrado.

Também lhe pode interessar: Como saber se o dedo está quebrado

Identificar se o dedo está quebrado

Primeiro passo é identificar se realmente quebramos o dedo. Para reconhecer mais facilmente leia o artigo onde lhe mostramos como saber se o dedo está quebrado. Geralmente a dor aguda é um forte indicador de que o nosso dedo está machucado. Para evitar o agravamento da lesão existem alguns truques que você pode usar para imobilizar o dedo e poder se deslocar a um médico a fim de confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Como imobilizar um dedo quebrado - Identificar se o dedo está quebrado

Imobilizando o dedo em casa

Imagine a situação, você está pregando umas tábuas e falha o prego acertando no dedo. A dor é muita e o dedo não está mexendo normalmente. Pode ser uma fratura que embora não seja incapacitante pode piorar se não tratarmos dela. Nesse tipo de situações o ideal é pegar numa caneta ou num pau de sorvete, colocar ele por baixo do dedo e enrolar com fita adesiva. Dessa forma conseguimos imobilizar o dedo, podemos continuar o trabalho e mais tarde se piorar consultar um médico.

Se não tiver uma caneta ou um pau de sorvete não tem problema, pode sempre recorrer à técnica do dedo amigo. Nesse método você utiliza um dedo que esteja próximo para proceder à imobilização do fraturado. Mais uma vez a fita adesiva vai dar uma ajuda, mas sempre se certifique que não fica demasiado apertado para que o sangue possa correr para a área afetada.

Em ambos os casos anteriormente descritos apenas deve fazê-lo se a fratura for regular, se não houver desvio no dedo, fratura exposta ou um inchaço muito grande. No entanto deve sempre consultar o seu médico ou se dirigir a uma emergência médica a fim de proceder à avaliação da extensão da lesão. Pode precisar de colocar gesso, ou fazer uma intervenção cirúrgica para colocar o dedo no local correto, tudo isso apenas o médico poderá dizer após fazer um raio X.

Como imobilizar um dedo quebrado - Imobilizando o dedo em casa

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como imobilizar um dedo quebrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como imobilizar um dedo quebrado