Doenças comuns do Olho

Porque sinto pontadas no olho

Porque sinto pontadas no olho

Qualquer problema ou desconforto físico pode ser motivo de alarme, um sinal de que algo não funciona em nosso corpo como deveria. Além disso, há algumas zonas do nosso corpo que por sua importância ou especial debilidade nos preocupam mais que outras. Os olhos são uma das partes do nosso corpo que protegemos com mais receio e qualquer mudança ou dor que sintamos nos põe em alerta. Muitas pessoas se questionam preocupadas porque sentem pontadas no olho, um sintoma bastante comum que pode ir desde algum problema sem importância até condições mais graves. Se quer saber o que é está acontecendo com você, continue lendo este artigo do umCOMO no qual lhe vamos explicar as possíveis causas, como deve ser o diagnóstico e vamos indicar-lhe em que situações deve consultar um médico.

Também lhe pode interessar: Como relaxar os olhos

Índice

  1. Causas das pontadas no olho
  2. Diagnóstico e exames médicos
  3. Quando ir ao médico por pontadas no olho
  4. Pontadas nos olhos significa tensão ocular alta?

Causas das pontadas no olho

As pontadas no olho, seja ao piscar ou por trás do olho, é uma dor comum que a maioria das pessoas sente em algum momento da sua vida. As causas podem ser muito variadas, por isso este sintoma por si mesmo não é muito relevante e há que ter em conta os sintomas que acompanham a pontada para poder dar uma resposta firme. De seguida, vamos explicar para você quais são as possíveis causas das pontadas no olho esquerdo ou direito:

  • Infecção
  • Inflamação
  • Síndrome do olho seco
  • Problemas sinusais
  • Neuropatias
  • Fadiga ocular
  • Enxaqueca
  • Gripe

Habitualmente, as pontadas são consequência da síndrome do olho seco, uma afecção pela qual o lacrimal não segrega lágrima suficiente para manter o olho corretamente hidratado. O uso de telas digitais ou ar condicionado são alguns dos motivos mais habituais do olho seco e as pontadas. No seguinte artigo de umCOMO explicamos para você como tratar os olhos secos para que possa evitar as pontadas no olho.

Porque sinto pontadas no olho - Causas das pontadas no olho

Diagnóstico e exames médicos

Perante um problema deste tipo é necessário consultar o oculista para fazer uma exploração completa e poder dar um diagnóstico claro que ajude você a tratar as pontadas no olho. Se só sofre uma pontada e nada mais, não é necessário, mas dever ir à consulta do oftalmologista se:

  • Sentir pontadas contínuas.
  • Sua dor ou intensidade for aumentando.
  • Persistirem durante 3 dias seguidos ou mais.
  • Vier acompanhada de vermelhidão no olho.

Para poder dar a você um bom diagnóstico o oftalmologista medirá diferentes parâmetros de seu olho e sua visão. Primeiramente avaliará sua visão, para ver se teve alguma perda repentina ou se precisa de mais graduação, também observará os movimentos oculares, bem como o estado da parte posterior dos olhos. Certamente, e dependendo dos resultados dos exames anteriores, o médico optará por medir sua pressão ocular se suspeitar que pode ter glaucoma.

Porque sinto pontadas no olho - Diagnóstico e exames médicos

Quando ir ao médico por pontadas no olho

Como já referimos, é sempre melhor consultar o médico perante qualquer problema de saúde. No entanto, esta visita é obrigatória se cumprir alguns dos seguintes parâmetros:

  • A dor for muito intensa;
  • Sofrer de alguma doença crônica ou problemas imunológicos.
  • Notar mudanças em sua visão.
  • Sofrer de inflamação, pressão e olho vermelho.

Pontadas nos olhos significa tensão ocular alta?

Muitas pessoas que notam pontadas nos olhos se perguntam se isto pode ser devido a uma tensão ocular alta. Exceto quando há glaucoma agudo, o resto de glaucomas não causam pontadas nem sintomas destacáveis ou perceptíveis para o paciente. Além disso, se sofrer de glaucoma agudo há uma variedade de sintomas que alertariam você antes das pontadas. Por exemplo, a diminuição da visão, olhos muito vermelhos ou mal-estar geral agudo.

O glaucoma dá-se quando se produz um problema no sistema de drenagem do olho, impedindo que o fluído intraocular saia. Se este se for acumulando dentro, vai subindo a pressão interna do olho, que com o tempo causará danos no nervo ótico, danos que podem levar a cegueira.

No entanto, deve saber que hoje em dia evoluíram as técnicas para tratar esta doença evoluíram bastante. Há diferentes tratamentos em forma de gotas, bem como uma intervenção cirúrgica, que aliviam a pressão interna do olho permitindo drenar o líquido intraocular.

Dica: Confira também e esclareça a dúvida - Pontos pretos na visão, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque sinto pontadas no olho, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Vanessa Cristine Barros Ferreira
Por que sinto muita dor no olho?
Tatiane
Tem três dias que comecei a sentir pontada no olho esquerdo e hoje vi tipo um círculo Zig Zag só que aberto colorido isso durou 25 minutos o que pode ser? e também começou a coçar meu olho
Estou resfriada e com um pouco de dor de cabeça na altura da testa.
Edna cristina
Queria saber porque o olho da uma pontada bem fina
rose
ha tres semanas senti uma fisgada na bochecha esquerda que logo foi acompanhada de ardencia e peso no olho, como estivesse anestesiado, Tratei o canal do dente mas a dor continuou, Agora meu olho esquerdo esta menor que o direito, doi quando movimento e da fisgadas repentina. A dentista disse que acha que nao e o dente. Marquei medico, mas estou apavorada pois , apesar de eu estar tomando antibiótico e a dor na bochecha ter passado, a dor no olho piorou.
ANDRE
Sinto uma forte dor dentro do olho, tipo fisgada, as vezes doi tanto que tenho q fechar o olho, mas a dor não dura mais que 1 ou 2 segundos... acredito que o uso excessivo de computador tenha alguma influencia, principalmente muito tempo exposto a tela de brilho muito intenso.
Hugo
Ola Andre. Tive o mesmo problema com essas pontadas no olho direito. Uma dor intensa que dura alguns segundos. Como aconteceu umas 3 vezes em meio ano, acabei fazendo uma visita ao oftamologista. Resultado. Me indicou colirio para vista cansada e a causa e excesso de exposicao em smartfone e telas de computadores. Isso quer dizer: Precisei comprar um oculos especial para aliviar o problema. Agora e so aguardar. Boa sorte. Mas va ao medico se incomodar muito.
INEY DA SILVA SANTOS MACHADO
Sinto pontadas no olho direito com mais frequência do que no esquerdo, uso óculos para perto só para ler e ás vezes, sinto insinuações de pontadas, parece que começam e são interrompidas. Podes dizer-me o que é? Aguardo respostas no meu e-mail. Obribada.
A sua avaliação:
Alexandre de Souza
Sinto uma dor aguda no olho direito, parece até que tem uma agulha sendo enfiada. É uma dor rápida, que não chega a ser insuportável, mas que se repete várias vezes e ao longo do dia. Isso já acontece a uns 2 meses. Gostaria de saber o que pode ser? Pode me responder através do meu e-mail. Desde já agradeço e aguardo o vosso retorno.
Raquel
Sinto dores no olho esquerdo seguido d ardencia o q pode ser? Eu uso oculos mas mesmo assim sinto dores m ajudem por favor as vezes da a aliviada quando coloco agua gelada.
Editor umComo.com.br
Oi Raquel! Você já conferiu as informações do texto?
1 de 3
Porque sinto pontadas no olho