Doenças comuns do Olho

Pontos pretos na visão, o que pode ser? Causas possíveis

Pontos pretos na visão, o que pode ser? Causas possíveis

Moscas volantes são pequenos pontos de cor escura que aparecem na visão, os pontos na verdade podem ter diversos formatos, se parecerem com linhas, círculos ou ter forma abstrata e confusa. A semelhança entre eles é que todos parecem se mexer como se estivessem vivos e dão sensação de estarem do lado de fora dos olhos, como moscas. Moscas volantes podem ter diversos significados, alguns deles muito mais sérios do que outros. Se você os tem visto e quer saber o que pode ser pontos pretos na visão, leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Causas da visão borrada

Índice

  1. Pontos pretos na visão, o que pode ser?
  2. Ponto preto na visão, o que pode ser?
  3. Tratamento para moscas volantes
  4. Pontos pretos na visão e dor de cabeça: outras causas

Pontos pretos na visão, o que pode ser?

As possíveis causas dos pontos pretos na visão são:

  • Moscas volantes
  • Miopia
  • Pré-eclâmpsia
  • Fenômeno entóptico do campo azul
  • Hipertensão
  • Degeneração Macular

Continue lendo para saber mais sobre cada uma das causas dos pontinhos pretos na visão.

Ponto preto na visão, o que pode ser?

Há no interior de nossos olhos um gel que o preenche chamado vítreo, o gel é majoritariamente composto de água e com o passar das décadas vai envelhecendo. Por consequência do tempo a parte do vítreo que não é composta por água acaba cristalizando fundo dos nossos olhos e atrapalhando nossa visão já que, quando a luz entrar em nossos olhos, acaba passando por esses obstáculos e podemos ver sua sombra, dando a impressão de vermos pontos pretos. De forma geral, as moscas volantes não apresentam perigo, entretanto, por vezes esse sintoma é consequência de um descolamento da retina.

As moscas volantes nada mais são do que consequência do envelhecimento do corpo e não é necessário ter medo quando aparecerem, não há nenhuma grave consequência desse processo de cristalização se não o incômodo por ele gerado principalmente observar paisagens muito claras.

Esse sintoma costuma aparecer em pessoas acima de 45 anos, com miopia e/ou pessoas que já passaram por cirurgias na visão e apenas deve ser observado com atenção em casos de perda temporária ou parcial de visão ou no quais o paciente percebe qualquer alteração na visão, já que nesses casos provavelmente as moscas volantes estão ligadas a um descolamento de retina. Se você é jovem e está vendo moscas volantes, provavelmente isso está acontecendo em razão de alterações nas fibras de colágeno de seus olhos, nesses casos é necessário que se consulte um médico pois não é comum que jovens tenha esse sintoma.

Se você está com pontos pretos na visão e cor de cabeça, corra para um médico pois certamente sua retina está descolada.

Tratamento para moscas volantes

O tratamento para moscas volantes não é necessário quando não geram muito incômodo, até porque nesses casos as moscas volantes tendem a desaparecer com o tempo sem que haja qualquer intervenção, entretanto, quando as moscas volantes aparecem constantemente, em grande quantidade ou aumentam de tamanho a ponto de atrapalhar a pratica de atividades comuns como assistir a filmes e ler, recomenda-se ir atrás de tratamento.

Para reparar esse dano, realiza-se uma cirurgia chamada vitrectomia que consiste na remoção parcial ou total do gel vítreo do olho para que seja substituído por alguma substância líquida ou por um gás próprios para esse uso. Em casos de descolamento de retina por vezes também é recomendada a mesma cirurgia, entretanto, deve-se consultar um médico para que a situação seja analisada e para que se estipule o melhor tratamento.

Pontos pretos na visão e dor de cabeça: outras causas

Além das moscas volantes, existem outras doenças que podem causar alterações do tipo na visão, quando ocorroem alterações no interior dos olhos que geram alteração na visão, como nas moscas volantes, dá-se a esse fenômeno o nome de fotopsia. A fotopsia pode ocorrer em razão de cirurgia nos olhos como é o caso da cirurgia de catarata, por traumas e também em razão da miopia, se você tem enxergado de forma desfocada e imagina que esse possa ser seu caso, veja nesse artigo como saber se tenho miopia. Em casos de miopia é comum também que o paciente sinta dores de cabeça por ter que forçar a visão para enxergar.

Além da fotopsia, existem outras causas de alterações parecidas na visão, são elas:

  • Pré-eclâmpsia: Pontos pretos na visão na gravidez são causados pela pré-eclâmpsia, que é consequência do aumento da pressão arterial da mulher grávida, essa doença também causa inchaço. A pré-eclâmpsia deve ser tratada com urgência pois caso contrário coloca em risco tanto a vida da mãe quanto a do bebê.
  • Fenômeno entóptico do campo azul: Esse fenômeno não é uma doença, apesar de ter causa similar à das moscas volantes. O fenômeno, também chamado de Fenômeno de Scheerer, gera manchas transparentes ou brancas na visão que são na verdade células brancas do sangue passando nos seus olhos e pode ser visto apenas em ambientes claros que não sejam brancos, como o céu e não são motivos de preocupação.
  • Hipertensão: De forma similar a da pré-eclâmpsia, a hipertensão é capaz de fazer com que o paciente tenha tontura e pontos pretos já que a pressão alta causa obstruções nos vasos sanguíneos dos olhos, nesses casos o tratamento deve ser feito com urgência pois caso contrário o paciente pode ficar permanentemente cego.
  • Degeneração Macular: Essa doença danifica a mácula dos olhos e faz com que o paciente perca gradualmente a visão se não tratada, está ligada ao envelhecimento assim como as moscas volantes e a catarata. Nesse caso geralmente o paciente além de ver manchas pretas na visão começa a perder a visão pelo centro e a mancha que o impede de ver com clareza cresce com o tempo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontos pretos na visão, o que pode ser? Causas possíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Alexandre Pereira
Isso acontece comigo direto e nunca entendia porque, agora ja sei
Pontos pretos na visão, o que pode ser? Causas possíveis