Partilhar

Como limpar os olhos com conjuntivite

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como limpar os olhos com conjuntivite

A conjuntiva é uma membrana mucosa que protege o nosso globo ocular de bactérias e infecções. No entanto, quando esta membrana se inflama ou se irrita, sofremos do que se conhece como conjuntivite, que pode aparecer por algum contato com substâncias irritantes como fumaça, poluição, pó ou também porque entrou alguma bactéria.

Se você sofre desta infecção, deve saber que tem que cuidar dos seus olhos de um modo extremo para poder curar a conjuntivite, por isso, em umComo contamos para você como limpar os olhos com conjuntivite.

Também lhe pode interessar: Como curar a conjuntivite
Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, é importante você saber identificar a conjuntivite para que possa atuar o quanto antes e seguir os cuidados necessários. Sendo assim, esta condição apresenta como principais sintomas:

  • Inchaço dos olhos;
  • Coceira;
  • Vermelhidão na parte branca dos olhos;
  • Secreção amarelada ou branca;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Dor nos olhos.

Por vezes, a secreção pode ser tão abundante que pode acontecer o paciente ter dificuldade para abrir os olhos ao acordar, por ter os cílios colados devido à secreção.

Como limpar os olhos com conjuntivite - Passo 1
2

Agora que já sabe os sintomas da conjuntivite, é importante que conheça os cuidados a seguir, para além dos indicados pelo seu médico. Uma das coisas que deve ter cuidado é na limpeza dos olhos, que deve ser feita de forma diferente do habitual. Para limpar os olhos com conjuntivite, você vai precisar de:

  • Gazes
  • Solução fisiológica
  • Água fervida
3

É muito importante que, antes de começar a lavar os seus olhos lave as mãos muito bem usando um sabão neutro e sem perfume que elimine quaisquer resíduos das suas mãos e não adicione nada à pele. Esta regra de lavar as mãos deve aplicar-se sempre que você mexer nos seus olhos, desta forma evitará contaminar ainda mais os seus olhos.

4

Para limpar os olhos com conjuntivite deverá colocar para ferver um pouco de água e, quando ferver, embeber a gaze nesta água. Passe-a com cuidado pelo olho e limpe todos os resíduos que possa ter, o ideal é ir desde o lacrimal até à parte mais externa do olho para retirar todas as impurezas para fora.

Quando tiver terminado de passar a gaze com água sobre ambos olhos, deverá pegar em mais duas gazes e molhar com a solução fisiológica. Aplique a gaze sobre os olhos fazendo uma suave massagem na zona mais interna do olho, perto do lacrimal, para eliminar as secreções que possam estar acumuladas nesta zona.

5

Para terminar com a limpeza dos olhos com conjuntivite deverá pegar em mais duas gazes secas e passar por cima do olho infectado para tirar a umidade e secar a zona. Se repetir este procedimento durante 3 vezes ao dia (manhã, meio dia e noite) conseguirá avançar na cura da conjuntivite e aliviar a coceira desta infecção.

6

Para além de seguir estes cuidados para limpar os olhos com conjuntivite, também é importante que siga as seguintes recomendações:

  • Para diminuir a hipersensibilidade à luz, use sempre óculos de sol.
  • Troque todos os dias as toalhas que usar, os lençóis e fronhas, desta forma evitará se contaminar ou contaminar outras pessoas em casa. Deverá lavá-las separadamente. Para além disso, não deve partilhar as toalhas com outras pessoas, para diminuir o risco de contaminação.
  • Lave sempre as mãos antes e depois de mexer nos seus olhos.
  • Para remover as secreções ao longo do dia pode utilizar lenços descartáveis.
7

Existem ainda alguns remédios caseiros aos quais poderá recorrer para curar esta infecção como, por exemplo, usando uma infusão de camomila para limpar os olhos com conjuntivite ou fazer um banho ocular com funcho. Neste artigo poderá descobrir como tratar a conjuntivite com remédios caseiros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os olhos com conjuntivite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como limpar os olhos com conjuntivite

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar os olhos com conjuntivite
1 de 2
Como limpar os olhos com conjuntivite

Voltar ao topo da página