PARTILHAR

Qual é o tamanho normal dos ovários?

Qual é o tamanho normal dos ovários?

O sistema reprodutor feminino é composto por tubas uterinas, útero, vulva, vagina e ovários. Os ovários estão localizados em ambos os lados do útero, abrigam os óvulos desde a formação do sistema reprodutor da mulher e mensalmente liberam um dos óvulos para uma possível fecundação. Além da função de abrigas os óvulos, os ovários também produzem progesterona e estrogênio, hormônios femininos responsáveis pelo equilíbrio do ciclo menstrual feminino, por ser uma região delicada que depende do equilíbrio hormonal para seu bom funcionamento, existem diversos problemas que podem afetar os ovários inclusive em relação a seu tamanho. Se você quer saber qual é o tamanho normal dos ovários e mais sobre o sistema reprodutor feminino, informe-se neste artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tratar os ovários policísticos

Onde estão os ovários e qual é sua função

Cada mulher tem um par de ovários que se situam de cada lado do útero, e sua função é importantíssima dentro de nosso corpo. Os ovários são encarregados de produzir a liberação do óvulo a cada ciclo menstrual, permitindo que a mulher entre em seus dias férteis nos quais será possível fertilizar este óvulo para dar origem a uma nova vida. Quando este processo não ocorre, o óvulo é eliminado junto com o endométrio, o que conhecemos como menstruação.

Além disso, os ovários são os encarregados de secretar progesterona e estrógenos, dois importantes hormônios femininos básicos para o desenvolvimento das características sexuais das mulheres e para a reprodução.

Para saber mais sobre esse órgão, veja qual é a função dos ovários.

Qual é o tamanho normal dos ovários

Ovários saudáveis têm em média 3cm de largura e 1,5cm de altura, entretanto, esses números são apenas uma média e pequenas discrepâncias em relação as suas dimensões são normais, principalmente em períodos de instabilidade hormonal devido às diferentes fases do ciclo menstrual.

Tamanho do ovário na ovulação

O tamanho do ovário na ovulação pode até mesmo dobrar, o que é não apenas normal mas esperado, sendo assim, caso você foi a um ginecologista e foi recomendada uma ultrassonografia para conferir a boa formação de seu sistema reprodutor, é bom que se faça o exame tendo certeza de que você não está ovulando para que os resultados não sejam mal interpretados.

Tamanho do ovário reduzido

Além dos problemas com aumento do ovário também é possível se ter ovário menor que o normal, ou seja, um ovário tamanho reduzido, o que pode indicar que o órgão não se desenvolveu tanto quanto deveria e causar infertilidade. Da mesma forma que ocorre com ovários aumentados, nesses casos também é necessário uma avaliação médica para localizar a causa do problema.

Qual é o tamanho normal dos ovários? - Qual é o tamanho normal dos ovários

Ovários de tamanhos diferentes é normal?

É normal que se tenha ovários de dimensões diferentes até certos limites. Caso você esteja passando por problemas ginecológicos, certamente o médico especialista passará um exame de ultrassonografia para conferir a formação do seu sistema reprodutor e, caso seja constatado que seus ovários têm dimensões muito discrepantes, será necessário realizar novos exames mais específicos para que a razão do problema seja encontrada.

Os problemas mais frequentes que podem causar o tamanho do ovário aumentado são:

Síndrome do ovário policístico

A síndrome é causada por distúrbios hormonais que aumentam a produção de testosterona na mulher, entretanto, não se sabe ao certo o que a causa. Além do aumento do tamanho do ovário a síndrome também causa aumento na produção de pelos corporais, oleosidade principalmente na pele do rosto, queda de cabelos e aumento de peso. Não existe um tratamento capaz de curar a síndrome, entretanto, é possível realizar tratamento para diminuir suas consequências, o que geralmente é feito com uso de anticoncepcionais contínuos. O tamanho normal do ovário policístico não pode ser estipulado, visto que a quantidade de cistos e suas dimensões estipulam o crescimento do ovário, para saber mais veja como tratar os ovários policísticos.

Câncer de ovário

Esse tipo de câncer atinge mulheres muito menos do que o câncer de mama e costuma ser identificado de forma tardia pois seus primeiros sintomas são dor abdominal, aumento da frequência com que se urina, perda e apetite e enjoo, o que faz com que inicialmente se pense ser um distúrbio do sistema gastrointestinal. Entre os fatores que aumentam as chances de câncer de ovário estão histórico familiar (genética), Síndrome do Ovário Policístico, tabagismo, infertilidade e uso de métodos hormonais contraceptivos.

Tamanho normal do útero

Assim como o ovário, o útero não tem um tamanho específico e pode ir de 50cm³ até 150cm³ em mulheres saudáveis que não estejam grávidas. Em casos nos quais o volume uterino ultrapasse o limite, as possíveis causas são:

  • Alterações hormonais: o sistema reprodutor feminino é extremamente sensível às alterações hormonais e diversos problemas do gênero podem alterar o tamanho do útero, sendo eles a Síndrome do Ovário Policístico, a menopausa e queda na produção de estrogênio. De forma geral é fácil perceber que há desequilíbrio hormonal na mulher pois além da alteração no sistema reprodutor é muito comum que também se tenha alterações de humor, ansiedade, depressão, crises de pânico, aumento de peso, dor durante relações sexuais, falta de libido, falta de lubrificação vaginal, insônia e cansaço excessivo.
  • Endometriose: além de aumentar o tamanho do útero, a endometriose também altera o tamanho normal do endométrio, que pode chegar ao ponto de começar a crescer fora do útero, o que justifica ser um dos sintomas comuns da doença a cólica mesmo quando se está longe da menstruação. Além desse sintomas, mulheres com endometriose também podem sentir cansaço excessivo, dificuldade para engravidar, menstruação irregular, dor durante relações sexuais e prisão de ventre.
  • Infecções e inflamações: assim como qualquer outra região do corpo, quando se tem uma inflamação ou infecção a região tende a aumentar de tamanho. No caso de infecção no útero o tratamento é feito por via de antibióticos mas, para isso, é necessário que se consulte um médico para que seja averiguada a razão da infecção e para que o tratamento seja efetivo.

Leia também: Como os seios mudam ao longo da vida

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal dos ovários?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
Jakleide Mendes
Útero medindo 10, 0×7; 5×3, 0 e pesando 137, gramas o que me fala sobre isso?
evanide
o meu ovario direito ta 2.9+2.6+2.8 cm volume 11.8 cm... e o ovario esquerdo 3.0+1.7+2.8 cm..volume 8.0 cm
Cremilda
Ovádireito 3,8,2,9,3,8 cm volume de 23,0cm
Esquedo 3,82,2,2,5 cm com volume de 11,5 cm3
Elenilda
Sinto dor que queima no pe da barriga e sangro sem para e normal
Veronica
Que tamanho e ovário normal 6,7 e normal
josenice
fiz uma ultravaginal e o resultado deu q meus ovarios diminuiram de tamanho, gostaria de saber o que significa??
Eliame
Meu uterino homogeneous inespecifico
rose s. v de souza
Gostaria de saber o meu ovário direito esta 7, o esquerdo 16.
brenda
fiz um ultrassom e deu que estou com ovarios multifeculiares e normal que meu ovario esquerdo esteja com volume de 14,2cm eo direito com volume de 18,0cm
Taciane
Descobri que meus ovários estão reduzidos, não me explicaram o pq! posso ficar estéril? posso ter filhos? obs: tomo o ac Microvlar.
Maria Elisângela
Você tinha micropolicistico ou cistos?
julia
Qual quer alteração nos ovários, não é normal. Sei disso por que tenho ovários policísticos
sandra cristina
gostaria de saber se o tamanho do meu cisto está grande?
ovário direito 34x19mm
ovário esquerdo 47x27 mm
cisticas anecóicas medindo a maior 28x17 mm.
taina graziela
eu fiz uma ultrassom e nessa minha ultra, deu que meu OD mede:35x23 x22mm. Volume 9.2cm³ OE mede: 20x17 x34mm. Volume: 6.0cm³ Isso significa que ele esta normal,ou com alguma coisa avançada?! Tenho 21 anos e tenho 108.00 kl
Thiara de Souza Pereira Modesto
Fis uma ultrassom vaginal e deu cisto nos dois ovários. Direito esta com um cisto de 9.14 cm, 2.92 cm, e 2.0 cm sendo que o ovário esta com volume de 254.2 cm³. No esquerdo o cisto esta com 6.48 cm,5.38 cm, e 2.25 cm sendo que o ovário esta com volume de 146.5 cm³. Isso e grave?
julia
creio q sim vá ao Ginecologista . seu ovários está com um volume muito alto
Ana
Ovario direito: 15x11x8 mm e esquerdo 16x15x8 mm em uso de anticoncepcional é normal?
valdireni dos santos romero
minha filha fez uma trans vaginal e deu que o os ovários dela medem direito 4,0x1,5 eo esquerdo 1,5x08 cm,e quero saber se e normal por favor
Editor umComo.com.br
Oi Valdireni! O tamanho normal dos ovários deve estar por volta dos 3 cm X 1,5 cm cada um, isto é, 30 mm X 15 mm.
LENI MARIA CEZARIO
meu ovario direito esta tamanho 3,1*2,1*2,4 cm esquerdo 2,5*1,0*1,8 cm
A sua avaliação:
Arli
Fiz ultrassonografia pélvica e endovaginal o ovário direito mede cerca de 2,7 x 2,2 x 2,0 cm (vol. : 6,2 cm) o ovário esquerdo mede cerca de 1,7 x 1,4 x 1,8 cm ( vol .: 2,2 cm )Porque meu ovario direito cresceu muito.
Vanessa
Ola fiz uma transvaginal e apareceu que meu ovario esquerdo medi 39cm ao cubo e tenho pquena quantidade de liquido na pelvis
cilene pereira
fiz uma ultrassonografia transvaginal,e meu utero esta medindo 236,7 cm e ovario direito 14,7cm é normal .Gostaria de saber se é algo grave e o que pode ser feito,Se puder me ajudar
Qual é o tamanho normal dos ovários?
1 de 2
Qual é o tamanho normal dos ovários?

Voltar ao topo da página ↑