Sobre as plantas medicinais

Como fazer óleo de calêndula

Como fazer óleo de calêndula
Imagem: granvelada.com

A calêndula é uma planta originária do sul da Europa, cujas propriedades medicinais oferecem-nos um sem-fim de benefícios para nosso corpo. Seu uso estendeu-se, sobretudo, para tratar problemas da pele, como dermatites, eczemas, irritação ou queimaduras, graças às suas propriedades antissépticas, bactericidas e anti-inflamatórias. Em geral, é aplicada em forma de óleo, que você pode comprar em qualquer herbanário especializada ou fazê-lo você mesmo em casa. Se quiser saber como fazer óleo de calêndula, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Vai precisar de:

  • 100 ml de azeite de oliva
  • Flores de calêndula
Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da calêndula

Passos a seguir:

1

Para fazer o óleo de calêndula caseiro você vai precisar de 100ml de azeite de oliva, de preferência de primeira pressão em frio, ou, se não dispuser dele, o de amêndoas também serve, e flores de calêndula. Você deverá colhê-las quando estiverem completamente abertas e cortá-las bem onde finaliza o talo da flor.

Como fazer óleo de calêndula - Passo 1
Imagem: plantas-medicinales.tv
2

Quando tiver todos os ingredientes você já pode começar. Para isso, o primeiro a fazer é revisar que as flores não tenham bichos em seu interior, coloque-as viradas para baixo e sacuda suavemente para que caiam. Depois, introduza-as em um pote ou frasco de vidro previamente esterilizado.

Como fazer óleo de calêndula - Passo 2
Imagem: cocinadenihacc.com
3

Despeje o azeite de oliva ou óleo de amêndoas de modo que todas as flores fiquem cobertas. Se houver mais flores que óleo, você pode acrescentar um pouco mais de óleo. Do mesmo modo, se houver bem mais óleo que flores, adicione algumas flores a mais. Você deverá fechar o pote ou frasco e deixar macerar.

Como fazer óleo de calêndula - Passo 3
Imagem: benderapotheker.com
4

Para a maceração há duas opções, você pode fazê-la com calor e deixar ao sol durante 15 dias ou a frio, e reservar em um lugar escuro durante 40 dias. A diferença está em que a maceração a frio mantém muito melhor as propriedades da planta, mas requer mais tempo que a outra. De modo que, se você tiver pressa, opte pela maceração com calor, caso contrário, aconselhamos você a fazê-la a frio.

Como fazer óleo de calêndula - Passo 4
Imagem: naturalthrifty.com
5

Após este tempo, só falta você coar o óleo e pronto! Você já tem seu óleo de calêndula caseiro preparado para usá-lo. Além de utilizá-lo como remédio natural para combater problemas da pele e de caráter inflamatório, também é conhecido seu uso na cosmética, precisamente por suas propriedades medicinais. Se você gosta dos óleos naturais, não perca nossos artigos sobre como fazer óleo de abacate, de alecrim e de lavanda.

Como fazer óleo de calêndula - Passo 5
Imagem: motherearthliving.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de calêndula, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Eunice de souza Gomes
Bom dia!! Maravilhoso vou fazer uso!
Gratidão!
Imagem: granvelada.com
Imagem: plantas-medicinales.tv
Imagem: cocinadenihacc.com
Imagem: benderapotheker.com
Imagem: naturalthrifty.com
Imagem: motherearthliving.com
1 de 6
Como fazer óleo de calêndula