Partilhar
Partilhar em:

Mama inchada e dolorida - o que pode ser?

Mama inchada e dolorida - o que pode ser?

A dor de seios é algo muito comum entre as mulheres e, por vezes, vem acompanhada de outros sintomas como inchaço e dureza dos mesmos. Na maioria dos casos, isto é provocado por uma alteração hormonal que pode ocorrer por diferentes causas: menstruação, gravidez, menopausa... Contudo, é essencial que as mulheres avaliem a condição das suas mamas de vez em quando, uma vez que a sua aparência pode providenciar muita informação.

Ao notar qualquer tipo de anomalia, o melhor é consultar o ginecologista para que ele a identifique. Contudo, nesse artigo do umCOMO explicamos algumas das razões pelas quais você está tendo esse problema: Mama inchada e dolorida - o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Coceira na mama, o que pode ser?

Fatores e doenças que provocam mamam dolorida

Os seios são compostos por gordura e outros tecidos que envolvem e protegem os nervos, os vasos sanguíneos e os canais do leite.

Existem muitas razões para ter mama dolorida e inchada e isso pode acontecer em apenas uma das mamas, em ambas ou mesmo na zona sob a axila. Como mencionado antes, a mais comum é uma mudança nos níveis hormonais como a gravidez ou a menstruação, que não só faz com que doam mas também pode provocar dureza, sensibilidade e inflamação.

A intensidade da dor pode ser variável, mas isso não significa necessariamente que uma dor muito forte seja provocada por um possível câncer. Quando você sente dor constante e duradoura, deve consultar um ginecologista de imediato.

Alguns fatores que podem provocar mama dolorida e inchada são:

Algunos factores que pueden favorecer el dolor de senos son:

  • A toma da pílula anticoncpecional.
  • A terapia hormonal durante a menopausa.
  • Um aumento de peso.
  • O uso de sutiã demasiado pequeno.
  • Tumores (a maioria dos tumores dolorosos não são cancerosos).
  • O consumo de produtos lácteos que podem provocar alterações hormonais.

Algumas condições que podem provocar mama dolorida são:

  • Mastite. Consiste em uma inflamação da mama. Pode ser produzida por uma infeção da mesma ou porque os canais do leite estão obstruídos. Entre nesse artigo para saber quais são os sintomas da mastite.
  • Quistos. É uma das condições mais comuns que existem. São pequenas bolinhas de líquido que se formam com consequência de processos hormonais. Podem provocar dor mas não são malignos.
  • Fibromas. É importante distinguir um quisto e um fibroma ou tumor. Os fibromas (tumores) são formados quando as células começam a crescer demasiado, formando um tecido. São duros, rígidos e crescem com rapidez. Você saberá que tem um fibroma nas suas mamas se, ao apalpá-lo, sentir uma protuberância dura. Podem ser benignos ou cancerosos.

Dica: Acesse também esse artigo para saber porque tenho cisto nas mama - descubra as causas.

Mamas doloridas e inchadas na puberdade e na idade adulta

Cada mulher é diferente e o desenvolvimento é diferente de uma para outra. A idade em que as meninas começam o seu desenvolvimento varia entre os 8 e os 13 anos de idade. Para que os seios de uma adolescente alcancem o seu tamanho adulto, costumam passar pelo menos 4 ou 4 anos. O desenvolvimento e o crescimento do peito nas meninas e adolescente pode provocar dor, assim como inflamação e sensibilidade.

Desde que começa o desenvolvimento da mulher, tem início a ovulação e, por isso, surge a menstruação que dura até à menopausa. É comum que tanto as adolescentes como as mulheres de idade adulta (antes da menopausa) sintam dor ou inchaço e dureza nos seios antes da menstruação. Estas dores são cíclicas, ou seja, estão relacionadas com as alterações mensais que se produzem nos níveis hormonais de estrogênio e progesterona na mulher. Costumam aparecer alguns dias antes (na ovulação) e se prolongam até à menstruação. O inchaço dos seios ocorre porque, em cada ciclo menstrual, a estimulação das hormonas faz com que as glândulas mamárias cresçam e retenham água. Confira esse artigo para saber por que sinto dores nos seios na menstruação.

Quando os seus seios ficam duros durante estas idades (puberdade ou idade adulta), isso pode ser provocado por uma acumulação de hormonas, sendo perfeitamente normal.

Contudo, se notar qualquer anomalia no formato dos seus seios ou qualquer protuberância dura, o melhor é consultar o ginecologista.

Mamas doloridas e inchadas em mulheres grávidas

Em mulheres grávidas, é muito normal que os seios doam e inchem. Entre o segundo e o quinto dia depois do parto, é provável que as suas mamas inchem, fiquem um pouco pesadas e com muita sensibilidade. Isto é provocado pela produção de leite materno. Quando estão duros, isso é provocado pelo sangue extra que está presente no peito, uma vez que está trabalhando para amamentar o bebê.

Este inchaço pode dificultar um pouco a lactância e também pode resultar em dor nos mamilos e pouca produção de leite. Os primeiros dias de lactância são importantes, uma vez que é o momento em que o bebê se habitua ao peito e se agarra a ele para receber o alimento necessário.

Esta sensação costuma diminuir nas duas ou três semanas depois do parto e os peitos voltam a ficar suaves e menos rígidos. Se as suas mamas continuam tensas ou doloridas por mais tempo, isso pode provocar febre. Se isso acontecer ou durar mais do que o normal, o melhor é consultar o seu médico.

As mamas também podem estar doloridas por estarem cheias, caso você não tenha tirado todo o leite que é necessário para que fiquem vazias. Nestes casos, isso pode melhorar ao amamentar o bebê ou uma bomba de leite.

Em mulheres lactantes, pode aparecer vermelhidão na mama ou um ponto branco no mamilo com que costuma amamentar. Também pode sentir alguma protuberância, o que acontece porque existe uma obstrução do peito, sendo comum aparecerem na zona da axila. Ocorre com muita frequência em mulheres com implantes mamários ou em peitos donde não foi extraído todo o leite. nestes casos, você pode fazer uma massagem circular na zona em direção ao peito. Quando amamentar o seu bebê, coloque-o de um jeito em que o queixo dele toque a protuberância ou a obstrução.

Recomendamos que consulte também o artigo Como cuidar do peito durante a amamentação.

Mamas doloridas e inchadas durante a menopausa

Como mencionado antes, as mudanças hormonais na mulher produzem dor nos seios e é isso que acontece com a menopausa. O nível de estrogênios aumenta ou reduz e é por isso que durante a premenopausa ou no início da mesma que as suas mamas podem estar sensíveis, doloridas ou inchadas.

Depois disto, assim que a menopausa entra não é normal sentir as mamas doloridas ou inchadas. Se isso acontecer, é possível que você esteja tomando algum medicamento ou fazendo algum tratamento de substituição hormonal que contenham estrogênios.

Câncer da mama e dor nos seios

Quando você sente dor ou inchaço no peito, não significa que você tenha câncer de mama, embora esse seja um dos seus sintomas. Nesse caso, a dor é constante e tem que existir alguma mudança física na mama, como uma protuberância dura quando você apalpa (é essencial apalpar as duas mamas para comprovar que é uma anomalia e não um tecido saudável.

Qualquer mudança no tamanho ou na forma da mama, secreção repentina do mamilo que contém sangue ou surge em apenas uma mama, mamilo invertido para dentro ou dor nessa zona, irritação da pele ou mudanças para pele rugosa ou que escama deve ser conferida por um médico ginecologista.

Consulte o nosso artigo e descubra como identificar um nódulo na mama.

Como tratar mamas doloridas e inchadas

Geralmente, a dor de mamas não requer a toma de nenhum medicamento, a não ser que o médico o recomendo (uma vez que para as mudanças hormonais não existe tratamento). Você pode tomar um anti-inflamatório no momento da dor para aliviá-la um pouco, mas nada mais.

Como remédios caseiros para a dor nos seios, podemos utilizar compressas de água, de sumo de limão, de vinagre ou de café. Também pode fazer algum tipo de massagem para que os seios deixem de estar tão tensos. Para isso, coloque as palmas das suas mãos na parte inferior dos seus seios empurre-os para cima ao máximo. Mantenha por alguns segundos e depois deixe cair lentamente. Repita isto várias vezes acelerando o ritmo de cada vez.

Outra das possíveis causas de mamas doloridas e inchadas é o uso de um sutiã errado. Convem que você saiba as medidas exatas do seu peito, tanto de contorno como de copa. A maioria das mulheres não sabe medir bem o sue peito e, por isso, usa sutiãs demasiado apertados. Além de provocar mamas doloridas, o uso de um sutiã inadequado também pode provocar dor de costas. Dormir com sutiã não é recomendável! Confira esse artigo para saber como escolher um sutiã.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Mama inchada e dolorida - o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Mama inchada e dolorida - o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Mama inchada e dolorida - o que pode ser?
1 de 4
Mama inchada e dolorida - o que pode ser?