menu
Partilhar

Pode doar sangue com tatuagem?

 
Por Redação umCOMO. 11 novembro 2021
Pode doar sangue com tatuagem?

Doar sangue é um dos atos voluntários mais valorizados e aplaudidos na sociedade. De maneira rápida e simples e sem qualquer risco à sua saúde, você pode ajudar e contribuir para a saúde e para o futuro de outras pessoas. Atualmente, há muitos voluntários que querem ir aos hospitais para fazer sua parte e doar a um banco de sangue para que as pessoas que mais precisam possam dispor dele. No entanto, ao longo dos anos tem havido muitos mitos em torno das doações de sangue e das circunstâncias que podem torná-lo inapto para doar sangue.

Um desses grandes mitos é, precisamente, se as pessoas que têm tatuagens podem ou não ser doadoras. Neste artigo do umCOMO vamos responder à pergunta frequentemente repetida: "pode doar sangue com tatuagem?" e quais são os cenários e requisitos para doar sangue.

Também lhe pode interessar: Pode doar sangue menstruada?

Posso doar sangue com tatuagem?

Apesar de todos os rumores em torno desta questão, a resposta é sim, quem faz tatuagem pode doar sangue. O fato de ter uma tatuagem não impede necessariamente que uma pessoa doe sangue, seja para uma operação específica ou de forma voluntária para que o hospital tenha reservas.

A base desta controvérsia está ligada ao fato de que as tatuagens, como os piercings, são operações que, se não forem realizadas sob condições totalmente higiênicas, podem ser uma fonte de infecção. Se a agulha não for esterilizada ou se a tinta utilizada for diretamente do mesmo recipiente que a utilizada para tatuar outra pessoa, as infecções podem ser transmitidas de uma pessoa para outra e outros problemas podem ocorrer.

Entretanto, se as condições que foram realizadas são regulamentadas e sanitárias, não há impedimento para doar, pois a pessoa é tão saudável quanto às demais. No entanto, alguns aspectos devem ser levados em conta, como veremos a seguir.

Quanto tempo depois de fazer tatuagem pode doar sangue?

As pessoas tatuadas não têm permissão para doar sangue imediatamente após terem feito uma tatuagem. Esta diretriz não é a mesma em todos os países, portanto não há um período de tempo universal no qual as pessoas tatuadas possam doar sangue, mas depende dos regulamentos de cada território. Assim, enquanto no Brasil, por exemplo, você tem que esperar 12 meses, nos EUA é permitida a doação de sangue independentemente do tempo de espera.

Este tempo de espera é importante em termos de saúde e qualidade do sangue do doador, pois estima-se que é precisamente a partir do quarto mês que os tipos de doenças que podem ser transmitidas no sangue podem ser detectadas e que, no momento após a tatuagem, são indetectáveis.

Assim, é aconselhável não apenas esperar até que a tatuagem tenha sarado, garantindo assim que não haja infecção na pele e no sangue, mas também esperar mais alguns meses para ter a certeza de que não há outro problema, como uma doença infecciosa transmitida pelo sangue. Da mesma forma, uma doação de sangue não será aceita de alguém que atualmente tenha uma ferida em qualquer parte do corpo.

Não apenas uma infecção pode ocorrer no momento da tatuagem se as condições não forem higiênicas, mas como se trata de uma ferida (superficial, mas ainda assim uma ferida), mesmo que seja perfeitamente feita em um estúdio de tatuagem com tudo sob controle em nível sanitário, ela pode ser infectada durante o período de cura se as diretrizes para os cuidados não forem bem executadas e se a área não for mantida higienicamente limpa. Você deve sempre seguir as orientações do tatuador para o tratamento.

Aqui estão algumas dicas sobre como curar uma tatuagem inflamada.

Quando não pode doar sangue

Como dissemos, ter tatuagens não é uma proibição quando se trata de doar sangue, mas pode causar problemas se você não tiver esperado o tempo necessário em cada país. Além deste cenário, há muitos outros que devem ser levados em consideração quando se vai doar sangue e que podem levar à recusa por parte do pessoal de saúde.

Estas são algumas das ocasiões em que você não está autorizado a doar sangue:

  • Ter uma doença crônica ou grave: ter HIV, diabetes insulino-dependentes, hepatite B ou C ou epilepsia são algumas das doenças que não são aceitas como doadoras, pois podem ser transmitidas através do sangue.
  • Ter uma infecção subjacente: se no momento de querer doar sangue você tiver algum tipo de infecção em seu corpo como gastroenterite, faringite, otite, etc., os profissionais de saúde não poderão tirar seu sangue, pois as condições não serão ótimas.
  • Relações sexuais de risco: se nos últimos quatro meses você teve qualquer tipo de relação sexual sem ter usado proteção contra DST, você será recusado como doador, pois seu estado de saúde não pode ser garantido no caso de uma possível infecção.
  • Viajar para países de alto risco: se você viajou recentemente para países considerados de alto risco devido à existência de doenças que não são tratadas em seu país, você não poderá ser doador até que um período razoável de tempo tenha passado para determinar seu estado de saúde. Essas doenças podem ser: febre amarela, malária, ebola, entre outros.
  • Tomar medicamentos: você não poderá doar se estiver tomando certos tipos de medicamentos regularmente, pois eles podem alterar a composição de seu sangue. Estes medicamentos podem ser: antibióticos, tratamentos para acne ou hormônios.

Agora que você sabe que pessoas com tatuagens podem doar sangue, embora seja aconselhável esperar algum tempo para ter certeza de que você está saudável, você pode estar interessado em ler estes outros artigos sobre quando não doar sangue e quem tem HPV pode doar sangue?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode doar sangue com tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode doar sangue com tatuagem?
Pode doar sangue com tatuagem?

Voltar ao topo da página