Sobre as plantas medicinais

Quais são as propriedades da calêndula

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as propriedades da calêndula
Imagem: wikipedia.org

A calêndula é uma planta da família das asteráceas, que inclui mais de 23.500 espécies. É original do sul da Europa, especificamente da área do mediterrâneo, e suas propriedades medicinais são conhecidas há séculos. Graças a elas, seu uso foi se espalhando até chegar ao mundo da cosmética. No entanto as formas mais populares de aplicá-la e aproveitar todos os seus benefícios é através de seu uso em óleo ou infusão. Se quiser saber quais são as propriedades da calêndula, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da maca
Passos a seguir:
1

Suas propriedades antissépticas e cicatrizantes são as mais populares desta planta. Desta forma, a calêndula favorece a rápida regeneração da pele danificada por problemas de dermatite e queimaduras, entre muitos outros. Graças a estas propriedades, potencia-se a síntese de glicoproteínas e colágeno, essenciais para curar e cicatrizar rapidamente as feridas da pele.

2

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a calêndula tem sido usada desde a antiguidade para tratar diferentes infecções na garganta e na boca, como a gengivite, faringite, aftas e anginas. Recomenda-se principalmente combater estes problemas com a infusão de calêndula, que podemos complementar com um pouco de mel.

3

Suas propriedades digestivas e antiespasmódicas fazem da infusão de calêndula um remédio natural ideal para combater as cólicas e dores de estômago e ajudar a digerir melhor os alimentos de uma refeição pesada.

Quais são as propriedades da calêndula - Passo 3
Imagem: buenasalud.com
4

Além disso, também é um antibacteriano e antiviral potente, por isso pode atuar como antibiótico natural para combater doenças simples, como herpes labial. Graças a estas propriedades, é usado também para tratar outros problemas de pele de caráter bacterial, como a acne.

5

Além das citadas, esta planta também possui propriedades calmantes, suavizantes, emolientes e analgésicas, por isso é perfeita para aliviar as irritações de pele em adultos, crianças e bebês. De fato, muitos dos produtos limpadores e cremes hidratantes para bebês possuem em seus componentes uma base de calêndula. Nestes casos, a melhor opção é o óleo desta planta. Da mesma forma, tanto por suas propriedades calmantes como pelas anti-inflamatórias, sua infusão é um remédio natural excelente para combater as dores menstruais.

6

Adquira algumas flores de calêndula para preparar infusões e óleos com elas e comece a se beneficiar de todas as suas propriedades. No entanto, lembre-se de comprovar antes que não é alérgico a este tipo de plantas e aplique primeiro em uma pequena área da pele. No caso das mulheres grávidas, não é recomendável.

Quais são as propriedades da calêndula - Passo 6
Imagem: motherearthliving.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as propriedades da calêndula, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: wikipedia.org
Imagem: buenasalud.com
Imagem: motherearthliving.com
1 de 3
Quais são as propriedades da calêndula