A endometriose

Quais são os sintomas da endometriose

Quais são os sintomas da endometriose
Imagem: cumicumi.com

A endometriose é uma condição que se apresenta quando parte do tecido do endométrio fica acumulado na região pélvica ou fora dela, em vez de ser expulso durante os períodos menstruais, provocando a formação de nódulos sangrentos que podem causar incômodo e complicações, especialmente na hora de ficar grávida. Muitas vezes esta condição crônica é silenciosa, por isso algumas mulheres não descobrem que sofrem dela até que chega o momento no qual desejam conceber, enquanto outras manifestam fortes sinais que as levam à consulta ginecológica. Quer conhecer mais a respeito deste tema? Em umComo.com.br explicamos a você quais são os sintomas da endometriose.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da atrofia vaginal

Passos a seguir:

1

É importante deixar claro que a endometriose nem sempre se apresenta com sintomas. Algumas mulheres que contam com um tecido pélvico grosso podem não manifestar nenhum sinal desta condição, enquanto outras costumam sentir de forma intensa os sintomas desta patologia.

Outro aspecto importante a destacar é que a intensidade dos sintomas nem sempre é proporcional ao tipo de endometriose. Algumas mulheres com casos leves desta condição apresentam incômodos muito fortes e outras com casos avançados mal manifestam os sintomas. Por isso a avaliação e opinião de um ginecologista é fundamental para determinar o estado da paciente.

2

No caso daquelas pacientes que efetivamente apresentam sintomas com a endometriose, os sinais mais comuns são:

  • A dor, que costuma aparecer com a menstruação, é o sintoma mais característico desta condição. Costuma-se localizar na parte baixa do abdômen, manifestando-se antes do ciclo, durante e inclusive alguns dias depois. Também pode se apresentar em outros momentos do ciclo menstrual, por exemplo, durante a ovulação.
  • Algumas mulheres apresentam dor durante as relações sexuais; isto dependerá da região na qual esteja crescendo o tecido do endométrio.
  • Alterações menstruais, já que as mulheres que sofrem desta condição não costumam apresentar ciclos regulares. Menstruações mais curtas, de sangramento abundante e inclusive às vezes sangramento intermenstrual, costumam ser as alterações mais importantes.
  • Problemas para conceber: este é um dos sinais mais comuns da endometriose e costuma ser o detonante pelo qual muitas mulheres vão ao ginecologista depois de meses tentando conceber sem sucesso. Isto não quer dizer que a dificuldade para ficar grávida se deva sempre a esta condição; por isso para determinar a causa será necessário uma profunda exploração ginecológica por parte de um especialista.
  • Em casos menos frequentes, quando a endometriose se localiza fora da região pélvica, podem se apresentar sintomas como prisão de ventre, diarreias frequentes, dores ao evacuar, vontade de urinar com frequência ou sangue na urina.
3

Se você tem algum ou vários destes sintomas, é importante visitar o seu ginecologista para uma avaliação. O especialista poderá realizar diversos exames ou explorações para determinar a presença da endometriose e o nível da mesma. Entre os exames mais comuns para diagnosticar a endometriose estão:

  • Palpação manual externa na região do ventre.
  • Ecografia, especialmente para determinar o estado dos ovários.
  • Ressonância magnética, aplicável em casos de endometriose profunda.
  • Revisão mediante laparoscopia para explorar a região do útero, tirar mostras e, em alguns casos, remover as formações de tecido.
4

O tratamento para a endometriose dependerá do caso de cada paciente, por isso se requer uma avaliação prévia de um ginecologista para determinar o procedimento a seguir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da endometriose, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
graciela
fiz uma transvaginal e deu faixa laminar anecoica com aspecto liquido na cavidade endometrial oq pode ser
lourdes souza
como fica o útero da mulher com mais 60 anos com espessamento do endométrio ''fotos''
Imagem: cumicumi.com
Quais são os sintomas da endometriose