PARTILHAR

Pode ter relação antes de fazer exame de sangue?

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 15 janeiro 2018
Pode ter relação antes de fazer exame de sangue?

Exames de sangue, também chamados de hemograma, são os exames mais comuns de serem pedidos pelos médicos pois eles conseguem identificar o mais básico e essencial na saúde de quem o faz. É recomendável que se faça um "check-up" de ano em ano, mesmo não apresentando nenhum sintoma de doenças para se certificar de que está tudo bem. Cada exame médico tem suas restrições, quanto a isso, a pergunta mais frequente sobre esse tipo de exame é: pode ter relação antes de fazer exame de sangue? A resposta é não, no geral, as relações não interferem com os resultados do exame de sangue! Contudo, algumas medidas devem ser tomadas antes da análise, assim como alguns exames implicam que você não tenha relações algum tempo antes da realização. Continue lendo esse artigo do umCOMO e saiba quais são!

Também lhe pode interessar: Como interpretar uma análise de sangue

Exame de sangue - como funciona

É comum que as pessoas se confundam com o que é o exame de sangue e pensem ser esse um exame específico que tem apenas uma função, mas essa ideia está errada. O dito "exame de sangue" é qualquer exame feito a partir de uma amostra de sangue e existem diversos componentes que podem ser medidos através de diversos exames e cabe ao médico saber o que é necessário analisar de acordo com cada paciente.

O mais básico e mais importante exame de sangue é o hemograma, por isso é sempre pedido por médicos, o hemograma serve para medir quantidades de:

  • Hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue e indicam se o paciente tem anemia, que é ter o número de glóbulos vermelhos abaixo do normal. Veja como prevenir a anemia nesse artigo.
  • Leucócitos, que são os glóbulos brancos do sangue que são parte do nosso sistema imunológico e defendem nosso corpo contra invasores. Confira como fortalecer o sistema imunológico com essas dicas.
  • Plaquetas, que cuidam da coagulação do sangue, essa contagem é muito importante de ser feita principalmente em pacientes que farão cirurgia, pois se as plaquetas estiverem em baixa, haverá dificuldade na cicatrização.

Todos esses compostos do sangue podem ser melhorados ou piorados com boa alimentação e uma vida saudável, mas é um processo longo e contínuo, então não é necessário que se faça qualquer preparatório para o hemograma.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como interpretar um hemograma completo!

Pode ter relação sexual antes de fazer exame de sangue?

Para exames de sangue de forma geral não há problemas em se ter relações sexuais antes. Pode ser necessário que o paciente faça jejum, isso porque muitas vezes o que ingerimos altera a composição de nosso sangue quase instantaneamente e, por consequência, acaba alterando também os resultados obtidos, tornando o exame inválido. Por exemplo, ao ingerirmos um pedaço de chocolate, nosso nível de açúcar no sangue aumentará na hora, podendo gerar um resultado do seu exame que aponte para uma diabetes que você não tem.

Apesar de necessário em diversos exames de sangue, o jejum não deve ultrapassar 14 horas, pois da mesma forma que a alimentação pode interferir nos resultados, a falta dela também pode, além de deixar o paciente fraco e propenso a desmaios. Mesmo em jejum, o paciente pode tomar água sem se preocupar, pois água não altera os resultados.

A quantidade de horas necessárias de jejum depende do tipo de exame de sangue a ser feito. Segue abaixo lista de exames mais comuns a serem pedidos e as horas de jejum necessárias para realizá-los:

  • Hemograma comum - não é necessário fazer jejum.
  • Glicemia - 8 horas.
  • Colesterol - 12 horas.
  • TSH (hormônio da tireoide) - 3 horas.
  • Coagulograma - 3 horas.
  • PSA - 3 horas.

Além do jejum, existem outras medidas necessárias para fazer exames de sangue, sendo o jejum a única regra.

Evite marcar exames físicos com o teste ergométrico juntos aos exames de sangue, pois esse tipo de teste exige esforços físicos que você não estará pronto para realizar após ficar horas sem comer. Aproveite para marcar no mesmo dia exames de fezes e urina, eles costumam ser pedidos em check-ups e não exigem nenhum preparo.

Para fazer quais exames não se pode ser relação sexual?

A abstinência sexual é necessária apenas em alguns exames específicos que, geralmente, envolvem o sistema reprodutor, como exames ginecológicos. Veja uma lista de exames antes dos quais não se pode ter relação sexual:

  • Espermograma - de 3 a 5 dias.
  • PSA - ao menos 2 dias.
  • Culturas vaginais como o papanicolau - ao menos 2 dias.

Caso essa medida não for tomada, cancele o exame e marque para outro dia para obter resultados mais precisos. Também é recomendável evitar relações sexual na noite anterior aos exames de urina pois isso pode alterar os níveis de hemoglobinas e leucócitos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode ter relação antes de fazer exame de sangue?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Pode ter relação antes de fazer exame de sangue?
Pode ter relação antes de fazer exame de sangue?

Voltar ao topo da página ↑