Causas do olho seco

Sensação de areia nos olhos: o que fazer

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 28 junho 2023
Sensação de areia nos olhos: o que fazer

Às vezes, mesmo que nenhum corpo estranho tenha entrado em nossos olhos, notamos que há algo nos incomodando, como se tivéssemos com minúsculos grãos de areia nos olhos, que são realmente desconfortáveis. Essa sensação pode ser devido a diferentes causas, que devem ser investigadas, mas como primeiro passo, é necessário encontrar uma solução que nos proporcione alívio. Quer saber sobre o que fazer em caso de sensação de areia nos olhos? Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra o que pode causar esse desconforto e o que fazer para que desapareça ou pelo menos reduza.

Índice

  1. O que é a sensação de areia nos olhos
  2. Como se livrar da sensação de areia nos olhos
  3. Como evitar a sensação de areia nos olhos

O que é a sensação de areia nos olhos

Qualquer pequena partícula que atinja o interior do olho nos causa desconforto imediato que nos faz esfregar os olhos, o que pode resultar em mais irritação ou, até mesmo, em lesão. Pode ser qualquer coisinha, até um cílio, mas também pode não ser nada, embora tenhamos a sensação de areia nos olhos sem saber a causa.

Esse grão estranho é uma das causas de consultas frequentes ao oftalmologista, e o diagnóstico mais comum é a síndrome do olho seco. Esta patologia envolve alguma alteração ou mau funcionamento do sistema lacrimal, responsável pela lubrificação necessária das camadas mais externas do órgão da visão: a córnea e a conjuntiva. As lágrimas que o sistema produz ciclicamente criam uma película fina que protege o olho e ajuda a manter suas condições de umidade, 'banhando-o' a cada piscar de olhos.

O ressecamento ocular é, na maioria dos casos, o responsável pelo fato de que ao abaixar as pálpebras elas não deslizem com a suavidade normal, pois o olho não está adequadamente hidratado. O resultado é perceber que temos 'pedrinhas' que tentamos desesperadamente remover.

Além do olho seco, a sensação de areia nos olhos pode estar relacionada a outras causas, como alergias, conjuntivite por vírus ou infecção bacteriana, terçol ou outras doenças menos frequentes, como o aparecimento de um tumor benigno na esclera (parte branca) do globo ocular, uma doença chamada Pterígio.

Aconselhamos que você leia estes outros artigos sobre Como curar a conjuntivite e Como tratar um terçol.

Sensação de areia nos olhos: o que fazer - O que é a sensação de areia nos olhos

Como se livrar da sensação de areia nos olhos

Geralmente, esse tipo de desconforto é temporário e não é grave, mas, claro, no caso de sintomas persistentes ou acompanhados de inflamação, irritação, lacrimejamento, secreções ou problemas de visão, é necessária atenção médica especializada. Descobrir a causa é importante, mas também existem algumas medidas práticas que podem trazer um bom alívio.

  • Em primeiro lugar, lavar os olhos é a primeira solução que você deve tentar porque pode não ser uma sensação, mas sim um corpo estranho que realmente entrou no olho. Para esta lavagem, é melhor usar soro fisiológico ou lágrimas artificiais do que água da torneira.
  • Quando o problema está nos olhos secos, o remédio mais eficaz é recorrer às lágrimas artificiais, melhor se contiverem ácido hialurônico, uma solução em gotas com composição semelhante às lágrimas naturais. Estas gotas, fáceis de aplicar, irão proporcionar a hidratação que o olho necessita para que a sensação de areia diminua. É relativamente normal que os olhos secos apareçam à medida que envelhecemos, principalmente após os 50 anos, e as lágrimas artificiais podem ser a solução se indicadas pelo oftalmologista.
  • Especialmente se a coceira for acompanhada de inflamação, lavar os olhos com uma infusão de camomila também pode ser de grande ajuda. Você só precisa limpá-los com uma gaze embebida no líquido quando esfriar ou, melhor, quando estiver frio da geladeira, pois o próprio frescor desinflama. Lembre-se de limpar sempre de dentro para fora, ou seja, da área lacrimal até o canto externo do olho e use uma gaze para cada olho, não a mesma para os dois.

Como evitar a sensação de areia nos olhos

Como mencionamos, a sensação de areia nos olhos pode ser devido a diferentes patologias que exigirão o tratamento médico correspondente, mas, às vezes, é causada por fatores externos, que podem ser evitados ou controlados, impedindo assim que os olhos passem por uma secura excessiva. Algumas medidas preventivas simples são:

  • Mantenha a higiene ocular adequada para ajudar a prevenir possíveis infecções, como conjuntivite. Limpar as mãos antes de tocar os olhos é especialmente importante.
  • Use óculos apropriados que também ajudem a proteger os olhos. Por exemplo, é aconselhável usá-los para nadar na piscina ou também usar óculos de sol se você é alérgico a pólen ou poeira e vai se expor a um ambiente repleto de alérgenos que mais podem prejudicar seus olhos.
  • Tenha cuidado com as horas que você passa na frente de telas de computador e dispositivos semelhantes. Ao olhar para eles, sem perceber, nosso piscar diminui, fazendo com que a camada lacrimal que protege o olho não seja distribuída corretamente sobre a córnea, impedindo a hidratação adequada. Além disso, os raios de luz azul são os que mais prejudicam os olhos, por isso, se você passa muito tempo na frente do seu computador ou no celular, pode usar óculos com filtro azul como medida preventiva essencial.
  • Evite ambientes com fumaça em excesso e também aqueles com secura ambiental excessiva. Neste último caso, o uso de umidificadores pode dar bons resultados na prevenção do aparecimento da sensação de areia nos olhos.

Agora que você sabe a que se deve a sensação de areia nos olhos e como aliviá-la, recomendamos que você leia este outro artigosrelacionado sobre Por que sinto pontadas nos olhos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de areia nos olhos: o que fazer, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Sensação de areia nos olhos: o que fazer