Partilhar

Quais são as contraindicações da maca peruana

A maca andina ou peruana é uma raiz que nasce nos Andes do Peru e Bolívia e que, tradicionalmente, tem sido muito utilizada para tratar diversas condições que comprometem a boa saúde do organismo humano devido às múltiplas propriedades benéficas que contém. Sobretudo, tem sido muito apreciada por ser um remédio natural eficaz contra a impotência e para aumentar a libido tanto masculina como feminina. No entanto, como qualquer outro suplemento nutricional, o seu consumo pode implicar em alguns efeitos colaterais em determinados casos. Para que possa ingerir este alimento com total segurança, convidamos você a continuar lendo este artigo de umComo no qual detalhamos as possíveis contraindicações da maca peruana.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da maca
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve saber que a maca peruana é um alimento muito utilizado em países como o Peru e que não se determinaram contraindicações graves se consumida nas doses recomendadas. Ainda que possa ser utilizada como ingrediente para adicionar em sopas, caldos e refogados, também é possível tomar cápsulas de extrato de maca peruana, e neste caso, não é aconselhável ingerir mais de três cápsulas diárias, as quais devem ser tomadas com as principais refeições. Agora, há certos casos nos quais a maca está contraindicada e outros nos quais um consumo excessivo ou inadequado pode provocar efeitos colaterais.

2

Uma das principais propriedades da maca é que contribui com energia para o organismo, por isso um consumo excessivo da mesma poderia trazer problemas de insônia e dificuldade para descansar bem durante a noite. Para evitar esta contraindicação da maca peruana, é aconselhável não a ingerir à noite ou antes de ir dormir, assim seu sono habitual não ficará afetado. Do mesmo modo, pacientes que estejam tomando algum tipo de medicação para favorecer a conciliação do sono, não deveriam usar a maca.

3

A raiz da maca é muito rica em fibra, por isso exerce alguns efeitos sobre o sistema digestivo. Em algumas pessoas, o consumo da maca produz, no início, sintomas como inflamação abdominal ou gases. E, quando se toma em quantidades excessivas, é possível que o usuário tenha diarreia pois se produz uma aceleração do ritmo normal da digestão.

4

Assinalou-se que a maca peruana atua também no sistema endócrino tendo efeitos sobre a glândula tiroide, já que devido à sua concentração elevada de glicosinolatos, em alguns casos poderia inibir o funcionamento normal da tireoide e desencadear uma possível ampliação desta. Por isso, se sofre de problemas de tireoide não é conveniente que comece a consumir maca peruana sem ter consultado previamente o seu médico.

5

O consumo de maca não é aconselhável também por aqueles pacientes que estão recebendo um tratamento anticoagulante, pois poderia aumentar o risco de sofrer sangramento ou hemorragias.

6

Por último, entre as contraindicações da maca encontramos que seu consumo não é recomendável em mulheres grávidas ou que se encontram em período de amamentação. Esta raiz contém componentes como os alcaloides que podem ser transportados pelo fluxo sanguíneo e chegar até ao feto ou o lactante, e podem afetá-lo de forma negativa. Por isso, o melhor é ser precavida e não decidir começar o seu consumo sem a supervisão de um médico.

7

Caso queira saber de que forma pode incorporar a maca em sua dieta para conseguir perder peso e reduzir medidas, convidamos você a ler o nosso artigo sobre Como tomar maca para emagrecer. É claro, lembre-se que para evitar possíveis efeitos colaterais é fundamental antes consultar o seu médico ou nutricionista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações da maca peruana, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são as contraindicações da maca peruana

70 comentários
José de Jesus Torreias Pinto
Quero fazer uma pergunta, verifiquei que existe dois frasco, um com o rótulo azul e o outro com o rótulo preto, se comprar tenho que tomar uma cápsula de cada, ou tudo é o mesmo. Me informa com detalhes por favor
Ramilta Vicente Francelino
Tive cá de mama e cá de tireoide..posso usar a maca peruana ????
A sua avaliação:
Ricardo
Tenho gastrite posso tomar maca peruana?
MARIA SOLANGE LIMA
TENHO BAVT , E TOMO REMÉDIO PARA PESSÃO ( LOSARTANA ) , JÁ TOMEI OXANDROLONA ,,, NÃO TIVE PROBLEMA
Wanderley
Boa tarde, tive câncer de tiroide em 2016 e fiz cirurgia e tirei toda a tireoide, faço uso de PURAN. Posso tomar a maca peruana normalmente?
eduardo reis
pessoas com hipertensao pode tomar maca peruana ou maca x pawer
diogo dominguez
retenção urinária e forte aumento da pressão arterial,,talvez reduzir dose,,,aumento testosterona pode ser ruim para quem tem tendencia cancer de prostatat
Elias Pires Viana
Usar maca peruana aumenta pressão arterial?
Ricardo
Como posso ter certeza que a maca pode ser consumida po hipertenso?
diogo dominguez
Ricardo no meu caso tive que parar pois pressão aumentou bastante por retenção de urina..vou tentar dose menor,,,
A sua avaliação:
Ricardo Tadeu p de souza
Afinal,quem é hipertenso pode ou não tomar a maca peruana,pois fui informado que ela regula a pressão arterial?
diogo dominguez
Ricardo.para mim e dois amigos,,faixa de 70 anos...retenção urinária e e portanto aumento importante da oressão arterial.....nenhuma dúvida que aumenta PSA pois contem testosterona.Vou levar este assunto ao conhecimento da imprensa pois é um absurdo que a ANVISA libere sem restrições.Do lado sexual realmente é muito bom,mas devemos ter cuidado.
naine
tenho Hipotireoidismo posso tomar a maca ?

Voltar ao topo da página