menu
Partilhar

Como é a visão de quem tem astigmatismo

 
Por Juliana Ribeiro. 10 maio 2022
Como é a visão de quem tem astigmatismo

O astigmatismo é um problema de visão que afeta muitas pessoas. É uma anomalia sofrida pelo olho e que consiste em uma curvatura irregular da córnea, causando visão distorcida. Ao contrário da visão normal, na qual os objetos e o ambiente são distinguidos sem esforço, esse defeito ocular faz com que imagens distorcidas sejam vistas e o contorno das coisas não seja identificado claramente.

Os olhos acometidos pelo astigmatismo apresentam cristalino ou córnea de formato irregular em algumas áreas, sendo a principal causa de visão turva. Sendo um problema ocular que afeta uma percentagem considerável da população, é importante conhecer a fundo causas, sintomas e tratamento. Para descobrir como é a visão de quem tem astigmatismo, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho astigmatismo

Como as pessoas com astigmatismo enxergam

Um olho astigmático tem visão distorcida das imagens devido ao formato da córnea, que é uma membrana com uma certa curvatura. Ela é simétrica e redonda, como se fosse uma bola. No caso do astigmatismo, a córnea muda para uma forma irregular e oval, como uma bola de rugby.

Agora, como uma pessoa com astigmatismo vê as luzes? Os raios de luz provenientes de objetos são espalhados, atingindo mais de um ponto focal. Isso é muito diferente da visão normal em um olho, em que a luz é refratada em um único ponto focal na retina. Então, se você quer saber o que as pessoas com astigmatismo veem, saiba que a pessoa capta uma imagem borrada na retina, com sérias dificuldades em enxergar corretamente a qualquer distância. Assim é a visão de quem tem astigmatismo.

Depois de entender o que é o astigmatismo, você perceberá que é uma situação irritante e desagradável com certos riscos, como os problemas que pode causar se você estiver dirigindo um veículo. Portanto, é essencial que você vá a um oftalmologista para que o especialista possa ajudá-lo a corrigir a maneira como está vendo. Geralmente, usar óculos é a solução para o problema de vista do astigmatismo.

Como é a visão de quem tem astigmatismo - Como as pessoas com astigmatismo enxergam

Causas do astigmatismo

A causa específica do astigmatismo é desconhecida. Geralmente, aparece desde o nascimento, podendo permanecer estável ao longo dos anos ou piorar. Acredita-se que pode ser hereditário, portanto, pessoas com astigmatismo provavelmente terão filhos com o mesmo problema de visão ocular.

É um distúrbio comum que pode ocorrer junto com outros problemas oculares, como miopia e hipermetropia. Tampouco deve ser confundida com a ambliopia, popularmente conhecida como olho preguiçoso: não são a mesma doença, apesar de o astigmatismo contribuir para o aparecimento da ambliopia.

Algumas doenças oculares e certas cirurgias nos olhos, como catarata, também podem ser a causa do astigmatismo.

Como é a visão de quem tem astigmatismo - Causas do astigmatismo

Sintomas de astigmatismo

A seguir, contamos os principais sintomas para que você saiba o que uma pessoa com astigmatismo vê:

  • Visão distorcida ou turva.
  • Precisa apertar os olhos para poder ver bem e apreciar os detalhes das imagens.
  • Dor de cabeça.
  • Dificuldade de concentração.
  • Tontura.
  • Fadiga ocular causada por esforço excessivo da visão.
  • Desconforto e irritação ocular.
  • Visão turva perto e longe, a qualquer distância.

Algumas pessoas desenvolvem outros problemas de visão devido ao astigmatismo, como cansaço visual, olhos cruzados, estrabismo e dores de cabeça regulares. Tudo vem do esforço feito para tentar focalizar objetos, tanto distantes quanto próximos.

Embora muitas pessoas nasçam com astigmatismo, elas não percebem até começarem a escola ou aprenderem a ler. Para esses casos, o ideal é consultar um especialista e ir imediatamente para um check-up para fazer um exame oftalmológico em que se possa determinar, com exatidão, os motivos desses sintomas.

Tratamento de astigmatismo

Em um oculista, poderá ser feito um exame oftalmológico completo usando diferentes técnicas e instrumentos que permitem medir a maneira de focalizar a luz de seus olhos. Essas técnicas para detectar o astigmatismo no olho são as mesmas usadas para detectar hipermetropia e miopia.

O oculista-optometrista poderá medir sua acuidade visual através do optotipo, ou seja, uma tabela com diferentes letras que você terá que ler para determinar a clareza de sua visão em diferentes distâncias. Também testará o domínio ou poder de foco colocando algumas lentes na frente de seus olhos.

Quanto à curvatura da córnea, ela é medida com um oftalmômetro ou ceratômetro. Uma topografia da córnea também pode ser feita para obter um mapa completo do estado da córnea, obtendo assim informações adicionais sobre a superfície da membrana.

Com esses testes, o especialista pode fazer um diagnóstico e determinar que tipo de prescrição suas lentes precisam para que você possa desfrutar de uma boa visão. As prescrições baixas e médias geralmente são corrigidas com óculos ou lentes de contato tóricas gelatinosas.

Nas graduações superiores, a opção mais recomendada são os óculos ou lentes de contato rígidas. Como recurso, a cirurgia é outra alternativa, mas sempre sob recomendação do especialista, pois traz alguns riscos.

Se você achou este post útil sobre como uma pessoa com astigmatismo vê, dê uma olhada em nosso artigo sobre as Causas da visão embaçada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a visão de quem tem astigmatismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como é a visão de quem tem astigmatismo
1 de 3
Como é a visão de quem tem astigmatismo

Voltar ao topo da página