Partilhar

O que é esclerose óssea

O que é esclerose óssea

O corpo humano é composto por 206 ossos, que são tecidos conjuntivos duros compostos por fibras de colágeno, proteoglicanas e principalmente por cálcio. O esqueleto humano tem função de sustentação, movimentação, produção de células glóbulos vermelhos do sangue e proteção de órgãos internos principalmente no tórax, onde encontra-se coração, pulmão e outros tecidos frágeis que necessitam da ossatura das costelas para não serem danificados. Como podemos ver, os ossos têm diversas funções sem as quais a vida humana seria inviável, por isso, a saúde dos ossos é de extrema importância. Entretanto, diversas doenças podem afetar o sistema esquelético, sendo uma delas a esclerose óssea. Para saber o que é esclerose óssea e outras doenças relacionadas, leia este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: O que é osteopenia

O que é a esclerose óssea

Esclerose óssea, também chamada de osteosclerose, é uma condição na qual a densidade do osso aumenta significativamente, essa condição também pode ser descrita como um anormal endurecimento do tecido do osso. Caracteriza-se por endurecimento, engrossamento ou aumento da densidade principalmente causada por lesões que contraíram os ossos, sendo as mais comuns:

Osteoma

É um tumor benigno que surge nos ossos, geralmente na ossatura do crânio mas que pode surgir em outras partes do rosto, gerando, por exemplo, a esclerose óssea mandibular, além de também poder surgir com menor frequência na bacia e na omoplata. Se você se pergunta o que é esclerose óssea idiopática, saiba que pode ser gerada por um osteoma, que caracteriza-se pelo um crescimento lento e nunca se tornam malignos, podendo aparecer em qualquer pessoa de qualquer idade.

Osteoartrite

Também chamada de artrose, é o que pode ser chamada de esclerose das articulações, uma degeneração da articulação causada pelo envelhecimento ou por um traumatismo. A osteoartrite pode afetar qualquer articulação, mas é mais comum que seja diagnosticada esclerose óssea na coluna, no joelho, na coluna, no quadril e também a esclerose óssea no ombro.Os sintomas da osteoartrite estão localizados na articulação afetada, causando dificuldade na movimentação e possibilidade de deformação da articulação em casos onde o diagnóstico não for feito ou quando o tratamento não for realizado.

A osteoartrite pode dever-se a um desgaste natural das articulações, devido ao excesso de esforço, envelhecimento ou desgaste por prática de exercícios intensos, excesso de peso, alterações hormonais, traumatismo, como fraturas e o uso repetido destas no trabalho ou na prática de exercício físico, por isso, ao contrário do osteoma, a osteoartrite é mais comuns em pessoas idosas, ainda que possa surgir em jovens.

Por ser causada por desgastes, é possível tomar medidas de precaução contra a artrose, veja aqui como prevenir a artrose.

O que é esclerose óssea subcondral

A esclerose subcondral é uma doença que pode ser considerada uma evolução da osteoartrite. Para que se chegue a esse ponto a articulação passa pelos seguinte processos:

  1. Há o desgaste da cartilagem, que é um tecido flexível e razoavelmente elástico que se encontra entre ossos de uma articulação e funciona como um amortecedor entre os ossos;
  2. Com o desgaste das articulações, os ossos ficam sem proteção e acabam entrando em contato direto toda vez que há movimentação dessa específica articulação;
  3. Para evitar maiores danos, o corpo tenta regenerar o tecido danificado, o que não causa adianta, se tornando uma esclerose óssea;
  4. Com o contato direto entre os ossos, ainda após o engrossamento, eles passam a também se desgastar de forma irreversível.

Sintomas da esclerose óssea subcondral

  • Dor na articulação;
  • Crescimento de esporões;
  • Perda parcial ou total do movimento da região afetada;

Para saber mais, veja tratamento e causas da esclerose subcontral.

O que é esclerose sistêmica

O excesso de produção de colágeno e é chamada de esclerodermia, doença que gera de início o enrijecimento da pele. A esclerose sistêmica é uma complicação gerada pela esclerodermia e uma é doença crônica e degenerativa que ocorre quando a excesso de produção de colágeno atinge também vasos sanguíneos e órgãos internos.

Sintomas da esclerose sistêmica

  • Inchaço;
  • Endurecimento da pele;
  • Formigamento;
  • Dor nas articulações;
  • Alteração na cor da pele afetada, que pode ficar esbranquiçada ou azulada;

O diagnóstico da esclerose sistêmica é feito a partir da localização dos sintomas na pele, ferimentos em órgãos internos e também através de exame de sangue. A cura da doença não existe, entretanto, é possível fazer uso de anti-inflamatórios para aliviar dores.

Sugestão: Qual a diferença entre artrite e artrose

Tratamentos para esclerose óssea

Não existe cura para a esclerose óssea, apenas tratamentos que ajudam a reduzir danos e também os sintomas, sendo eles:

  • Fisioterapia;
  • Eletroterapia;
  • Exercícios físicos leves que ajudem a fortalecer a musculatura ao redor da articulação danificada;
  • Quiropraxia, visando a melhora da postura e, consequentemente, o menor esforço da articulação danificada;
  • Perda de peso.

Em regiões que não atrapalham a movimentação, como no caso da esclerose óssea dentária, a tendência é que o paciente protele o tratamento apesar da dor por não pensar ser nada muito grave, entretanto, quando a doença está em locais mais delicados como a esclerose óssea na coluna, o tratamento deve ser feito o quanto antes pois, caso contrário, o paciente poderá inclusive perder mobilidade.

Em casos mais graves é necessária intervenção cirúrgica que pode substituir a articulação danificada por uma prótese.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é esclerose óssea, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que é esclerose óssea

20 comentários
Berenice
Caso faça a cirurgia ,á riscos. Quais.Mas bem sei que todos os procedimentos cirúrgico há riscos.Mas neste caso específico quais seriam.Já agradeço.
A sua avaliação:
barbosalene5382@gmail.com
Eu tenho esclerose ossea sugestiva de enostose no púbis esquerdo posso me casar ter uma vida normal essa doença tem cura ou é crônica
sueli da silva
no que prejudica a esclerose ossea interapofisaria
Maria Lucia de Oliveira
tirei um rx no sus e foi diagnosticado esclerose óssea na porção lateral da regiao metadiafisária proximal a tibia.demais estruturas ósseas íntegras,relações articulares preservadas,é caso cirurgico?qual é o tratamento?
A sua avaliação:
karla
Gostaria de saber se caminhadas faz bem para quem tem esclerose nas articulações coxo femural?
A sua avaliação:
givaldo cavalcanti do nascimento
pergunta:tenho um laudo do meu fêmur relata;(deformidade com angulação em diálise proximal do femur,com esclerose de permeio e heterogeneidade da textura óssea em projeção diafisária proximal e média,com material de osteossintese
A sua avaliação:
olineia
o que e esclerose de bordos e proliferação óssea marginais
A sua avaliação:
vania schmitt
as dores e para sempre... teria algum remedio.
A sua avaliação:
Marcia
Tem idade espciifica pra pra ter esclerose nas articulações?
A sua avaliação:
MARIA ELENA SANTOA GALVAO
O QUE É ESCLEROSE ÓSSEA E QUAL O TRATAMENTO?

O que é esclerose óssea
O que é esclerose óssea

Voltar ao topo da página