Partilhar
Partilhar em:

Mancha branca no olho, o que pode ser?

Mancha branca no olho, o que pode ser?

Embora nem sempre sejam visíveis a olho nu, as manchas brancas nos olhos dizem muito sobre nossa saúde. Podem representar tanto problemas na vista quanto complicações mais sérias no organismo, como alguns tipos de tumor. O umCOMO pesquisou sobre Mancha branca no olho, o que pode ser? para alertar o leitor dos riscos de se ignorar os sinais emitidos pelo nosso corpo. Leia alguns dos significados das manchas neste artigo e informe-se sobre as possíveis complicações.

Também lhe pode interessar: Como tirar a mancha de sangue no olho

Olho de gato

Em crianças de até sete anos, o aparecimento de manchas brancas no olho – em especial no olho direito – pode significar retinoblastoma, um tipo de tumor que pode evoluir para câncer infantil. Normalmente o tumor vem acompanhado de dificuldade para enxergar e se manifesta muito cedo nas crianças, de modo que nem sempre há como realizar um diagnóstico precoce (muitas não conseguem verbalizar o incômodo).

Uma forma de ajudar os pais a detectarem as manchas brancas oculares das crianças é observar o efeito do flash de câmeras em seus olhos nas fotografias. Em geral, crianças com retinoblastoma apresentam manchas brancas e brilhantes cobrindo as pupilas nas fotos, sem aquele fundo avermelhado comum em excesso de flash. Por isso, um dos apelidos da retinoblastoma é “olho de gato”.

Catarata

Casos muito avançados de catarata podem apresentar uma mancha branca no olho, no centro da pupila. No entanto, há formas de identificar a catarata antes que ela chegue a um nível grave de incidência. Primeiro é necessário observar se houve alguma modificação na qualidade da visão da pessoa. Outro sintoma perceptível é a visão embaçada, como se a pessoa literalmente estivesse enxergando por trás de um nevoeiro ou de uma cachoeira – é daí que vem o nome catarata.

Embora seja mais comum em pessoas acima dos 60 anos, pelo envelhecimento do cristalino, a catarata pode ser adquirida de outras formas: por diabetes avançada, uso de colírios e medicamentos sem prescrição médica e há também a catarata congênita, passada da mãe para o bebê durante a gestação (normalmente ocorre quando a mãe teve rubéola na gravidez).

A boa notícia é que, se identificada com a mínima antecedência, a catarata pode ser resolvida por meio de uma cirurgia. Como a doença ocorre pelo envelhecimento do cristalino, a cirurgia apenas substitui o cristalino por uma lente artificial. A recuperação é rápida e a intervenção cirúrgica é altamente recomendada. Acesse esse artigo para saber como detectar as cataratas na vista.

Deficiência de vitamina A

A deficiência de vitamina A, também conhecida por xeroftalmia, pode provocar o aparecimento de manchas brancas na parte branca do olho. Essas manchinhas, chamadas de manchas de Bitot, vem acompanhadas de cegueira noturna e secura na região ocular.

A xeroftalmia pode ocorrer por pouca ingestão ou má absorção de vitamina A e uso excessivo de álcool e gorduras, que dissolvem a vitamina no organismo. O tratamento é relativamente simples e consiste na reposição da vitamina A por meio da alimentação ou de medicamentos. Descubra quais são os alimentos ricos em vitamina A com esse artigo.

Ao observar algum desses sintomas, no entanto, busque rapidamente um médico, pois se não for tratada a deficiência pode causar danos irreversíveis aos olhos, como perda parcial ou total da visão.

Um médico deve sempre ser consultado em caso de qualquer anomalia em nosso corpo!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Mancha branca no olho, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Mancha branca no olho, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Mancha branca no olho, o que pode ser?
1 de 4
Mancha branca no olho, o que pode ser?