Tratar uma queimadura menor

Como curar queimaduras com remédios caseiros

Como curar queimaduras com remédios caseiros

O forno, o ferro, a vitro cerâmica, um pequeno descuido e acabamos com uma dolorosa queimadura. No caso de acidentes deste tipo e só quando se trata de queimaduras de primeiro grau, podemos reagir recorrendo a alguns truques caseiros. Em umComo.com.br damos-lhe as dicas para que saiba como curar queimaduras com remédios caseiros e aliviar também a dor.

Também lhe pode interessar: O que fazer em caso de queimaduras leves
Passos a seguir:
1

Depois do acidente e antes de aplicar qualquer remédio caseiro é importante limpar a zona onde ocorreu a queimadura com água fria em abundância. Pode deixar a água correr pela queimadura ou por a pele num recipiente cheio de água. Isto irá ajudar a aliviar um pouco o incômodo e a limpar a zona antes de aplicar o tratamento natural.

Do mesmo modo, será fundamental que avalie a gravidade da questão, visto que apenas as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadas em casa. Em casos mais graves, devemos ir de imediato às urgências. Por isso, recomendamos que consulte o artigo como identificar uma queimadura de primeiro grau para se certificar de que está agindo corretamente.

Como curar queimaduras com remédios caseiros - Passo 1
2

O aloe vera é sem dúvida o rei dos remédios caseiros quando se trata de queimaduras e problemas de pele, pois além de aliviar a dor, ajuda a regenerar a pele. Só tem que cortar uma folha da planta e aplicar o seu gel na zona afetada, o alívio será imediato.

Do mesmo modo, é bastante recomendável usar aloe vera para aliviar queimaduras por excesso de sol. É por este motivo que torna-se útil contar com uma planta de aloe vera em casa para poder assim usá-la quando for necessário. É por isso que em umComo lhe contamos como cuidar de uma planta de aloe vera.

3

A cebola é um dos antissépticos mais potentes da natureza além de ajuda a hidratar a nossa pele. É um ingrediente presente na maior parte das casas, por isso perante uma queimadura doméstica pode partir uma cebola ao meio e aplicar na zona da queimadura.

Com este truque natural para as queimaduras domésticas, conseguirá reduzir a dor e, por sua vez, prevenir o aparecimento de bolhas na pele da zona afetada.

4

O mel é outro bom antisséptico, se tem um pouco em casa é uma excelente opção para aliviar e curar as queimaduras. Embora a zona fique um pouco pegajosa, não hesite em experimentar esta alternativa. Recomendamos que cubra esta parte do corpo com uma gaze para evitar que o mel manche a roupa.

Além disso, é importante que conheça os múltiplos benefícios do mel, uma vez que este produto natural pode ajudá-lo a aliviar inúmeras doenças e a melhorar muitas condições simples.

Como curar queimaduras com remédios caseiros - Passo 4
5

Um remédio caseiro popular para as queimaduras é o tomate, a sua textura e propriedades convertem-no numa opção muito refrescante que ajudará a curar as queimaduras de forma natural. Esta fruta - considerada normalmente como uma verdura - conta com um grande poder hidratante, assim como também atuará como cicatrizante e melhorará a área onde ocorreu a queimadura.

Como curar queimaduras com remédios caseiros - Passo 5
6

A batata é outro poderoso hidratante que o ajudará a aliviar a zona e melhorar a queimadura. Este remédio caseiro para curar queimaduras é altamente eficiente, pois a batata absorve o calor, alivia a dor de forma imediata e reduz os incômodos. Corte uma batata e aplique-a diretamente na zona afetada, notará o efeito de imediato.

Como curar queimaduras com remédios caseiros - Passo 6
7

Se a queimadura for muito profunda e apresentar bolhas, o melhor é ir até ao médico, uma vez que estes remédios caseiros embora possa aliviar os incômodos de forma parcial, não serão úteis no caso de queimaduras de segundo e terceiro grau. Os casos mais graves devem receber o tratamento médico adequado, pelo que lhe recomendamos a ter em conta o seguinte:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar queimaduras com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Pedrina Pereira ramos
Como curar minha queimadura de motor de moto
Porque DOI muito
Vera Lúcia Palmarim Santana
Para queimadura colocar farinha de dica gelada pode fazer que da certo
jessica
Minha filha queimou dedos no ferro 1grau oke eu fasso ora alivuar a dor
bianca
Tenho uma queimadura na perna fiz com o escapamento da moto , e ficou uma manchinha soq encomoda pra por shorts , e biquinne , etc ,.... e no final do ano tenho praia e presciso urgentimente tirar essa manchinha desagradavel !!! Vc pode me ajudar ?
Jarvas
queimeime com um prato acabado de sair do forno ... porem estas dicas ajudaram bastante no alivio assim como na recuperaçao, estarei agredecido enternamente a este site! DEUS E GRANDE ! DEUS E PAI!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jarvas, que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando o nosso site :)
leticia
eu queimei levemente o seio com agua quente oq faço?
ana
Adorei estas dicas ,.eu mi queimei na chapinha d cabelo sentei nela .estou passando babosa,,,melhor remedio,,,
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, a babosa vai ajudar o seu cabelo a recuperar. Mas tente não usar chapinha todos os dias, pois realmente danifica o seu cabelo. Obrigada por comentar e continue nos acompanhando ;)
Garcia Cruz
Em queimaduras tipo grau 1, colocar clara de ovo é excelente para alivio imediato e recuperação da pele. Falo por experiência própria.
Redação umCOMO
Maria das Graças, muito obrigado pelo seu comentário.
Maria das Graças M.Cales
Ótima dica,pois muitos desconhecem estes meios pelos quais aliviamos as queimaduras ou até mesmo a cura. As vezes sofremos de alguns males e mesmo dispondo de algo que pode nos socorrer,somos ignorantes neste aspecto.
1 de 5
Como curar queimaduras com remédios caseiros