Outros Saúde na mulher

Causas dos coágulos de sangue na menstruação

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 setembro 2018
Causas dos coágulos de sangue na menstruação

Os coágulos de sangue na menstruação são massas que se formam quando o sangue endurece adquirindo uma textura sólida. A presença de coágulos sanguíneos durante a menstruação é algo habitual e não se considera grave, na maioria dos casos. Isto ocorre especialmente durante a noite, quando o sangue durante a fase menstrual se acumula por mais tempo e, como consequência, se coagula. No entanto, não é mais do que um mecanismo do corpo cuja função é parar o sangramento criando anticoagulantes. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar as possíveis causas dos coágulos de sangue na menstruação para saber porque ocorre a formação destas pequenas massas e em que situações deverá ir ao médico.

Índice

  1. Função dos coágulos de sangue
  2. Por que a menstruação pode vir com coágulos
  3. Outras causas dos coágulos de sangue durante a menstruação
  4. Quando consultar o médico

Função dos coágulos de sangue

A coagulação é o processo através do qual o sangue se transforma de líquido a sólido, sem chegar a adquirir uma textura completamente dura ou compacta. Desta forma, quando um vaso sanguíneo sofre algum dano, as paredes contraem-se para diminuir a passagem do sangue, ao mesmo tempo que as plaquetas se aderem para reparar o dano. Além disso, também ocorre um mecanismo para formar um coágulo que ajuda a parar o sangramento.

Os coágulos de sangue na menstruação têm a mesma função, parar o sangramento. Quando o sangue se acumula no interior da vagina, é mais fácil ocorrer o processo de coagulação e podem se formar pequenos coágulos de 5 mm ou inclusive coágulos grandes de 4 cm. No entanto, na maioria dos casos os coágulos de sangue não são perigosos e põem em risco a saúde da mulher.

Causas dos coágulos de sangue na menstruação - Função dos coágulos de sangue

Por que a menstruação pode vir com coágulos

Desequilíbrios hormonais

Especialmente depois do parto ou durante a fase da adolescência, a mulher passa por mudanças repentinas nos níveis de progesterona e estrogêneos. Quando isto acontece, é mais provável que o fluxo sofra mudanças, entre as quais se destacam a presença de coágulos no sangue na menstruação. Também se pode tratar de um dos sintomas de pré-menopausa, fase em que os níveis de hormônios também sofrem alterações.

Endometriose

A presença de coágulos sanguíneos na menstruação também pode ser causada por um transtorno no endométrio. Trata-se da membrana muscosa que reveste a parede uterina e que se desprende durante o período menstrual. No entanto, as mulheres que sofrem deste transtorno desenvolvem o tecido fora do útero. Como consequência, este tecido está presente em outros órgãos que não são os reprodutores. A endometriose pode provocar o aparecimento de coágulos com a menstruação.

Anemia

A anemia é a falta de ferro no organismo. Tendo em conta que o corpo precisa deste mineral para produzir anticoagulantes, uma falta deste pode derivar na presença de massas de sangue. Neste artigo explicamos-lhe como saber se tem anemia.

Cistos, pólipos ou miomas uterinos

O crescimento de tecido no interior do útero é mais comum durante os anos férteis de uma mulher. Embora no geral sejam benignos, é possível que alguns miomas uterinos sejam cancerosos, por isso não deve ignorar esta situação. Um dos sintomas de cistos, pólipos ou miomas uterinos são os coágulos de sangue na menstruação.

Outras doenças que afetam o aparelho reprodutor feminino

Algumas doenças que causam infecção no órgão reprodutor feminino podem afetar o útero, as trompas de Falópio ou os ovários, derivando em menstruações acompanhadas de coágulos sanguíneos. Uma das mais frequentes é a doença inflamatória pélvica, cujo sintoma mais destacável é a dor abdominal na pélvis.

Aborto involuntário

Ocorre um sangramento mais abundante durante o período menstrual que pode estar acompanhado de dor abdominal. Nestes casos o coágulo não se deve à menstruação, mas sim à perda do feto durante as primeiras 20 semanas de gravidez. Neste artigo pode saber mais sobre quais são os sintomas do aborto espontâneo.

Causas dos coágulos de sangue na menstruação - Por que a menstruação pode vir com coágulos

Outras causas dos coágulos de sangue durante a menstruação

  • Doenças hepáticas
  • Doenças renais
  • Problemas de tireoide crônicos
  • Estresse
  • Menopausa
  • Problemas sanguíneos

Quando consultar o médico

Se a presença de coágulos de sangue na menstruação vier acompanhada de outros sintomas, como dor intensa ou um sangramento excessivo, será recomendável consultar o ginecologista para uma revisão. Estes são alguns casos nos quais deverá consultar o médico:

  • Sangramento durante a menstruação que dura mais que o habitual.
  • A menstruação vem acompanhada de fadiga ou desmaios.
  • Os coágulos de sangue são muito grandes.
  • Os coágulos de sangue têm um cheiro forte.
  • Os coágulos de sangue são de cor amarelada ou acinzentada.
  • O fluxo de sangue é muito intenso.

Veja também: Causas da menstruação borra de café tomando anticoncepcional

Causas dos coágulos de sangue na menstruação - Quando consultar o médico

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas dos coágulos de sangue na menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Causas dos coágulos de sangue na menstruação