Partilhar

Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?

 
Por Yasmin Fonseca. 24 julho 2018
Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?

O sistema reprodutor da mulher está sujeito à diversas alterações físicas e hormonais que podem se manifestar nos mais diversos sintomas, principalmente em corrimentos, sangramentos, dores e pontadas principalmente no útero e nos ovários. Geralmente pontadas nos ovários indicam que a mulher está ovulando, processo que ocorre por volta do meio do ciclo menstrual, entretanto, existem outros motivos que envolvem a saúde e podem ocasionar nas tais pontadas incômodas. Pontadas no ovário esquerdo, o que pode ser? Se você está sentindo pontadas no ovário esquerdo e quer saber o que pode ser e se está grávida, leia este artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Porque tenho dor nos ovários

Pontadas nos ovário esquerdo podem ser gravidez

Sim, pontadas no ovário esquerdo podem ser gravidez. Além disso é comum que se sinta pontadas e dor no útero nas primeiras semanas de gravidez em razão dos ajustes hormonais, após os primeiros meses, o corpo se acostuma com tais mudanças mas outras dores virão em razão do ajuste do corpo para acomodar o bebê.

Como saber se é gravidez

Se você suspeita que esteja grávida, existem outros sintomas muito comuns nas das primeiras semanas de gestação que são facilmente perceptíveis e podem te ajudar a descobrir, sendo eles:

  • Dor e inchaço dos seios;
  • Ânsia de vômito;
  • Aversão a cheiros fortes que podem causar vontade de vomitar;
  • Constipação;
  • Corrimento de sangue, para saber mais veja o que é a nidação;
  • Atraso na menstruação;
  • Tonturas ao levantar;
  • Dores de cabeça;
  • Produção de gases;
  • Cansaço fora do comum;
  • Alterações no paladar;
  • Surgimento de espinhas;
  • Aumento da oleosidade da pele;
  • Irregularidade no humor.

Se você suspeita estar grávida e está sentindo pontadas nos ovários, independente do lado, faça um teste de farmácia para confirmar e, caso nunca tenha feito um antes, veja aqui como usar teste de gravidez. Os sintomas acima listados não surgem necessariamente em caso de gravidez, para confirmar com certeza também é possível fazer o teste de gravidez de sangue, também chamado de beta-HCG, que detecta a presença desse hormônio unicamente produzido pelo corpo da mulher quando grávida. Para saber mais, veja o que é HCG.

Como pode ser visto nesse artigo, existem diversos motivos para sentir pontadas no ovário, entretanto, o lado onde se sente a dor não tem relevância e todos os problemas que podem causar pontadas no ovário esquerdo, podem também causar no direito.

Menstruação

A menstruação torna o sistema reprodutor da mulher frágil e sensível, tornando dores como a cólica e pontadas fortes no ovário esquerdo ou direito também muito comuns, assim como dores nas costas ou nas pernas. É possível aliviar as dores menstruais com analgésicos específicos para o caso que podem ser facilmente encontrados em qualquer farmácia. Dor no ovário esquerdo após a menstruação também é comum por motivos hormonais.

Em casos nos quais a dor se forna quase insuportável durante a menstruação, é recomendado que se consulte um ginecologista de confiança pois fortes dores ao menstruar podem ser sinal de desequilíbrios hormonais.

Leitura complementar: Qual a relação entre dor nas pernas e menstruação?

Ovulação

Dor na ovulação é comum pois no período, que ocorre aproximadamente na metade do ciclo menstrual, envolve o processo de preparo do óvulo para permitir que a mulher esteja fértil, envolvendo alterações hormonais que podem causar fisgadas no ovário esquerdo, caso seja o lado de onde o óvulo está saindo. Outros sintomas da ovulação são:

  • Sutil aumento da temperatura corpórea;
  • Aumento da libido;
  • Dores uterinas;
  • Produção de secreção sem odor.

Veja mais em: Dor no pé da barriga pode ser ovulação?

Doença inflamatória pélvica (DIP)

A Doença inflamatória pélvica é a inflamação de partes do sistema reprodutor feminino e costuma ser desdobramento de doenças sexualmente transmissíveis como a clamídia e gonorreia, por isso, é comum que pessoas com doença inflamatória pélvica sintam também dor no pé da barriga do lado esquerdo e direito, dor nos ovários e corrimento de odor desagradável, sintomas da DST adquirida. Outros sintomas da doença são:

  • Dor durante relações sexuais;
  • Sangramento fora de época;
  • Febre alta.

Ovário policístico

A Síndrome do Ovário Policístico, também chamada de SOP, ocorre quando há desequilíbrios hormonais que elevam a produção de testosterona e levam à formação de cistos no útero e pode também causar os seguintes sintomas:

  • Crescimento de pelos corporais;
  • Aumento de peso;
  • Queda de cabelo;
  • Espinhas;
  • Menstruação irregular;
  • Redução da libido;
  • Dificuldades em engravidar;
  • Cansaço.

O tratamento paliativo do ovário policístico costuma ser feito através do uso de pílulas anticoncepcionais, manter uma dieta equilibrada e realizar exercícios físicos pode ajudar a controlar os sintomas da doença.

Endometriose

Pontadas no ovário e atraso menstrual podem ser sinal de endometriose, doença causada pelo crescimento do tecido do endométrio para fora do útero, podendo até mesmo chegar ao intestinos. Os sintomas da endometriose são:

  • Cólicas;
  • Dores durante relações sexuais;
  • Cansaço;
  • Infertilidade (quando séria e não tratada);
  • Menstruação com muito sangue.

Em casos graves é possível realizar cirurgia de retirada do tecido do endométrio.

Como a endometriose está relacionada com a infertilidade

A endometriose é um problema comum em muitas mulheres, e em alguns casos aparece de forma assintomática; é perante a dificuldade para engravidar que muitas delas descobrem que o problema se encontra precisamente nesta condição. Por isso, explicamos a você com detalhe como a endometriose está relacionada com a infertilidade e quais são seus possíveis tratamentos.

Como a endometriose afeta a fertilidade

Como o sangramento da menstruação é produzido em um lugar não habitual e o corpo não tem jeito de drenar o fluxo, internamente o órgão começa a inflamar, o corpo tenta curar o problema através da cicatrização mas às vezes esta situação gera obstruções nas trompas de falópio, cistos nos ovários ou alterações na anatomia do útero, das trompas ou ovários. Todos estes fatores dificultam, e algumas vezes, impedem que a mulher engravide.

A endometriose implica sempre infertilidade?

Não, tudo depende do grau onde a doença se encontre. A endometriose pode ser de leve a severa, pode existir no início uma dificuldade para engravidar mas não necessariamente infertilidade. Só o seu médico pode determinar em que estado se encontra sua cavidade pélvica e quais serão as consequências sobre as suas capacidades reprodutivas.

Tratamentos para endometriose

É importante você saber que esta condição é crônica, que nunca se cura completamente, no entanto, dependendo do estado da doença e de suas necessidades existem três tratamentos que poderia fazer. Se tiver pouca dor, sua endometriose é leve e se quiser engravidar pode ser que seu médico submeta você a uma temporada de analgésicos e um período de teste, onde você e seu parceiro devem manter relações sexuais durante um ano aproximadamente para ficar grávida.

Se não funcionar, pode ser feito outro tratamento. Se a mulher não quer engravidar e a endometriose não é muito severa é possível fazer um tratamento hormonal, mas em casos mais avançados ou quando você deseja ser mãe, pode-se recorrer a uma operação por laparoscopia ou laparotomia, uma das melhores opções para a endometriose extensa.

Consulte seu médico

Se faz quase um ano que você tenta engravidar e não o consegue, e se além disso apresenta menstruações com dores fortes, transtornos intestinais, dor durante as relações sexuais, fadiga e menstruações irregulares, consulte seu ginecologista para descartar uma possível endometriose.

Veja também: Como saber se sou infértil - homem e mulher

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?

O que lhe pareceu o artigo?

Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?
Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?

Voltar ao topo da página