Olhos sensíveis

Como aliviar os olhos irritados

Como aliviar os olhos irritados
Imagem: nageldesign-pinselmalerei.com

A irritação dos olhos ocorre quando os vasos sanguíneos da esclerótica (membrana de cor branca que cobre todo o olho) se dilatam. As causas que provocam a dita dilatação são várias, mas todas elas se resumem em ter forçado de forma brusca ou excessiva os olhos. A irritação constitui um dos problemas oculares mais comuns tanto em crianças como em adultos, provocando uma vermelhidão nos olhos, mal-estar, e coceira leve, dando uma sensação de cansaço ao rosto. Quando isto ocorre, o mais recomendável é consultar um especialista. Não obstante, existem uma série de medidas que podem ser tomadas para aliviar os olhos irritados seguindo suas indicações. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra-as.

Também lhe pode interessar: O que é a síndrome do olho vermelho

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve ser feita é identificar a causa na medida do possível. As mais comuns costumam ser passar muitas horas perto de uma tela (do computador, televisão...), entrada de xampu nos olhos, contato com vapores, fumaça ou substâncias químicas, penetração de pó ou outros corpos estranhos nos olhos, forçar a vista para ler durante um período de tempo longo, secura dos olhos, utilização incorreta de lentes de contato, alergias, infecções oculares ou outras doenças como conjuntivite ou blefarite.

Se a causa é um tipo de alergia ou infecção ocular, você deverá ir ao especialista para iniciar o tratamento mais adequado.

2

As soluções oftálmicas representam um dos remédios mais eficazes para tratar e aliviar a irritação dos olhos. Um dos produtos mais populares para combatê-la é Euphralia, fabricada por Boi Ron, com componentes naturais permitidos, inclusive, para tratar os olhos irritados em crianças maiores de um ano. Apresenta-se em formato dose única e devem ser aplicadas uma ou duas gotas em cada olho, entre duas e seis vezes ao dia. Contém extrato de eufrásia e calêndula, plantas medicinais com propriedades oftálmicas essenciais para a cura da irritação e vermelhidão dos olhos.

3

Um dos remédios mais eficazes para aliviar os olhos irritados é, simplesmente, descansar a vista durante duas ou três horas. Tendo em vista que entre as causas mais comuns estão forçar a vista para ler ou permanecer durante um período de tempo longo em frente a uma tela, a maioria dos casos é solucionada proporcionando aos olhos aquilo que mais precisam, descanso.

Como aliviar os olhos irritados - Passo 3
Imagem: nosotras.com
4

Um dos remédios caseiros mais populares e estendidos para tratar a irritação ocular é aplicar compressas de camomila ou chá preto nos olhos. Para isso, prepare uma infusão de camomila ou chá preto, deixe-a esfriar, mergulhe um pano limpo nela e torça bem para eliminar o excesso de líquido. Em seguida, coloque sobre as pálpebras fechadas durante 10-15 minutos, entre quatro a cinco vezes ao dia. É aconselhável que esteja deitado, assim, ao mesmo tempo que a infusão faz efeito, descansa a vista.

Como aliviar os olhos irritados - Passo 4
Imagem: blogkaty.ru
5

Quando se trata de irritação nos olhos por secura provocada pelo ambiente, como o vento ou o sol, contato com fumaça ou presença de pó, é aconselhável lavá-los bem. Para isso, o remédio mais eficiente é a infusão de eufrásia, uma vez que conta com propriedades oftálmicas e anti-inflamatórias ideais para combater a irritação. Ferva uma xícara de água e duas colheres de sopa de ervas secas de eufrásia. Deixe-a durante três minutos, apague o fogo e deixe esfriar. Em seguida, embeba um pano ou discos de algodão e lave seus olhos com muito cuidado e sem esfregar.

Como aliviar os olhos irritados - Passo 5
Imagem: Infosalud-online.com
6

Por último, outro dos remédios caseiros mais conhecidos para aliviar os olhos irritados é o pepino. Corte rodelas finas e coloque uma em cada olho durante 10-15 minutos, quatro ou cinco vezes ao dia. Esse remédio pode ser combinado com os anteriores para maior eficácia.

Como aliviar os olhos irritados - Passo 6
Imagem: caysua.com
7

Em qualquer caso, não deve esfregar seus olhos já que pioraria a irritação e, no caso de uma infecção ocular, poderia agravar os danos. Se a vermelhidão, dor, mal-estar e irritação em geral não diminuírem e sim aumentarem, ou vierem acompanhadas de outros sintomas como febre, tontura, visão turva, vômitos, etc., não hesite em consultar um especialista imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar os olhos irritados, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
acacio de souza santos
oi boa tarde olha quando eu acordei senti muita irritacao nos olhos
Imagem: nageldesign-pinselmalerei.com
Imagem: nosotras.com
Imagem: blogkaty.ru
Imagem: Infosalud-online.com
Imagem: caysua.com
1 de 5
Como aliviar os olhos irritados