Partilhar

Para que serve o óleo de copaíba

Por Diana Oliveira. Atualizado: 4 junho 2019
Para que serve o óleo de copaíba

As copaíbas são árvores com origem no Brasil, de onde é possível extrair uma resina capaz de produzir um óleo com vários componentes benéficos para a saúde de todos nós. O óleo de copaíba tem origem na Amazônia e se tornou conhecido pelos Incas, Maias e índios no Brasil como o “óleo da vida". Eles acreditavam que o óleo de copaíba era milagroso e que salvava vidas com os seus poderes. O óleo de copaíba é um remédio natural que começou por ser usado no combate a doenças de pele, como a psoríase, eczema e dermatite. Com o passar dos anos e da sua utilização, se foi descobrindo que ele tinha muitos outros benefícios para a saúde e que poderia ser importante no combate a várias condições médicas. Em umComo mostramos-lhe para que serve o óleo de copaíba.

Também lhe pode interessar: Para que serve a sálvia

Benefícios do óleo de copaíba

O óleo de copaíba tem sido elemento de vários estudos e pesquisas, onde se clarificam os benefícios que este óleo tem para a saúde e para que ele serve.

  • Tem propriedades regeneradoras, nutritivas, curativas, tônicas e lubrificantes.
  • Possui ação anti-inflamatória, relaxante e analgésica. É uma excelente ajuda no combate a reumatismos e dores musculares.
  • Ajuda no combate ao estresse.
  • Devido às suas propriedades gastro-protetoras, atua no combate à azia, úlceras e gastrites.
  • Ajuda na cicatrização e atua como expectorante e antimicrobiano. Ele ajuda a reduzir celulite, estrias, marcas e manchas na pele.
  • É hidratante para a pele e cabelos. O óleo de copaíba é usado na indústria da cosmética em produtos como, sabonetes, cremes, xampus, entre outros. Este óleo ajuda no equilíbrio da oleosidade do cabelo e trata micoses e caspas. Sendo emoliente, ele ajuda a hidratar a pele, deixando-a macia. Além disso, atua como regenerador de colágeno, ao melhorar a elasticidade da pele.

O óleo de copaíba é ótimo e pode ser usado para tratar inúmeros problemas. Ele ajuda a combater infecções e inflamações no geral. O uso do óleo de copaíba pode ser essencial para eczemas, feridas, urticárias, furúnculos, seborreias, tosse, gripe, afecções da garganta, disenteria, corrimento vaginal, incontinência urinária e fertilidade feminina. Mais recentemente, o óleo copaíba se tornou numa esperança para combater o câncer. Ainda que as pesquisas sejam recentes e não conclusivas, acredita-se que este óleo natural tem propriedades que reage contra células de melanoma ou de câncer de pele e ainda contra células do tumor do pulmão metastático.

Para que serve o óleo de copaíba - Benefícios do óleo de copaíba

Como tomar óleo de copaíba

O óleo de copaíba se extraído e manipulado corretamente é totalmente natural. No entanto existem algumas fórmulas manipuladas e alteradas que podem ter contra indicações. É importante, por isso, que consulte o seu médico na hora de usar os benefícios desta planta.

O óleo de copaíba deve ser misturado com água ou suco na hora de ingerir. Você não deve tomar ele diretamente na boca. A dose de óleo de copaíba recomendada é diferente nas crianças e nos adultos. Ele só pode ser tomado por crianças acima dos 12 anos e, nestes casos, apenas podem ser tomadas 3 gotas por dia. Os adultos podem ingerir de 12 em 12 horas doses de 5 gotas de óleo de copaíba diluídas em água.

Mesmo sendo o óleo de copaíba um remédio natural ele pode ter efeitos colaterais. Diarreia, vômitos e erupções na pele são alguns dos efeitos colaterais deste medicamento natural. Ele não é então recomendado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

Para que serve o óleo de copaíba - Como tomar óleo de copaíba

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o óleo de copaíba, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Para que serve o óleo de copaíba

O que lhe pareceu o artigo?

Para que serve o óleo de copaíba
1 de 3
Para que serve o óleo de copaíba

Voltar ao topo da página