Partilhar

Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar?

Existem muitos mitos a respeito da doação de sangue e as tatuagens. É importante revelá-los porque em todos os países é necessária a doação voluntária de sangue para poder ter reservas e poder fazer transfusões e tratar os pacientes que precisam. A primeira coisa que devemos observar é se pode doar sangue tendo tatuagens, mas se você acaba de fazer uma, terá que esperar um determinado tempo para poder fazer a sua doação. Neste artigo de umComo contamos a você quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar para tirar suas dúvidas a respeito.

Também lhe pode interessar: Quando não devemos doar sangue
Passos a seguir:
1

Deve saber que o único motivo pelo qual temos que esperar um determinado tempo antes de doar sangue se acabamos de fazer uma tatuagem é pelo que se conhece como o "período janela". Este é o nome dado ao intervalo de tempo que passa desde que se pega uma infecção até que os sistemas de diagnóstico possam percebê-la; isto é, se ao fazer uma tatuagem você se contagiou com alguma doença, os médicos demorariam um certo tempo para detectá-la, e precisamente este tempo é o que se estipulou como mínimo para poder doar sangue.

Assim, como regra geral, uma pessoa com tatuagens pode doar sangue sim, a não ser que tenha se contagiado com alguma doença na hora de a fazer, e para poder determinar se isto aconteceu devem passar alguns meses. Este intervalo de tempo é diferente dependendo do país no qual estejamos, já que, como dissemos, depende dos avanços no campo da tecnologia e da medicina.

Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar? - Passo 1
2

Assim, para saber quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar, primeiro temos que lembrar que nem em todos os países é o mesmo período de tempo ainda que, como regra geral, o intervalo de tempo varie desde os 4 meses até 1 ano.

O mais habitual é que seja de 6 meses até 1 ano. Nos países da América Latina percebemos que, o mais frequente, é que se tenha que esperar 12 meses antes de poder doar sangue para que os sistemas médicos possam detectar se há alguma infecção; alguns destes países são República Dominicana, Brasil, Argentina ou México. Para saber exatamente o período janela de seu país recomendamos a você consultar o ministério da saúde ou organizações que realizem as doações sanguíneas.

Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar? - Passo 2
3

Mas não temos apenas que esperar este período depois de fazer uma tatuagem, pois há outras situações que requerem agulhas pelas quais também teremos que esperar se quisermos doar sangue. Por exemplo, se fizer um piercing também terá que esperar os mesmos meses que se fizesse uma tatuagem, o mesmo se fizesse uma sessão de acupuntura ou se submeteu a alguma operação. Qualquer intervenção na qual se tenha usado uma agulha marcará o período janela antes de poder doar sangue.

4

Além deste fato, antes de doar sangue também terá que ter em conta que há uma série de requisitos para poder ser doador. São regras básicas para garantir que o sangue doado cumpre com uma série de requisitos de qualidade ideais para ser usado em outros pacientes. Os requisitos para ser doador de sangue são:

  • Ter entre 18 e 65 anos. Ainda que as pessoas de 16 e 17 anos também possam ser doadores desde que tenham a autorização de seus tutores.
  • Deve pesar mais de 50 quilos para poder ser doador de sangue.
  • Não pode ter doado sangue nos últimos 2 meses.
  • Também não pode doar se estiver com o estômago vazio.
Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar? - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar?
1 de 4
Quanto tempo tem que esperar para doar sangue após se tatuar?

Voltar ao topo da página