Partilhar

Causas do estradiol alto

Por Sara Viega. 19 janeiro 2017
Causas do estradiol alto

O estradiol é um estrógeno, o hormônio sexual feminino. Até relativamente pouco tempo atrás, acreditava-se que estes hormônios só se encontravam no corpo da mulher, no entanto, agora sabemos que também encontramos este hormônio nos testículos do homem.

Sendo um hormônio, é o responsável por levar a cabo diferentes processos no organismo, a maioria deles relacionados com os órgãos sexuais. Portanto, um desajuste em seus níveis pode provocar alterações na forma como o corpo leva a cabo estes processos.

No seguinte artigo do umCOMO vamos explicar para você quais são as causas do estradiol alto, ao mesmo tempo que indicaremos as consequências desta condição.

Também lhe pode interessar: Quais são as causas do ardor vaginal

O que é o estradiol

Como acabamos de referir, o estradiol é um hormônio que se produz no corpo humano, tanto nos homens como nas mulheres. Popularmente é conhecido como o hormônio feminino porque, até há pouco tempo atrás, achavam que só era produzido pelas mulheres. Sua presença está nos ovários e testículos, onde é secretado para cumprir com as suas funções, mas também é produzido em quantidades menores, tanto no cérebro como nas paredes arteriais.

O estradiol, principalmente no caso da mulher, aumenta e reduz os seus níveis nos períodos de ovulação e gravidez. Na verdade, muitos dos problemas de fertilidade femininos são devidos a níveis muito baixos ou muito altos de estradiol no útero. De qualquer forma, o estradiol também é usado como tratamento para diferentes sintomas provocados pela menopausa, tais como:

  • Secura vaginal
  • Ondas de calor
  • Irritação
  • Osteoporose

O que significa o estradiol alto

Os níveis de estradiol são medidos através de exames de sangue. É habitual entre as mulheres que estão se submetendo a tratamentos de fertilidade fazer uma avaliação periódica dos valores de estradiol, para ver se são adequados para fecundar.

Se estiver preocupado/a pelos seus níveis de estradiol, simplesmente pedindo um exame de sangue ao seu médico/a já poderá saber se estão bem ou não.

Mas, quais são as causas do estradiol alto? O estradiol alto é o resultado de algum tipo de problema nos ovários, alguma dificuldade na área dos ovários que repercute na fabricação deste hormônio e que afeta o seu organismo impossibilitando ou dificultando muito a fecundação. Outra das principais causas do estradiol alto é a chegada da menopausa. Quando o ciclo reprodutivo da mulher está quase terminando é normal que a presença deste hormônio no sangue dispare.

Causas do estradiol alto - O que significa o estradiol alto

Consequências do estradiol alto

O estradiol alto não é um bom sinal, além das dificuldades que implica para a fecundação e a gravidez, as altas concentrações deste hormônio também podem provocar o desenvolvimento de diferentes doenças tanto em homens como em mulheres:

  • No caso das mulheres, uma concentração alta de estradiol aumenta o risco de desenvolver câncer de endométrio.
  • Aumenta bastante as possibilidades de sofrer um acidente cardiovascular.
  • Aumenta as probabilidades de câncer de mama, tanto em homens como em mulheres.
Causas do estradiol alto - Consequências do estradiol alto

Como reduzir o estradiol alto

Se tiver começado a notar que um lado do seu corpo entorpece, se sente inflamação ou calor nos peitos ou se nota com frequência câimbras na zona inferior da barriga deveria consultar o seu médico para fazer um exame de sangue e saber se está com o estradiol muito alto.

Se for o caso, dependendo dos níveis onde estiver, podem receitar a você inibidores de aromatase, um produto que atua como bloqueador na produção de estradiol e que é usado em diferentes tratamentos contra o câncer de mama ou de endométrio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas do estradiol alto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Causas do estradiol alto

3 comentários
Antonia Rodrigues da silva lima
Estou com o meu estradiol 199 ta normal?
JULIANE WERLANG
Caso a mulher engravide, há algum problema se o estradiol estiver alto? Ou ele dificulta tanto a gravidez que seja provável que a a mulher nem engravide com os níveis dele altos? Grata
maria candida Horn
faco reposição hormonal estreva gel e progesterona creme

meu exame de sangue deu taxa elevada de estradiol 1.060 , não tenho sintoma, tenho 65 anos o exame de progesterona deu normal 3,05 . ja retirei ovarios e trompas tambem. pode estar errado esse resultado? meus anteriores de 2016 deu 44 o estradiol. desconfio que o laboratorio errou. devo repetir para tirar duvidas . ate porque faço reposição. minha medica esta viajando e ainda não se posicionou e estou preocupada.
rosi
comecei a fazer reposição tambem com streva e no exame, depois de 30 dias usando, deu 707...to preocupada...tava usando para combater os calores...

Causas do estradiol alto
1 de 3
Causas do estradiol alto

Voltar ao topo da página