O que fazer se perder líquido amniótico
Se estiver grávida e tiver perdas, leia atentamento o seguinte artigo. O líquido amniótico envolve o bebê em seu ventre durante os meses da gestação. No geral, essa bolsa amniótica deve manter o líquido estancado, por isso, se observar perdas, pode ser devido a um pequeno rompimento da mesma. É importante que durante a gestação controle cuidadosamente todos os sintomas e consulte rapidamente o seu ginecologista sobre qualquer dúvida para evitar complicações na gravidez. Hoje, em umComo.com.br vamos lhe dar alguns conselhos sobre o que fazer se perder líquido amniótico. Siga estes conselhos e não hesite em consultar o seu médico.
Passos a seguir:
Em primeiro lugar, saiba que nem todos os fluídos que saem da vagina durante a gravidez têm a ver com um rompimento da bolsa amniótica. Por isso, recomendamos que perante qualquer dúvida recorra com rapidez ao seu ginecologista. Lembre-se que a perda de líquido amniótico pode ser de grande quantidade ou muito escassa. Não deixe de lado e vá ao médico o quanto antes.
Detectará perdas graves se observar que a sua roupa interior se encontra constantemente molhada por um líquido aquoso. Pode ser de forma constante ou quando fizer determinados movimentos. Mantenha um controle cada vez que for ao banheiro.
Como distinguir fluídos vaginais? Com certeza que está se perguntando como pode diferenciar os múltiplos fluídos que podem sair da sua vagina. Saiba que o líquido amniótico se diferencia do fluxo vaginal porque o primeiro não é filamentoso, nem é tão espesso. Por outro lado, também se diferencia da urina pois não apresenta o cheiro característico desta. Não obstante, lembramos que perante qualquer dúvida deve ir ao ginecologista: ele dará as indicações necessárias para determinar as suas perdas.
Durante as últimas semanas de gestação pode ser que perca mais quantidade de líquido e isso não implica necessariamente um risco, pois no momento de romper a bolsa para dar a luz ao seu bebê, o líquido sairá totalmente. Por isso, preste atenção nas últimas semanas da gravidez.
Para além disso, a perda de líquido amniótico pode se dever a outros fatores como anomalias do bebê, principalmente no início do segundo trimestre em que o bebê pode começar a engolir o líquido amniótico e a eliminá-lo pela urina. Neste caso, se houver perda de líquido amniótico pode ser que os rins do bebê não se estejam a desenvolver adequadamente. Por isso, é importante consultar o seu médico.
Para a reta final da sua gravidez oferecemos a você um truque. Coloque um lenço escuro na roupa interior para observar se existem restos de fluxo vaginal. Se for o caso, observe em primeiro lugar se sai úmido e se não cheira a urina. Se ocorrerem ambas as condições, trata-se de líquido amniótico.
Atualmente, encontrará nas farmácias testes caseiros com os quais poderá detectar as perdas de líquido amniótico. Por isso, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Lembre-se: perante a menor dúvida ou suspeita de perda de líquido amniótico vá ao seu ginecologista para avaliar o estado da sua gravidez através de uma ecografia.
E, no caso de líquido amniótico reduzido, confira os nossos conselhos para saber como aumentar o líquido amniótico.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se perder líquido amniótico, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.