Outros Saúde Ocular

Remédios caseiros para a coceira nos olhos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para a coceira nos olhos

Alergia, conjuntivite, blefarite, agentes externos irritantes, olhos secos, fadiga visual... são muitos os motivos que causam coceira e irritação nos olhos; por isso, é importante permanecer atento ao aparecimento de outros sintomas e consultar um médico para determinar o fator originário e receber, assim, o tratamento adequado. Agora, se for uma coceira leve que quiser aliviar de forma momentânea para continuar realizando as suas atividades quotidianas normalmente, preste atenção ao seguinte artigo de umComo. Mostramos a você uma seleção de remédios caseiros para a coceira nos olhos que podem servir de ajuda.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para os olhos vermelhos
Passos a seguir:
1

O sal é um excelente agente antibacteriano natural e para aliviar a coceira nos olhos e prevenir infecções, pode realizar lavagens oculares de água com sal. O método para realizar este tratamento é muito simples, só tem que adicionar uma colher de chá de sal em uma xícara de água mineral e ferver a mistura até que o sal chegue a se dissolver completamente. Quando a preparação esfriar, use-a para lavar os seus olhos em várias ocasiões ao longo do dia.

Remédios caseiros para a coceira nos olhos - Passo 1
2

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, calmantes e antissépticas, a camomila é uma erva muito usada no tratamento de muitos problemas nos olhos e pode ser de grande ajuda para combater a coceira nos olhos e a vermelhidão. Para colocar em prática este remédio caseiro, só tem que preparar um chá de camomila e quando esfriar, embeber umas gazes suaves nele. Passe estas gaze sobre os seus olhos com cuidado e sem pressionar muito, deixando que a camomila penetre neles para notar o alívio.

Remédios caseiros para a coceira nos olhos - Passo 2
3

Além da camomila existem outras plantas terapêuticas que são boas alternativas para aliviar a coceira nos olhos. Uma delas é a cavalinha, que pode ajudar a desinflamar as pálpebras em caso de inchaço e vermelhidão. Pode usar esta planta aplicando-a com uma gaze embebida em um chá feito com a mesma, ou seja, do mesmo modo que usamos a camomila.

Remédios caseiros para a coceira nos olhos - Passo 3
4

As rodelas de pepino são um dos remédios caseiros mais populares para refrescar os olhos e reduzir a coceira ocular. Este vegetal possui uma quantidade elevada de água, óleos essenciais e vitamina E, que ajudarão a que os seus olhos se recuperem com mais rapidez. É importante que o pepino usado esteja bem frio, depois terá apenas que lavar e cortar duas rodelas para colocar sobre as suas pálpebras. Fique relaxada com o pepino nos olhos durante alguns minutos e, quando perceber que as rodelas estão à temperatura ambiente, substitua-as por novas.

Remédios caseiros para a coceira nos olhos - Passo 4
5

Sem dúvida que, o remédio caseiro mais clássico usado para a coceira nos olhos são as compressas de água fria, úteis também para as irritações oculares. Umedeça um pano com água fria, escorra bem e coloque sobre a zona dos olhos várias vezes por dia; verá como nota um alívio imediato. Se a coceira nos olhos for devido a um cansaço acumulado, uma máscara de gel frio também pode ser uma magnífica opção para relaxar os olhos e conseguir um olhar mais desperto.

Remédios caseiros para a coceira nos olhos - Passo 5
6

Para evitar agravar a coceira, é importante que não esfregue os olhos com os dedos em nenhum momento e que tente lavar as mãos sempre antes de usar os remédios caseiros citados.

Lembre-se que a coceira nos olhos pode ser um sintoma de muitas doenças, como conjuntivite, terçol, alergias, blefarite, etc., portanto, é sempre recomendável consultar um médico perante a manifestação de outros sintomas como irritação, vermelhidão, inchaço, secreção ocular, dores nos olhos, sensibilidade à luz, visão turva, etc.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a coceira nos olhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Remédios caseiros para a coceira nos olhos