Doenças dos olhos

Como curar a blefarite

Como curar a blefarite
Imagem: alimentosparacurar.com

A blefarite é uma doença comum dos olhos que se manifesta através da inflamação das pálpebras, causando vermelhidão, coceira, inchaço, lacrimejamento, aparecimento de crostas, entre outros sintomas. Costuma localizar-se concretamente nos folículos dos cílios e pode ser causada devido a uma proliferação excessiva de bactérias que normalmente estão na pele, e às vezes, devido a determinadas alergias. É importante visitar um oftalmologista perante a suspeita de um quadro desta afecção ocular e seguir o tratamento indicado pelo especialista em todo momento. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos como costuma ser o tratamento para curar a blefarite. Preste atenção:

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da blefarite
Passos a seguir:
1

A blefarite é uma condição que pode afetar de forma diferente cada pessoa. São diagnosticados desde casos muito leves em que a doença não é percebida, e outros casos com sintomas moderados ou casos mais graves em que a visão poderia ser afetada. Com frequência, a blefarite é uma doença ocular crônica e geralmente há dois tipos:

  • Blefarite escamosa. Como seu nome indica, escamas que se colam na base das flanges são produzidas, formando crostas que vão descolando e caindo, irritando o olho. Isto costuma fazer com que a pessoa afetada se levante com as pálpebras completamente coladas.
  • Blefarite seborreica. Ocorre um aumento da secreção da gordura da borda das pálpebras o que dá lugar a uma acumulação de gordura na zona do lacrimal que irrita os olhos.
Como curar a blefarite - Passo 1
Imagem: zonamedica.com.ar
2

Em casos leves de blefarite e para aliviar e controlar os sintomas, o tratamento recomendado é manter bem limpas as bordas das pálpebras e a zona afetada de forma constante. Siga estes passos para fazê-lo corretamente e evitar outras infecções:

  • Pegue em uma gaze e molhe com água muito quente. Escorra bem e coloque sobre as pálpebras. Deixe repousar durante cinco minutos aproximadamente, isso ajudará a limpar os restos oleosos e fará com que a crosta suavize.
  • Umedeça uma pequena gaze ou um cotonete para os ouvidos com um pouco de sabonete de pH neutro e passe-o suavemente pela zona afetada. Enxágue com outra gaze limpa e umedecida em água quente.
  • Faça a limpeza com os olhos fechados e passando a gaze com suavidade. Finalize, secando com uma toalha limpa dando ligeiros toques.
3

Para combater o ressecamento dos olhos de forma temporária e ajudar a curar a blefarite também pode ser recomendado o uso de lágrimas artificiais. Naqueles casos mais leves, uma boa higiene e a aplicação destas lágrimas pode ser suficiente para combater os sintomas desta afecção.

Como curar a blefarite - Passo 3
4

Em outros casos de maior gravidade, o oftalmologista costuma receitar algumas gotas de antibiótico com o fim de melhorar a secreção de gordura da borda das pálpebras. Também pode prescrever a aplicação de uma pomada antibiótica. Este tipo de fármaco atua contra as bactérias que causam a infecção ocular e devem ser usadas sempre sob supervisão médica, seguindo estritamente a dose e duração do tratamento.

5

Quando se trata de um caso de blefarite seborreica grave, o especialista também pode receitar um tratamento à base de doxiciclina, um antibiótico que oferece uma ação direta frente às bactérias e permite regular a secreção das glândulas da pálpebra.

6

Não há medidas que possam prevenir a blefarite a 100% embora o melhor é fazer uma boa higiene ocular, prestando especial atenção à zona das pálpebras onde se localiza a base dos cílios. Assim, tente ter sempre as mãos e o rosto bem limpos e evite esfregar os olhos com os dedos ou com lenços sujos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a blefarite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Elisabete Berrocoso Reguero
HA TRÊS MESES TRATANDO BLEFARITE E NAO VEJO MELHORAS ME AJUDEM POR FAVOR
Rogerio
Bom dia, Elisabete!
Também estou com uma blefarite terrivel, você conseguiu alguma solução?

Obrigado.

Rogerio
A sua avaliação:
Taís
Boa Noite/bom dia/boa tarde Eu descobri que tenho blefarite com 3 anos de idade e hoje estou com 19 anos,as vezes me pergunto porque que tem que existir essa alergia,todos que me olham já imagina que é por usar droga ou outras coisas.E nos ultimos 5 anos atrás começou a ficar 4vzs pior as pálpebras nos meus dois olhos.E já uso uma pmomada nos olhos para diminuir só que não adianta nada nem o próprio cólirios. Estava lendo em alguns sites que existe uma cirurgia,mas não é muito orientados pelos medicos fazer,pois o risco de dar errado é 99% E eu queria saber o que fazer para diminuir essa alergia.SOS
A sua avaliação:
JOSÉ DE oLIVEIRA
Muito superficiais as informações..., BLEFARITE pede ajuda urgente..., o paciente está sofrendo....e certamente existem medicamentos que deram mais certo...!
nerro
amigo a solução é realmente a que está nesse artigo porque a BLEFARITE não tem cura e deve-se usar as medidas indicadas.
não pensa que vai tomar um remedio e curar o problema a solução é uma higiene maior e um controle na situação
A sua avaliação:
priscila
a cirurgia de pálpebras pode reduzir ou combater por definitivo a blefarite após cirurgia de catarata ? blephagel systane lid , e ainda colírios para lubrificar não estão resolvendo!!
A sua avaliação:
elton c souza
tenho blefarite,gostaria de saber como curar,
ELOIR ZORZI RODRIGUES
BOA NOITE TENHO A BLEFARIT A 2 ANOS E PASSO QUANDO ESTA MUITO AFETADA USO SHAMPOO-JONHSON DE CAMOMILA-AO TOMAR BANHO E LAVAGEM 3 CZS AO DIA TBM USO O CHÁ DE CAMOMILA PARA FAZER COMPRESSA NAS PALPEBRAS 2 VZS AO DIA QUANDO ESTA MUITO IRRITÃO E TBM USO COLIRIO SYSTANE PARA LUBRIFICAR AS PALPEBR 3 CZS AO DIAAS
Helen coser
Bom dia! Descobri a 2 Mendes que te ho blefarite alias sempre ti ve mas agorà se manifesta forte a medica me aconselhou la bar bem e Fazer compressa com gas e mas desta ve nao audio e ti ve que colocar Collirio com cortisone . Querida Sauber o collirio com cortisona e pericoloso? Me preoccupa porque ad lagrimas artificiais e o collirio comum nao resolveram porque a blefarite era forte . Como posso diminuir o sintoma
Elizabeth
Como acabar com a coceira da blefarite?
waldir truffa
nao tenho coceira mas pela manha chega quase "colar" dado a quantidade de secrecao que forma. Ja fui varias vezes ao oftamologista e só aconselham a mante-la bem limpa e usar lagrima artificial
M. L. de Araújo
Há, pelo menos três anos venho sofrendo de blefarite e percebo que quando me angustio, o problema tende a aumentar. O que fazer para me curar??? É muito desagradável olhos grudentos, com aspectos de sujos...
Imagem: alimentosparacurar.com
Imagem: zonamedica.com.ar
1 de 3
Como curar a blefarite