Partilhar

É normal sentir dor no pé da barriga após relação?

 
Por Sara Viega. Atualizado: 8 agosto 2018
É normal sentir dor no pé da barriga após relação?

Você já notou dor nos ovários depois da relação sexual? Os ovários são órgãos que não possuem nervos capazes de transmitir dor. Logo, a sensação de dor nos ovários corresponde, na verdade, a dor na zona dos ovários ou pé da barriga, a zona onde eles estão localizados. A dor na zona pode surgir durante a menstruação, por exemplo, algo que a princípio atribuímos à ação dos ovários. A dor após a relação sexual na zona dos ovários não é muito comum, mas existem alguns fatores que podem explicar o aparecimento do sintoma. Continue lendo esse artigo do ONsalus e descubra a resposta: É normal sentir dor no pé da barriga após relação?

Relações muito profundas ou bruscas

As relações sexuais não devem doer, sendo que o normal é que você não sinta dor ou desconforto. No entanto, se você está tendo mais encontros sexuais do que o habitual ou se os mesmos são mais bruscos, é possível que sinta uma espécie de cólica após relação, uma vez que esta zona é muito sensível e as penetrações fortes podem danificar as paredes vaginais ou provocar lesões internas. Isto não está relacionado com um pênis de tamanho grande, uma vez que algumas posturas favorecem a penetração e fazem com que seja mais funda.

Falar com o seu parceiro sobre as suas posturas favoritas ou a intensidade desejada é essencial para evitar o desconforto. Contudo, se você sente muita dor depois do sexo e ela não passa com o decorrer das horas, você deve consultar um ginecologista para que ele realize os exames necessários.

Se a relação não foi assim tão intensa mas ainda você sente dor no pé da barriga depois do sexo, ela também pode ser explicada pelas contrações ou espasmos involuntários dessa zona que podem chegar até aos ovários e provocar dor e desconforto.

Ovulação e síndrome pré-menstrual (TPM)

A ovulação é um processo do ciclo menstrual através do qual um folículo ovárico rompe a sua parede e se libera um óvulo para ser fecundado. Caso isso não aconteça, ele se desintegra e vira o que chamamos de menstruação. Este processo costuma aparecer na metade do ciclo menstrual - que dura cerca de 28 dias - ou catorze dias depois da menstruação, aproximadamente. A ovulação é a etapa mais fértil da mulher.

Muitas mulheres têm ovulação dolorosa e isso se deve ao fato de, durante a libertação do óvulo, poder ocorrer distensão ou irritação no tecido que provoca dor. Em muitos casos, dependendo do ovário que o óvulo liberou, pode doer mais de um lado ou outro, o que explica a dor no ovário direito após relação, ou no esquerdo.

A síndrome pré-menstrual também é um dos fatores que pode provocar dor no ovário após relação. É uma etapa que ocorre depois da ovulação e precisamente antes da menstruação. É conhecida como síndrome por se tratar de um conjunto de sintomas que aparecem como consequência de um processo e também devido a mudanças hormonais que se estão produzindo. Entre eles está a dor no pé da barriga que muitas mulheres costumam sentir, com mais ou menos intensidade. Também pode surgir sintomas como inchaço abdominal, aumento dos seios, dor de cabeça, constipação ou diarreia. Muitas mulheres não querem ter relações sexuais nesses dias devido ao desconforto ou pesadez que sentem mas, se você tem, pode sentir dor pélvica após relação.

Tanto a ovulação como a síndrome pré-menstrual dependem de cada mulher e a intensidade ou a presença da dor variam de caso para caso. Nesses momentos, você pode tomar um anti-inflamatório ou analgésico para aliviar ou até colocar calor sobre a zona.

É normal sentir dor no pé da barriga após relação? - Ovulação e síndrome pré-menstrual (TPM)

Endometriose

A endometriose é uma patologia que afeta a reprodução feminina. Consiste em tecido endometrial que se desenvolve fora do útero como nos ovários, por exemplo, o que provoca dor nessa zona do corpo. Embora seja uma patologia benigna, necessita ser cuidada, uma vez que pode provocar infertilidade ou gravidez de risco. O tecido formado fora do útero continua tendo atividade, podendo provocar sangramentos.

Uma mulher que sofre de endometriose pode sentir cólica depois da relação devido à penetração. É importante detetá-la a tempo para, desse jeito, controlar os sintomas e obter o melhor tratamento.

Ovários policísticos

A síndrome de ovários policísticos (SOP) é mais comum do que pensamos. É uma condição que afeta algumas mulheres que sofrem de um desequilíbrio hormonal que provoca uma série de sintomas como a formação d eum ou mais cistos nos ovários. Não significa que uma mulher SOP tenha sempre cistos, mas é mais propensa a isso. Também pode sentir dor no pé da barriga ou na zona dos ovários, alterações no ciclo menstrual ou até mesmo dificuldade para conceber.

É uma patologia mais comum do que se espera e cada vez mais acomete mais mulheres, mas não tem tratamento e não costuma ser muito grave. Os cistos costumam ser operados ou tratados mediante complementos hormonais como a toma da pílula contraceptiva para desfazê-los.

Quando uma mulher tem ovário policístico, é normal sentir dor no pé da barriga após relação. A dor pode estar relacionada com o que vimos anteriormente, o momento do orgasmo em que surgem espasmos involuntários ou contrações dos músculos, podendo chegar à zona dos ovários e provocar dor, sobretudo se a mulher tem algum cisto (mesmo que seja pequeno).

No entanto, embora a dor nos ovários depois do sexo possa ser explicada por outras causas, é essencial consultar o ginecologista quando a dor é muito intensa ou não melhora no dia seguinte, já que se pode tratar de uma patologia não diagnosticada até agora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a É normal sentir dor no pé da barriga após relação?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre É normal sentir dor no pé da barriga após relação?

O que lhe pareceu o artigo?

É normal sentir dor no pé da barriga após relação?
1 de 2
É normal sentir dor no pé da barriga após relação?

Voltar ao topo da página