Quais são os sintomas das plaquetas altas
As plaquetas ou trombócitos têm uma função muito importante no processo de coagulação do sangue. A sua descida aumenta o risco de hemorragias internas, enquanto o seu excesso contribui para a formação de coágulos que podem ser perigosos para a nossa saúde. Uma contagem de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas diferentes condições podem fazer com que as mesmas aumentem, afetando a nossa saúde. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas altas.
Passos a seguir:
Quando os níveis de plaquetas no nosso sangue são elevados é sinal que sofremos de trombocitose. São muitas as causas para a subida de plaquetas, por isso, perante uma contagem superior a 450.000 é importante consultar um médico hematologista para determinar a origem desta situação e aplicar o tratamento mais adequado.
Dependendo do tipo de trombocitose e a origem da mesma, os sintomas poderão se manifestar de uma ou de outra forma. Normalmente estes sinais não correspondem tanto às plaquetas elevadas mas sim à condição que se encontra por detrás desta reação do nosso corpo.
Se um paciente tem uma contagem elevada de plaquetas, e dependendo também dos valores dos seus glóbulos vermelhos e glóbulos brancos, poderá apresentar os seguintes sintomas:
- Dores de cabeça e peito
- Fadiga e fraqueza
- Tonturas e vertigens
- Alterações na visão
- Formigueiro e dormência dos pés e mãos
- Sangramento anormal perante uma ferida
- Sangramento nasal e nas gengivas
- Propensão à formação de hematomas
- Fezes com sangue
É muito importante salientar que os sintomas das plaquetas elevadas podem encaixar em muitas doenças, por isso é muito difícil determinar que as mesmas se encontram elevadas a não ser que a pessoa se submeta a um exame de sangue. Se a contagem de plaquetas é maior que 450.000 deve consultar um hematologista para fazer os exames correspondentes e determinar a causa do problema.
As plaquetas altas podem favorecer a formação de coágulos no sangue, o que coloca a nossa vida em risco, daí a importância de consultar um especialista.
Saiba também: Quais são os sintomas das plaquetas baixas - O que pode ser?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas das plaquetas altas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.