A Dermatite

Dermatite atópica: tratamentos caseiros

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 janeiro 2023
Dermatite atópica: tratamentos caseiros

A dermatite atópica é uma dermatose que pode acometer pessoas de qualquer idade e apresentar diferentes manifestações, sendo a pele extremamente seca, descamação ou coceira intensa alguns de seus sintomas mais frequentes. Considera-se que a origem da dermatite atópica é genética e que alguns fatores podem contribuir para aumentar ou agravar estes sintomas. Uma vez diagnosticada a patologia, o especialista determinará o tratamento adequado a cada caso, e para entender mais sobre a dermatite atópica: tratamentos caseiros, acompanhe este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dermatite atópica

Índice

  1. Óleo de amêndoa doce
  2. Banhos de aveia
  3. Água do mar
  4. Babosa ou aloe vera
  5. Argila branca
  6. Pepino
  7. Camomila ou sálvia
  8. Óleo de calêndula
  9. Abacate
  10. Calaguala
Ver mais >>

Óleo de amêndoa doce

A pele afetada pela dermatite atópica requer hidratação extra e o óleo de amêndoa doce é um excelente remédio para fornecê-la. As suas propriedades calmantes e emolientes fazem com que este óleo reduza, quase de imediato, a coceira típica de um surto de dermatite, criando também uma camada invisível que ajuda a pele a reter a sua humidade natural protegendo-a da ação de agentes externos, como o vento ou as baixas temperaturas, que aumentam os sintomas da dermatite atópica.

Banhos de aveia

A aveia é o ingrediente chave de um remédio natural contra a dermatite que é tão eficaz quanto simples de preparar. Basta ferver os flocos em um pouco de água, esperar esfriar, coar e lavar a área afetada com a mistura. Outra possibilidade é bater os flocos e adicionar a água com a aveia triturada à banheira para desfrutar de um banho relaxante em que o cereal fornece hidratação e nutrientes extras à pele.

Dermatite atópica: tratamentos caseiros - Banhos de aveia

Água do mar

Os sais minerais e oligoelementos presentes na água do mar é o que a torna benéfica para cuidar da pele atópica, uma vez que a água do mar ajuda a aliviar a irritação e também diminui a inflamação que pode ocorrer em uma determinada área. Além disso, deve ser lembrado que a água do mar é um antisséptico natural que ajuda a eliminar qualquer microrganismo patogênico que possa afetar a saúde da pele.

Babosa ou aloe vera

Aliviar a coceira, vermelhidão ou descamação típica do eczema é possível com a seiva que as folhas da planta de aloe vera, ou babosa, guardam em seu interior. Basta aplicar o gel denso obtido ao cortar uma dessas folhas na pele afetada para que a babosa exerça sua ação calmante e cicatrizante.

As propriedades antioxidantes e antimicrobianas da babosa favorecem o bom estado da derme em geral, mas a seiva de suas folhas é especialmente eficaz quando há pequenas lesões na pele, que geralmente são causadas por coçar para combater a forte coceira causada pela dermatite.

Se você quiser experimentar este remédio caseiro para dermatite atópica, veja como usar aloe vera natural.

Dermatite atópica: tratamentos caseiros - Babosa ou aloe vera

Argila branca

Desde os tempos antigos, as boas propriedades da argila para o cuidado da pele são conhecidas. De todas, a argila branca ou de caulim é a mais indicada para tratar os sintomas da dermatite atópica, pois refresca a pele sem ressecá-la, acalmando também irritações e coceiras. Simplesmente misturá-la com água e aplicá-la em forma de cataplasma ou máscara é uma maneira de cuidar da pele em profundidade, evitando um possível surto de dermatite atópica.

Pepino

O pepino é um 'tônico' natural eficaz, ideal para refrescar a pele imediatamente. Seu alto teor de água e a presença de vitamina C conferem ao vegetal propriedades antioxidantes que favorecem o bom estado da derme. Algumas fatias de pepino envoltas em gaze e aplicadas nas áreas mais irritadas ou inflamadas da pele podem ser um verdadeiro alívio. Outra opção é misturar ou amassar algumas porções de pepino e adicioná-las ao hidratante que você costuma usar.

Camomila ou sálvia

Existem muitas plantas com propriedades curativas ideais como remédio contra a dermatite atópica. De todas elas, a camomila e a sálvia são especialmente eficazes devido às suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Perante os sintomas habituais do eczema, uma infusão feita com uma destas plantas, aplicada com a ajuda de gaze ou algodão, proporciona um alívio imediato.

Dermatite atópica: tratamentos caseiros - Camomila ou sálvia

Óleo de calêndula

A calêndula é outra das plantas com propriedades semelhantes às da camomila, por isso também é eficaz em infusão para tratar a dermatite. Ainda assim, outra possibilidade é recorrer ao seu óleo essencial, misturando algumas gotas com outro óleo neutro como o azeite ou o óleo de amêndoas. O óleo emoliente de calêndula fornece hidratação extra à pele afetada pelo eczema tópico, ajudando também a reduzir possíveis inflamações e coceiras.

Se você estiver interessado em saber mais sobre esse tipo de planta, recomendamos Como fazer óleo de calêndula.

Abacate

Os ácidos graxos contidos no abacate, juntamente com vitaminas como E e C, fazem deste fruto o aliado perfeito para o cuidado da pele. No caso de sofrer de dermatite atópica, pode preparar um 'creme' natural eficaz capaz de aliviar a coceira e a inflamação. Basta amassar a polpa de um abacate com a ajuda de um garfo, aplicar na área afetada, deixando agir por pelo menos 15 minutos e depois retirar o excesso com um pano limpo ou gaze. Os óleos de abacate também são eficazes contra a descamação que geralmente ocorre na pele atópica.

Se você quiser saber mais sobre esta fruta e seus benefícios, recomendamos que você leia Como fazer óleo de abacate.

Dermatite atópica: tratamentos caseiros - Abacate

Calaguala

Calaguala é um tipo de samambaia cujas folhas são usadas principalmente nos países da América Central como remédio natural contra diferentes doenças da pele, incluindo dermatite atópica e psoríase. É a capacidade anti-inflamatória que torna a planta um remédio eficaz contra a dermatite, usando suas folhas secas em infusões que podem ser aplicadas com gaze ou algodão na pele afetada para reduzir efetivamente a coceira e a irritação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dermatite atópica: tratamentos caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Dermatite atópica: tratamentos caseiros