Usos de plantas medicinais

Quais são as contraindicações da cavalinha

Quais são as contraindicações da cavalinha

As ervas medicinais e demais remédios naturais podem ser uma boa alternativa e ser muito úteis para melhorar múltiplas condições. No entanto, é imprescindível conhecer as possíveis contraindicações e efeitos colaterais que podem implicar para evitar que sejam prejudiciais em vez de benéficos. Por isso, neste artigo de umComo explicamos a você em detalhe quais são as contraindicações da cavalinha.

Passos a seguir:

1

Primeiro que tudo é importante destacar que a ingestão de cavalinha e seu uso como remédio natural deverá ser sempre supervisionado por um médico para avaliar assim quão conveniente ou apropriada é esta erva medicinal em cada caso particular. É que não devemos considerar apenas as propriedades curativas da cavalinha, mas também as condições e situação da pessoa em questão para prevenir possíveis efeitos colaterais e evitá-la naqueles casos em que se considere contraindicada.

2

Assim, deverão evitar o consumo de cavalinha aquelas pessoas que sofram de doenças gástricas, tais como úlceras gástricas ou duodenais, gastrite, acidez, etc. É que esta erva medicinal poderia irritar as mucosas gastrointestinais e piorar a condição do paciente.

3

A cavalinha também não será apropriada no caso de quem sofre de diabetes do tipo II devido ao fato de poder reduzir os níveis de açúcar no sangue e, portanto, chegar a provocar uma hipoglicemia.

4

Aqueles que têm níveis baixos de potássio ou hipopotassemia - o nome médico que recebe esta condição - também deverão evitar tomar cavalinha, já que esta planta facilita a eliminação de dito mineral do organismo.

5

Quanto a tomar cavalinha durante a gravidez e a amamentação, não está recomendada pelo fato de não existirem estudos que garantam a sua segurança. Além disso, alguns dos componentes desta erva poderiam passar para o leite e prejudicar o bebê.

6

Por se tratar de uma planta com alto poder diurético, dará lugar a uma eliminação excessiva dos níveis de potássio e é por isso que a cavalinha é desaconselhada para quem sofre de doenças cardíacas ou problemas de tensão arterial.

7

Por sua vez, as pessoas com deficiência de tiamina ou problemas de alcoolismo -porque o álcool diminui a absorção de tiamina (vitamina B1)- terão que se abster também do consumo habitual de cavalinha. É que esta planta aumenta a perda desse nutriente e agravaria o déficit deste mineral no organismo.

8

As pessoas que estejam sendo tratadas com algum tipo de medicamento como diuréticos, laxantes, anti-inflamatórios, deverão consultar antes o seu médico sobre se é apropriado tomar cavalinha ou se esta pode influenciar no poder dos medicamentos.

Para além disso, é importante referir que neste artigo não estão indicadas todas as contraindicações da cavalinha, apenas as principais. É por isso que em qualquer caso será fundamental que um médico determine a conveniência de incluir esta erva medicinal em sua vida diária.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as contraindicações da cavalinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Graça medeiros
Boa tarde! Tome astragalus, complexo b e óleo de prímula. Será que incluindo cápsulas de cavalinha tem alguma reacção negativa?. obrigado
Teofilo
Interessante estes artigos sobre contraindicações das plantas mais benéficas para a saúde. Sempre usei cavalinha e tem sido uma das plantas que me ajudaram a recuperar a saúde e a mantê-la. Por isso fico duvidando das informações aqui descritas.
Miriam Turkienicz de Fekipoe
Assino embaixo! Sou adepta de todo medicamento natural e não há restrições sobre eles, endossado por renomados médicos. As contraindicações aqui apresentadas são de interesse da milionária indústria farmacêutica.. Qualquer substância natural ou química em doses exageradas podem causar danos à saúde. Mas olho vivo com a tal de Anvisa....
Quais são as contraindicações da cavalinha