Doenças comuns do Olho

O que é a síndrome do olho vermelho

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é a síndrome do olho vermelho

A vermelhidão ocular é um problema comum e aumenta na altura do calor. Existem várias doenças, contagiosas ou não, que podem manifestar este sintoma. Se um ou ambos os seus olhos estão vermelhos, procure identificar a causa através da gravidade dos sintomas que acompanham o pigmento no olho. O olho vermelho pode ser desencadeado por fatores simples como o cansaço, o uso de lentes de contacto e a tosse, mas existem causas mais graves que devem ser acompanhadas por um médico assim que os primeiros sintomas surgem. Descubra o que é a síndrome do olho vermelho e saiba qual poderá ser a causa, lendo este artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar o olho vermelho

Índice

  1. Sintomas da síndrome de olho vermelho
  2. Causas da síndrome de olho vermelho
  3. Medicação
  4. Prevenção do contágio

Sintomas da síndrome de olho vermelho

Os sintomas da síndrome de olho vermelho incluem:

  • Vermelhidão ocular (hiperemia) criada pela dilatação dos vasos sanguíneos do olho;
  • Sensibilidade à claridade;
  • Inchaço (ou edema) da membrana ocular e das pálpebras;
  • Lacrimejamento;
  • Secreções que podem variar em quantidade e aspeto;
  • Coceira no olho;
  • Visão borrada.

Causas da síndrome de olho vermelho

Existem muitas causas possíveis para a vermelhidão ocular. O calor promove o aparecimento da síndrome de olho vermelho, que pode ser causada por:

  • Alergia ocular. A alergia nos olhos, ou conjuntivite alérgica, é muito comum em crianças com historial de rinite, sinusite ou bronquite. . O olho se apresenta irritado, inchado e com muita coceira. Se não existe coceira, é provável que o problema seja outro. A vermelhidão alérgica aparece em todo o olho e não é muito severa, mas pode apresentar secreções em pouca quantidade. Não é contagiosa e afeta os dois olhos.
  • Uveíte. O aparecimento de uveíte não é frequente, mas pode ser grave. Ocorre, geralmente, em um dos olhos e pode afetar a visão. A zona em redor da parte colorida do olho é a mais afetada. A uveíte não apresenta risco de contágio e não causa secreção. Se experienciar algum dos sintomas, consulte o médico imediatamente. Pode afetar os dois olhos, sendo mais evidente em apenas um deles. Secreções, lacrimejamento, fotofobia e ardência são comuns na conjuntivite. Pode, também, causar uma leve coceira e é muito contagiosa.
  • Blefarite e olho seco. Estes dois problemas são muito comuns em pessoas idosas e apresentam uma vermelhidão leve. Acometem a parte do olho que está exposta ao ar e não as cobertas. Não causam secreção, não afetam a visão e não possuem risco de contágio. Podem provocar uma sensação incômoda nos olhos e ardência. Os sintomas podem piorar com vento, ar condicionado e ambientes secos.
  • Pterígio. O Pterígio não causa vermelhidão constante, tendo momentos em que piora ou melhora. Afeta apenas a parte interna do olho (próxima do nariz) e causa lacrimejamento, fotofobia e ardência. Este problema piora com exposição a luz intenda e vento.
  • Lentes de contacto. O uso constante de lentes de contacto pode causar vermelhidão no olho. Pode ser leve e melhorar sem o uso de lentes por algumas horas ou alguns dias. Visite o oftalmologista para saber se o uso de lentes é adequado na sua condição.
  • Hemorragia subconjuntival. A subconjuntival é conhecida como derrame e preocupa muito o paciente pela sua evidência. O derrame não causa problemas na visão, pelo que não apresenta riscos graves fora do campo estético.
  • Episclerite e esclerite. A episclerite se caracteriza por uma inflamação da camada transparente que sobre a esclera (ou a parte branca do olho). A esclerite é inflamação da própria esclera. Ambas são causas muito raras do olho vermelho, mas não devem ser ignoradas. A espiclerite causa uma dor leve somente numa área do olho. Já a esclerite pode afetar todo o olho e causar dor intensa.
O que é a síndrome do olho vermelho - Causas da síndrome de olho vermelho
Imagem: holadoctor.com

Medicação

O uso prolongado de colírios é perigoso pois aumenta o risco de criar alergias e desenvolver cataratas e glaucoma. Pode também causar uma diminuição da circulação sanguínea e a oxigenação do olho.

Evite a auto-medicação e visite o seu médico ou oftalmologista para que recomende o tratamento adequado ao seu problema. Apesar de terem características diferentes, as causas da vermelhidão ocular podem ser mal diagnosticadas quando não são feitas por um profissional.

Dica: Existem algumas coisas que pode fazer para aliviar os sintomas. Dê uma olhada nesses artigos sobre como tratar os olhos secos e como aliviar os olhos irritados para melhorar seu desconforto.

Prevenção do contágio

Se sofre de algum dos sintomas listados acima, evite contagiar outras pessoas com a doença. Essas dicas podem ajudar:

  • Lave as mãos e o rosto com frequência;
  • Use toalhas de papel para enxugar e não compartilhe toalhas;
  • Troque as fronhas do travesseiro diariamente;
  • Lave as mãos antes e depois do uso de medicamentos tópicos;
  • Evite lentes de contacto;
  • Não compartilhe maquiagem de olhos;
  • Evite piscinas e clubes;
  • Não pegue crianças ao colo;
  • Evite expôr os olhos a fumaça ou pólen.
O que é a síndrome do olho vermelho - Prevenção do contágio
Imagem: youknowit.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a síndrome do olho vermelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Evite se auto-medicar e colocar sua visão em risco.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: holadoctor.com
Imagem: youknowit.com
1 de 3
O que é a síndrome do olho vermelho