Partilhar

Qual é o tamanho normal do útero

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o tamanho normal do útero

O útero é o órgão onde ocorre a gestação de uma nova vida, além de ser a área de maior tamanho dentro do aparelho reprodutor feminino. Não é segredo para ninguém que um útero saudável é indispensável, não só para que a gravidez ocorra de forma adequada, mas também para garantir o bem-estar da mulher. E um aspecto importante para saber são as medidas normais deste órgão, que refletem em parte que o mesmo se encontra em bom estado, por isso em umComo.com.br explicamos a você qual é o tamanho normal do útero.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos ovários?

Qual é a função do útero

O útero ou matriz é o órgão encarregado pela gestação do feto, pois nesta área se implanta e acolhe o óvulo fecundado pelo espermatozoide, que se manterá ali ao longo de quase 40 semanas, crescendo até ao momento do parto. Portanto, é uma área fundamental dentro do processo da reprodução, motivo pelo qual manter sua saúde é primordial, especialmente para aquelas mulheres que desejam ser mães.

Qual é o tamanho normal do útero

O tamanho do útero varia ao longo de nossa vida, sendo diferente na infância e puberdade até atingir o comprimento definitivo quando acaba a puberdade.

O tamanho normal do útero oscila entre 6 e 9 centímetros de comprimento ou altura, 3 e 4 centímetros de largura e entre 2 e 3 centímetros de espessura. Isso pode variar ligeiramente dependendo do número de gestações que a mulher tenha tido ou da etapa na qual se encontre; no entanto, é conveniente que se mantenha entre essas medidas.

Que condições afetam o tamanho do útero

Ter um útero de tamanho normal é um indicativo de saúde que indica como regra geral que este órgão se encontra em bom estado. Existem diversas condições ginecológicas que podem afetar as dimensões do útero deixando-o menor ou maior, entre elas se destacam:

  • A menopausa, que devido aos desequilíbrios hormonais que origina, produz uma diminuição do útero.
  • Espessamento da parede do útero ou hiperplasia endometrial.
  • Prolapso uterino, que gera uma diminuição em suas dimensões.
  • Fibromas ou cistos no útero, que alteram seu tamanho.
  • Adenomiose, quando o endométrio começa a crescer na camada exterior do útero, isto é, no miométrio, aumentando seu tamanho.

Se você teve menstruações irregulares, com pouco sangramento ou sangramento excessivo, ausência do ciclo sem ser uma gravidez ou atrasos frequentes, o mais recomendável é visitar um ginecologista para um check-up.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Qual é o tamanho normal do útero

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
cleide
fiz um utrassom transvaginal e meu colo de utero esta com volume de 4,5cm3 isso é normal... obrigada
A sua avaliação:
Fabiana
Estou com hemorragia a 30/ dias Colicas com contraçoes, que parece que nao vou aguentar Nao saiu pois o fluxo é imenso nao durmo acordo com coagulos e hj fui fazer um ultrasson e meu utero esta medindo 600, varios miomas Estou desesperada vivo no vaso sanitario
joelma
quero sader se um utero com 150,9 cm é normal
maria eugenia guimarães calzavra
tenho 67 anos entrei na menopausa com 38anos tomo hormonio desde os 40 anos toma natifa pro
hoje meu utero esta medindo5,5/03,7cm o volume de 32cm3 a alguns anos um médico retirou um ovário sem me comunicar fui retirar as trompas e ele retirou um ovario e o outro atrofiou ai veio a menopausa precose quero sber se é normal o tamanho do meu utero porque fiz 3 cesarias e já algum tempo se tossir ou espirar sai urina que fazer , desde já agradeço muito.
A sua avaliação:
veronice gauer
meu utero ta com 15 de espessura e certo
maria jose da cunha souza
qual o tamanho do utero que precisa ser retirado? por cirugia
Sandra Prediger
meu útero está com o volume de mais de 400cm cúbicos . Estou realizando os exames, mas o que devo fazer é cirurgia?
Kelly
O meu deu 6.1x 3.0x 4.6 volume 45.4
Fernanda
14mm será que normal tenho 29anos
Cléo Silva
Gostaria de confirmar o diagnóstico de histerectomia e se posso optar por retirar o útero e trompas, mantendo o colo de utero e os ovarios, se posso optar por videolaparoscopia/robótica ou precisarei fazer por abdominal a cirugia. Tenho hemorragias intensas no período mestrual, mantendo o quadro anêmico e o ultimo ultrassonografia pélvica revelou o útero com 117x85x74; volume 384,7cm3.
Rosineide Marques leão
Gostaria de saber se o tamanho desse útero e normal medidas:7.8x4.2 X 4.6cm volume:81,4 (vN25a120cm3

Qual é o tamanho normal do útero
Qual é o tamanho normal do útero

Voltar ao topo da página