A Dermatite

Como tratar a dermatite atópica

Como tratar a dermatite atópica

A dermatite atópica ou chamada habitualmente eczema atópico, é uma doença inflamatória da pele, pruriginosa, de curso crônico e recidivante, que aparece em indivíduos com histórico pessoal ou familiar de dermatite atópica. O tratamento está encaminhado para evitar as irritações cutâneas e hidratar a pele.

Vai precisar de:

  • Sabão gordo.
  • Cremes com alfa-hidroxiácidos.
Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dermatite atópica

Passos a seguir:

1

Não se devem utilizar, em contato direto com a pele, tecidos que impeçam a transpiração ou sejam mal tolerados por serem irritantes primários, como a fibra sintética, lã ou plásticos.

2

Em casa deve-se eliminar tudo aquilo que possa ser um reservatório de pó assim como animais de pêlo.

3

Devem-se proibir os climas extremos e os ambientes demasiado secos, isto ajudará a reduzir o eczema atópico.

4

Tem que se instruir o paciente para que diminua o número de banhos, use sabões gordos e aplique cremes com alfa-hidroxiácidos várias vezes ao dia.

5

O tratamento tópico dependerá se a dermatite é aguda, subaguda ou crônica. Nas crianças deve evitar-se a aplicação prolongada ou extensa de corticoides de alta potência.

6

Os corticoides orais devem evitar-se, na medida do possível, pelos efeitos secundários derivados do seu uso prolongado, e pela sua repercussão.

7

No caso de sobre-infeção utilizam-se antibióticos orais.

8

Para saber como se manifesta a dermatite atópica veja o nosso artigo com as manifestações clínicas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a dermatite atópica, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Antes de usar qualquer tipo de medicamento, consulte um especialista.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Clara
Qual a pomada para dermatite atopica sem efeito rebote
A sua avaliação:
Duban
Doenças atópica,é causada na pele cuja glândulas num produz oleosidade suficiente para fazer um manto hidrolipídico sobre superfície, praticamente nada q passa ou deixa de fazer dar resultado,;ex..( é tipo pintar parede seca e descascada a tinta logo caíra e problema continua )..único creme q usei q chegou a dar um alento foi o creme lipídico Galderna Intensevi Atoderm Baumé.... Se ele num der um alivio ,então nada vcs ira ajudar. Lembre o problema é a falta de óleo permeando a pele áspera..
A sua avaliação:
Marcelo
Ola, não achei nada sobre Dermatite cronica de padrão liquenoide, fiz uma biopsia e saiu esse diagnostico.
A sua avaliação:
angela Rosa
Descobrir a oito dias que meu filho tem dermatite atópica,como posso ajuda-lo.estou tao perdida.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Angela! Para além de seguir as indicações do médico, pode conferir esses remédios caseiros para a dermatite atópica: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-a-dermatite-atopica-13467.html
maria manuela almeida silva
como cuidar da pele atópica de um bébé de vinte e quatro meses
Como tratar a dermatite atópica