Outros Saúde Ocular

Pessoas que dormem com os olhos abertos: por que acontece?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. 7 fevereiro 2025
Pessoas que dormem com os olhos abertos: por que acontece?

A grande maioria das pessoas dorme com os olhos fechados. Essa é a forma mais comum de conciliar o sono e descansar, além de ser a mais saudável. No entanto, algumas pessoas dormem com os olhos abertos, o que pode prejudicar sua saúde ocular e sua visão a médio e longo prazo.

Embora pareça difícil de acreditar, é possível dormir com os olhos abertos, mas quem faz isso deve se preocupar. Com o tempo, podem surgir sintomas, e tratar esse problema de forma adequada é importante. No umCOMO, para saber mais sobre "Pessoas que dormem com os olhos abertos: por que acontece?", recomendamos que você continue lendo este artigo.

Índice
  1. É possívle dormir de olhos abertos?
  2. Sintomas e problemas de dormir com os olhos abertos
  3. Tratamento para parar de dormir com os olhos abertos e aliviar os sintomas

É possívle dormir de olhos abertos?

Dormir com os olhos abertos é possível, mas não de forma voluntária. As pessoas que o fazem são aquelas que não conseguem fechar completamente as pálpebras. Esse problema é conhecido como lagoftalmia e, se acontece apenas enquanto você dorme, trata-se de lagoftalmia noturna.

A lagoftalmia é uma patologia ocular que pode afetar um ou ambos os olhos. Ela impede o fechamento completo das pálpebras, deixando parte da superfície ocular permanentemente exposta. Com o tempo, a lagoftalmia pode causar secura crônica nos olhos e desconfortos que levam à ceratopatia por exposição, arranhões, abrasões ou úlceras na córnea.

A maioria das pessoas fecha totalmente as pálpebras de forma natural ao dormir devido ao relaxamento dos músculos faciais. No entanto, algumas dormem com os olhos abertos por diferentes motivos. Estas são as principais causas da lagoftalmia:

  • Danos musculares nas pálpebras por inflamação, infecção ou lesão;
  • Pálpebras curtas desde o nascimento, que não conseguem se fechar completamente;
  • Doença de Graves ou outras condições que fazem os olhos se projetarem para frente;
  • Paralisia de Bell, tumores, acidentes vasculares cerebrais ou outras condições que paralisam alguns nervos faciais;
  • Blefaroplastia ou outros tipos de cirurgia que alteram o movimento das pálpebras.

Em geral, a lagoftalmia noturna não impede o início do sono. Mas será que é realmente prejudicial dormir com os olhos semiabertos? A resposta é sim, pois a irritação ocular e o ressecamento podem tornar o sono menos reparador. O desconforto também pode persistir após acordar.

Confira nosso artigo sobre "Truques para dormir rápido".

Sintomas e problemas de dormir com os olhos abertos

Se você dorme com os olhos abertos, pode experimentar alguns dos seguintes sintomas:

  • Ter a sensação de corpo estranho nos olhos;
  • Ressecamento;
  • Irritação e ardor nos olhos;
  • Pontadas e dores oculares;
  • Olhos vermelhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Visão embaçada, especialmente ao acordar;
  • Sono ruim. A qualidade do sono não é ideal, e o descanso não é totalmente reparador;
  • Lacrimejamento excessivo. Também conhecido como epífora, trata-se de um transtorno caracterizado por lágrimas constantes e excessivas, que podem ocorrer devido à produção excessiva de lágrimas ou à obstrução do sistema de drenagem. Isso faz com que as lágrimas transbordem e escorram pela parte externa da pálpebra. A causa mais comum do lacrimejamento é a irritação ocular, provocada pela lagoftalmia ou por traumatismos, como atritos, impactos ou ofuscamentos.
Pessoas que dormem com os olhos abertos: por que acontece? - Sintomas e problemas de dormir com os olhos abertos

Tratamento para parar de dormir com os olhos abertos e aliviar os sintomas

O tratamento para parar de dormir com os olhos abertos, ou seja, para os casos de lagoftalmia noturna, envolve medidas médicas e preventivas que busquem manter uma boa lubrificação da superfície ocular. Dessa forma, é possível evitar irritações e desconfortos causados pelo olho seco.

Nesse sentido, é importante: utilizar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais; usar umidificadores em ambientes secos ou cobrir os olhos durante o sono para evitar o ressecamento à noite.

Outros tratamentos para casos mais simples de lagoftalmia incluem:

  • Colar as pálpebras para mantê-las fechadas de forma permanente com uma fita médica segura. Consulte um especialista sobre a melhor maneira de fazer isso;
  • Usar colírios ou pomadas oftálmicas à noite, com ou sem fita para manter os olhos fechados.

Em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a uma cirurgia oculoplástica. A técnica a ser aplicada dependerá da origem ou causa exata do problema. Por exemplo, pode-se realizar uma intervenção para alongar tecidos palpebrais, baixar a pálpebra superior, elevar a inferior ou liberar cicatrizes.

Se for necessário reconstruir a pálpebra, pode-se optar por um enxerto de mucosa, pele ou cartilagem. Independentemente do tipo de intervenção cirúrgica, é fundamental que o procedimento seja realizado por um cirurgião especialista em oculoplástica.

Agora que você sabe que é possível dormir com os olhos abertos, mas que isso é um problema chamado lagoftalmia, com consequências e tratamentos, recomendamos que leia também o artigo "Sensação de areia nos olhos: o que fazer", já que essa sensação pode ser um sintoma de que você está dormindo com os olhos abertos, entre outras possíveis causas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pessoas que dormem com os olhos abertos: por que acontece?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Artigos relacionados
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Pessoas que dormem com os olhos abertos: por que acontece?