PARTILHAR

Tipos de dermatose

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Tipos de dermatose
Imagem: lucianamaluf.com.br

A Dermatose é o nome dado para descrever vários tipos de problemas de pele que em comum, possuem manifestações alérgicas persistentes, cujo tratamento e cura não costuma ser prolongado. Os sintomas, no geral, se dão como bolhas que aparecem na pele, acompanhados de coceiras que podem resultar em inflamações e escamação da pele.

A primeira coisa a se fazer em casos de dermatose é identificar quais são os agentes causadores da complicação, manter a pele hidratada e evitar transpirar demais; manter a higiene da pele, banhos só com água morna e reduzir o estresse, também deve-se evitar roupas com tecido sintético. Neste artigo, umComo te explica o que é e quais os tipos de dermatose.

Também lhe pode interessar: Como tratar a dermatite herpetiforme

Dermatose bolhosa

O tratamento para a dermatose bolhosa é feito com a administração de medicamentos como a prednisona, mas as vezes também pode ser necessário adicionar algum imunossupressor como a ciclofosfamida ou azatioprina.

Na dermatose bolhosa é comum que se formem bolhas superficiais na pele que podem ser rompidas com facilidade, deixando, posteriormente, uma fina camada mais conhecida como crosta. No caso da dermatose bolhosa o paciente deve cuidar mais da higiene da pele, mantê-la hidratada e evitar entrar em contato com produtos de limpeza doméstica.

Dermatose cinzenta

Ainda não é conhecida a real causa da dermatose cinzenta, doença de pele que não sofre a influência de fatores climáticos, rotineiros ou alimentícios. Essa lesão costuma surgir de forma súbita, sem avisos ou sintomas, apenas por surtos de coceira. Este é um tipo de dermatose que costuma deixar manchas e cicatrizes pela pele, após o aparecimento das lesões de cor acinzentada - de onde vem o nome - com borda levemente avermelhada, que ainda não possuem uma cura eficaz.

Dermatose ocupacional

A dermatose ocupacional já é mais conhecida, tanto a sua causa como o tratamento, que pode variar de acordo com a intensidade em que as lesões aparecem. Ela pode ser causada direta ou indiretamente por qualquer coisa que seja utilizada como instrumento de atividade profissional, não somente profissional por objetos e coisas que estamos constantemente em contato com.

Dermatose palmoplantar juvenil

A dermatose palmoplantar juvenil é outro tipo de dermatose mais conhecida, costuma aparecer na sola dos pés, caracterizada pela coloração vermelha e aumento na produção de queratina, deixando a pele rachada e brilhante.

Este tipo de dermatose, porém, pode ser agravada pelo clima. Como ela surge quando deixamos acumular muita umidade nos pés, os sintomas podem ser agravados em climas úmidos e frios, como no inverno. Podendo as rachaduras profundas causar, eventualmente, dores e sangramento. As causas para a dermatose palmoplantar juvenil podem ser a falta de higiene nos pés, usar meias úmidas durante muito tempo e não secar bem o pé ao sair do banho.

Dermatose papulosa nigra

A dermatose papulosa nigra se destaca pela principal característica das suas bolhas, da cor preta ou marrom escuro, se dão principalmente ao redor do pescoço e no rosto. Essas manchas podem aparecer em qualquer pessoa, porém, é muito mais comum o aparecimento da dermatose papulosa nigra em pessoas negras e do sexo feminino.

O tratamento deste tipo de dermatose consiste em tratamento estético e cirúrgico, como exemplos temos a cauterização química, eletrocoagulação ou a criocirurgia.

A diferença entre Dermatose e Dermatite

A dermatose e dermatite são comumente confundidas, primeiramente pelo nome, muito parecido, e características destas duas complicações. Entretanto, não são necessariamente a mesma coisa.

O termo dermatose é utilizado de forma mais ampla e determina doenças de pele como: Urticária, Acne, Eczema e Psoríase.

O termo dermatite, também conhecido como dermite, tem significado exclusivo para inflamações na pele, podendo ser atópica, seborreica ou herpetiforme, em umComo temos um artigo somente sobre os Tipos de Dermatite.

Veja também:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de dermatose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Tipos de dermatose
Imagem: lucianamaluf.com.br
Tipos de dermatose

Voltar ao topo da página ↑