Outros remédios à base de plantas

Como fazer óleo de citronela

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 3 julho 2019
Como fazer óleo de citronela

A citronela é uma planta de origem asiática que cresce muito facilmente em climas quentes e úmidos como o tropical e subtropical. A planta é muito conhecida por ser um repente natural de insetos por causa de seu aroma, mas essa não é a única utilidade da citronela. A partir dela é possível fazer um óleo que, além de também poder ser utilizado como repelente, traz diversos benefícios para a saúde e pode ser usado como aromatizador, já que apesar de repelir insetos, seu aroma é muito agradável para seres humanos. Se você quer saber como fazer óleo de citronela em casa, esse artigo do umCOMO te explica passo a passo.

Também lhe pode interessar: Benefícios da citronela para a saúde

Índice

  1. Como plantar citronela
  2. O que você precisa para fazer óleo de citronela
  3. Como fazer óleo de citronela caseiro
  4. Utilidades do óleo de citronela

Como plantar citronela

Quem quer fazer óleo de citronela caseiro, pode optar por plantá-la. A citronela não é uma planta exigente. Para plantá-la procure um local onde bata bastante sol, já que se trata de uma planta de clima quente, depois basta adubar a terra com um adubo comum NPK (nitrogênio, potássio e fósforo) e não se esquecer de regá-la bastante, já que ela é uma planta de clima úmido. Cuidado para não afogar a planta, ela lida muito bem com água mas tudo em excesso faz mal. A própria plantação já funciona como repelente de citronela e ajuda a espantar insetos da região.

Veja também como cuidar de citronela para saber como manter sua planta após a plantação.

O que você precisa para fazer óleo de citronela

O processo de extração do óleo de citronela é fácil, mas extremamente lento, para ele você precisará de:

  • folhas de citronela
  • 1 tecido bastante poroso (como o do filtro de café de pano)
  • 1 copo de azeite de oliva
  • 1 panela elétrica ou aparelho capaz de realizar cozimentos lentos
  • 1 recipiente escuro com tampa

Como fazer óleo de citronela caseiro

Certifique-se antes de iniciar o processo de que você tem tempo disponível, pois fazer óleo de citronela é um procedimento lento e não há meios de agilizá-lo. Para fazer óleo de citronela para tochas, lampiões ou lamparinas ou outros fins, siga as orientações em seguida:

  1. Coloque em sua panela elétrica as folhas de citronela e o azeite de oliva, feche a panela e ligue-a em potência mínima. Não tente substituir a panela elétrica por um fogão comum pois ele não é capaz de cozinhar de forma tão lenta e acabará queimando sua citronela, desperdiçando seu tempo e material.
  2. Deixe sua mistura cozinhando por até 8 horas, é possível retirar a mistura do cozimento após 4 horas, mas isso resultará em um óleo menos concentrado. Após as primeiras 4 horas fique de olho em seu óleo para certificar-se de que está tudo bem, pois existem algumas panelas mais potentes que mesmo em potência mínima podem acabar queimando seu produto caso fique mais tempo do que o mínimo, enquanto em outras é necessário que se cozinhe por 8 horas, tudo depende da potência de sua panela. Quanto mais tempo for possível o óleo deixar no calor, melhor.
  3. Após desligar a panela, espere que a mistura esfrie e com o pano poroso coe seu óleo de citronela, depositando-o no recipiente de interior escuro. Se você não tiver um recipiente assim, deposite seu óleo em um outro mas evite expor o produto final a lugares com muita claridade e feche.

Utilidades do óleo de citronela

Agora que você já sabe como fazer óleo de citronela, saiba que o óleo pode ser usado:

  • No lugar de querosene, funcionando como um repelente natural de insetos, existe disponível para compra óleo de citronela para tochas, lampiões e lamparinas, mas o óleo feito em casa também pode ser utilizado. Caso você já tenha sido picado, o óleo é capaz de aliviar a coceira na região.
  • Em roupas para evitar traças. Veja como espantar mosquitos com citronela nesse artigo.
  • Como antidepressivo, antisséptico e anti-inflamatório. Em caso de inflamação, uma massagem com óleo de citronela alivia a dor e ajuda no processo de cura.
  • Como um ótimo aromatizador de ambientes pois é capaz de acalmar gerando sensação de bem-estar.
  • Para limpeza de pisos frios e vidros, basta misturar em um balde de água uma colher do óleo, um colher de bicarbonato de sódio e uma colher de vinagre. É uma ótima solução para quem tem alergia a produtos de limpeza.
  • Como anti-pulgas para animais.
  • Óleo de massagem, basta misturar o óleo com alguma base como óleo de girassol ou de amêndoa, além de ajudar na massagem ainda causa sensação de relaxamento por ser um calmante e sedativo.

Se você se interessou pelas vantagens da citronela e deseja saber mais, veja os benefícios da citronela para a saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de citronela, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer óleo de citronela