Partilhar

Como usar aloe vera natural

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar aloe vera natural

Se gostaria de contar com uma planta em casa que servisse também como uma perfeita aliada para tratamentos de primeiros socorros e para beneficiar a sua saúde em geral, então não há outra melhor que a planta de aloe vera ou babosa. Contém uma infinidade de propriedades que pode aproveitar para curar feridas, tratar queimaduras, melhorar o seu trânsito intestinal, deixar a sua pele bonita, combater problemas de couro cabeludo, etc. Continue lendo esse artigo de umComo se quiser saber com todos os detalhes como curar com plantas de aloe vera.

Também lhe pode interessar: Como fazer gel de aloe vera

Tratar uma ferida com aloe vera

A aloe vera é antisséptica e favorece a cura dos tecidos danificados da pele, sendo uma aliada perfeita para acelerar a cura de feridas. Para tratar uma ferida com aloe vera, só tem que seguir os seguintes passos:

  • Limpe a ferida a fundo.
  • Aplique polpa de aloe vera na ferida.
  • Envolva bem com uma bandagem.
  • Mantenha o curativo molhado em suco de aloe vera.

A ferida deve se curar rapidamente sem deixar cicatriz e poderá retirar o curativo facilmente, além disso, usar aloe vera reduz o risco de infecção. Realize este tratamento de manhã e à noite para que não fique marca e no caso de arranhões dolorosos, deslize suavemente sobre a ferida uma folha de aloe dividida pela metade várias vezes durante as próximas 24 horas.

Como usar aloe vera natural - Tratar uma ferida com aloe vera

Curar queimaduras com aloe vera

A aloe vera destaca-se por ser excelente também para curar queimaduras de caráter leve e aliviar as dores provocadas. Tudo isso graças aos seus efeitos hidratantes e cicatrizantes, o que permitirá que a pele recupere o seu estado normal de forma mais rápida.

Para notar o alívio, só tem que aplicar o líquido de uma folha de aloe vera diretamente sobre a zona queimada ou, se preferir, aplicar gel de aloe vera em vez disso.

Como usar aloe vera natural - Curar queimaduras com aloe vera

Combater a prisão de ventre com aloe vera

O suco de aloe vera exerce um poder laxante, por isso é um bom remédio natural para tratar a prisão de ventre e favorecer a regulação do trânsito intestinal quando se sofre desta condição. Pode tomar, no máximo, dois copos de suco de aloe vera por dia sem exagerar em seu consumo, já que poderia causar o efeito contrário e derivar em diarreia. Se quiser saber como preparar passo a passo, descubra a receita completa no artigo Como fazer suco de aloe vera.

É importante também que antes de consumir se informe, para saber se é bom para você, já que esta bebida não está aconselhada por exemplo para mulheres grávidas ou lactantes, pacientes com problemas ou doenças intestinais, problemas no fígado ou vesiculares.

Como usar aloe vera natural - Combater a prisão de ventre com aloe vera

Tratamento para o cabelo e couro cabeludo

O suco de aloe vera pode dar brilho, beleza e volume ao cabelo, assim como curar algumas feridas presentes no couro cabeludo e combater problemas incômodos como a caspa. Se quiser aproveitar todos os benefícios que o aloe vera traz para o seu cabelo, só tem que umedecer o mesmo com a polpa de aloe vera, deixar atuar durante pelo menos 30 ou 45 minutos e, após esse tempo, enxaguar e lavar o cabelo como faz habitualmente.

Como usar aloe vera natural - Tratamento para o cabelo e couro cabeludo

Combater as estrias com aloe vera

Se tiver estrias em alguma zona específica do seu corpo, saiba que a aloe vera pode ajudar a atenuar e conseguir que não sejam tão visíveis. Isso é graças à sua capacidade de regenerar os tecidos da pele e de estimular a produção de colágeno e elastina. Aplique o suco de aloe vera diretamente sobre a área a tratar e realize uma massagem circular para reativar a circulação sanguínea da zona.

No artigo Como usar aloe vera para as estrias pode ver outros tratamentos eficientes como máscaras anti-estrias.

Como usar aloe vera natural - Combater as estrias com aloe vera

Eliminar manchas na pele com aloe vera

Um ótimo remédio natural para atenuar as manchas escuras na pele causadas pelo sol ou pela passagem do tempo é aplicar um pouco de suco de aloe vera sobre elas, duas vezes ao dia. Verá como pouco a pouco vão se reduzindo e sua pele fica bem mais lisa e uniforme. Mas lembre-se: deve ser constante em seu uso, caso contrário os resultados não serão os esperados.

Como usar aloe vera natural - Eliminar manchas na pele com aloe vera

Tratamento com aloe vera para a acne

Dê à sua pele uma boa limpeza de manhã e de noite e aplique o suco de aloe vera diretamente sobre as zonas da pele invadidas por espinhas, cravos e outras imperfeições.

Para a eliminação de velhas cicatrizes de acne, aplique um pouco de suco de aloe vera de manhã e de noite até que as cicatrizes tenham sumido. Isso pode levar vários meses e se a pele for seca, não se esqueça de usar um creme hidratante.

Como usar aloe vera natural - Tratamento com aloe vera para a acne

Aloe vera para a asma

Os pacientes com asma também podem ser beneficiados pela aloe vera para aliviar a inflamação das vias respiratórias e facilitar a passagem do ar. Para isso, basta ferver as folhas de aloe vera em uma panela com água e, depois, aproximar o rosto para começar a respirar os vapores que solta.

Como usar aloe vera natural - Aloe vera para a asma

Como saber se é alérgico à aloe vera

Antes de aplicar qualquer tratamento de primeiros socorros, deve saber se é alérgico à aloe vera. Nesta caso é possível que obtenha os resultados opostos aos que estava esperando, saiba como descobrir isso:

  • Aplique uma pequena quantidade de suco de aloe vera na parte interna do braço ou por trás das orelhas. Se aparecer uma erupção ou se sentir uma sensação de ardor em poucos minutos, não use a aloe vera para primeiros auxílios.

Curiosidades a saber sobre a aloe vera

  • Após usar uma folha de aloe vera para tratar uma ferida ou corte, pode colocá-la na geladeira para manter em bom estado entre 2 e 3 semanas.
  • A aloe vera é adstringente e pode causar pele seca, portanto pode aplicar junto a ela óleo de bebê ou qualquer outro lubrificante para prevenir a secura.
  • Quais são as melhores folhas para tratamentos de primeiros socorros? As folhas mais baixas (as mais próximas do chão) devem ser usadas primeiro, já que são mais velhas e maiores e têm mais suco e mais propriedades curativas.

Advertência para diabéticos

Beber suco de aloe vera pode permitir que o pâncreas produza mais da sua própria insulina, por isso antes de o tomar é fundamental consultar um médico e seguir as suas instruções a todo o momento.

Lembre-se que estes são remédios naturais complementares que em nenhum caso devem substituir o tratamento recomendado por um médico ou especialista; informe-se previamente de que não colocarão em perigo o seu estado de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar aloe vera natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como usar aloe vera natural

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Tereza
eu posso tirar a parte interna da ALOEVERA e tomar?

Como usar aloe vera natural
1 de 9
Como usar aloe vera natural

Voltar ao topo da página