O seio da Mulher autoexames

Quais são as causas da dor nos seios

Quais são as causas da dor nos seios
Imagem: dolor-de.com

A dor nos seios, conhecida em termos médicos como mastalgia, é uma condição que muitas mulheres têm em algum momento de suas vidas. As dores nos seios podem ser de intensidade variada, afetar um ou ambos os peitos, e ser a consequência de muitos fatores. É sempre importante prestar atenção a esta parte do corpo feminino para garantir um estado de saúde adequado, por isso é muito útil conhecer quais são as causas da dor nos seios e procurar atenção médica caso o problema seja constante ou apresente qualquer tipo de alteração no peito.

Também lhe pode interessar: Hipersensibilidade nos seios o que pode ser?
Passos a seguir:
1

A dor nos seios pode estar relacionada com o ciclo menstrual. Este tipo de dor nos seios é comum em muitas mulheres que se encontram em idade fértil. Costuma aparecer alguns dias antes da menstruação (entre 5 e 7 dias), afeta os dois seios e pode ser um pouco mais intensa em um deles, desparecendo à medida que o ciclo avança. Podemos descrevê-la como uma dor de intensidade variável que pode se manifestar de forma leve ou, pelo contrário, com mais intensidade; aparecendo geralmente na parte superior e externa dos seios.

Esta dor nos seios é cíclica e é mais um dos sintomas que aparecem na famosa síndrome pré-menstrual, onde pode aparecer também dor de cabeça, mal-estar, inchaço, mudanças emocionais, nervosismo, etc.

Quais são as causas da dor nos seios - Passo 1
Imagem: universomujer.com
2

Quando a dor nos seios não acontece de forma cíclica, mas sim de forma intermitente ou constante, pode ser devida a muitas causas. Uma delas tem a ver simplesmente com o tamanho, pois muitas mulheres com seios muito grandes sentem dores que podem também se propagar para as costas.

3

Outra das causas de dor nos seios é a mastite ou inflamação da glândula mamária. Ela produz dor generalizada nos seios, envermelhecimento, sobreaquecimento da parte afetada e inclusive febre. A mastite mais frequente é a que aparece durante o período de lactância; fora desta etapa não é muito comum.

4

A denominada mastopatia fibroquística é outra causa possível de dor nos seios. Trata-se de uma alteração benigna do tecido glandular dos seios devido a desequilíbrios dos hormônios sexuais femininos. Esta condição pode derivar no aparecimento de cistos mamários. Normalmente, percebemos que existem áreas com nódulos mais duros nos seios que geram dor, podendo ser mais acentuada nos dias prévios à menstruação. Neste caso é importante ir ao ginecologista para descartar que seja um problema mais grave.

5

O tumor benigno mais comum nas mulheres é o fibroadenoma, que não é causado por câncer. Aparecem protuberâncias nos seios que podem ser firmes ou móveis, provocar ou não dor ao toque e crescer de tamanho. As mulheres com fibroadenomas têm mais risco de sofrer de câncer de mama, por isso é imprescindível fazer um autoexame dos seios de forma periódica e visitar o ginecologista para uma revisão exaustiva.

Quais são as causas da dor nos seios - Passo 5
Imagem: josedilone-semiologiaquirurgica.blogspot.com
6

Uma porcentagem muito baixa de mulheres sente dor nos seios quando têm câncer de mama. Por isso, como esta doença pode ser muito silenciosa no começo, é fundamental se submeter aos controles ginecológicos adequados e fazer o exame da mamografia. Recomendamos consultar o artigo Quais são os sintomas do câncer de mama para conhecer todos os detalhes, assim como algumas medidas que podem ajudar a diminuir o risco de sofrer desta doença no artigo Como prevenir o câncer da mama.

Quais são as causas da dor nos seios - Passo 6
Imagem: salud.es

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor nos seios, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Deisimara

Tomei a injeção generica da perlutan dia 16 de Janeiro de 2018 agora em fevereiro comecei a sentir alguns sintomas como:seios doloridos ,vontade de ir ao banheiro várias vezes e tenho a sensação de bexiga cheia depois de ter urinado tive dor de cabeca uma vez e tontura uma vez ,sinto como se fizessem cócegas na minha vagina toda vez q urino isso pode ser reacao a perlutan?ou uma possível gravidez?

luciacleia alves silva da silva
Tenho muita dor no seio es querido ultimamente o quando tiro o sutiam o bico do meu seio DOI e normal
Imagem: dolor-de.com
Imagem: universomujer.com
Imagem: josedilone-semiologiaquirurgica.blogspot.com
Imagem: salud.es
1 de 4
Quais são as causas da dor nos seios