As infecções uterinas

Tratamento caseiro para a inflamação do útero

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tratamento caseiro para a inflamação do útero

A inflamação do útero pode ocorrer tanto no cérvix ou colo do útero (parte mais estreita da vagina) como no endométrio, a membrana mucosa que reveste a parede uterina. Este tipo de inflamação pode não apresentar sintomas, pelo que não é possível a realização de um diagnóstico precoce, o que pode levar a problemas mais graves. Para diagnosticar a inflamação do útero é feito o exame Papanicolau ou uma colposcopia. Para além do tratamento indicado pelo médico, também pode recorrer a algumas alternativas naturais para tratar a inflamação. Se quer conhecer tratamentos caseiros para a inflamação do útero, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Quais as consequências da retirada do útero

Índice

  1. Causas da inflamação no útero
  2. Sintomas da inflamação no útero
  3. Tratamento para a inflamação do útero
  4. Remédios caseiros
  5. Prevenir inflamação do útero

Causas da inflamação no útero

Antes de mais, é muito importante identificar o que causou a inflamação no útero, para que seja feito o tratamento adequado e para evitar novamente o problema. Entre as causas da inflamação no útero temos:

  • Alergia ao látex dos preservativos, diafragmas ou produtos químicos como espermicidas.
  • Germes presentes normalmente na vagina, como Candida albicans, Lactobacillus rhamnosys ou Gardnerella vaginalis.
  • Doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia, tricomoníase, herpes simples ou vírus do papiloma humano.
  • Lesões causadas pelo parto ou por duchas vaginais frequentes (altera o pH vaginal favorecendo o crescimento de micro-organismos).
Tratamento caseiro para a inflamação do útero - Causas da inflamação no útero

Sintomas da inflamação no útero

Os principais sintomas da inflamação no útero são:

  • Corrimento com mau cheiro, que pode ser marrom, amarelado ou cinza;
  • Sangramento fora do período menstrual;
  • Sangramento durante ou após ter relações sexuais;
  • Atraso na menstruação;
  • Dor na parte inferior da barriga;
  • Dor ao urinar.

Perante a presença destes sintomas é importante consultar o seu médico ou ginecologista, para ser feito um diagnóstico através do exame Papanicolau e indicado o tratamento adequado o quanto antes.

Tratamento para a inflamação do útero

O tratamento para a inflamação do útero vai depender da sua causa. Caso a causa da inflamação tenham sido micro-organismos, o tratamento passa por medicamentos antibióticos e antivirais. Para além disso, nestas situações os parceiros sexuais também deverão fazer o tratamento, para eliminar os micro-organismos e evitar que a inflamação volte a acontecer. Se a inflamação do útero for causada por alergias, então o tratamento passa por evitar o contato com a substância alérgica. Em alguns casos pode ser necessário tomar anti-inflamatórios para as dores e para recuperar a saúde do útero. É sempre importante seguir as indicações do seu médico ou ginecologista quanto a doses e duração do tratamento para evitar que a inflamação do útero derive em complicações.

Remédios caseiros

Para além do tratamento médico, existem algumas alternativas naturais e caseiras às quais pode recorrer.

Chá de folhas de tanchagem

Um excelente remédio natural para o tratamento da inflamação no útero é o chá de folhas de tanchagem. Esse chá possui propriedades anti-inflamatórias que ajudarão a tratar essa condição. Para o fazer você precisa reunir os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de água fervente;
  • 20 gramas de folhas de tanchagem.

Para fazer o chá de folhas de tanchagem, coloque a ferver a água com as folhas de tanchagem. Após ferver, deixe por mais 3 minutos e desligue o fogo. Agora deixe as folhas repousarem na água até escurecerem. Depois disso já pode ingerir o chá morno, podendo beber 4 xícaras por dia até a inflamação no útero desaparecer.

Outros chás

Para além do chá de folhas de tanchagem, existem outros chás que podem auxiliar no tratamento da inflamação no útero, como a unha de gato, o uxi amarelo e as folhas de goiabeira. Essas plantas podem ser preparadas da mesma forma que o chá de folhas de tanchagem. Deve consumir entre 4 a 5 vezes ao dia.

Suco de chicória

Outra planta ideal para o tratamento da inflamação no útero é a chicória. Para fazer este chá você vai precisar de um copo de água e algumas folhas de chicória. Coloque no liquidificador a água e as folhas de chicória e bata tudo. Deixe a mistura repousar uns minutos e beba esse suco 30 minutos antes das principais refeições do dia até os sintomas da inflamação do útero desaparecerem.

Tratamento caseiro para a inflamação do útero - Remédios caseiros

Prevenir inflamação do útero

Para evitar que uma nova inflamação do útero aconteça no futuro, é importante seguir estas recomendações:

  • Evite as duchas vaginais;
  • Evite o uso de espermicidas;
  • Use preservativo, que não cause alergia caso essa tenha sido essa a causa da inflamação;
  • Evite produtos químicos em itens como tampões com perfume;
  • Limite o número de parceiros sexuais;
  • Tenha uma boa higiene íntima;
  • Consulte o ginecologista todos os anos.
Tratamento caseiro para a inflamação do útero - Prevenir inflamação do útero

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento caseiro para a inflamação do útero, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
juliana civa batistella
porque quando vou ao banhero sinto chero forte de podre/
ruth guarnier
tirei o utero as trompas e os ovarios dai um ano fui fazer coloscopia e deu inflamação no colo e na vagina como tratar tem algum remedio caseiro
1 de 4
Tratamento caseiro para a inflamação do útero