Partilhar

Como tratar a sarna

Por Sara Viega. Atualizado: 28 setembro 2017
Como tratar a sarna

Tem ácaros da sarna? Este tipo de infeção da pele é bastante comum nas pessoas e ocorre quando um ácaro fêmea se coloca debaixo da pele da pessoa infetada e põe ovos. A pessoa dá conta do contágio porque aparecem erupções cutâneas em diferentes partes do corpo e tem uma forte sensação de coceira e vermelhidão por todo o corpo. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tratar a sarna explicando tanto os remédios caseiros como o tratamento médico recomendado. Se acredita ter sido contagiado pela sarna, é importante que consulte um especialista para que lhe indique qual o medicamento mais indicado para si.

Também lhe pode interessar: Como tratar a sarna sarcóptica em pessoas
Passos a seguir:
1

Pode saber que tem sarna quando vir que no seu corpo aparecem diferentes zonas com vermelhidão que lhe causam coceira. A sarna humana é, muitas vezes, confundida com uma reação alérgica, por isso, antes de começar com o tratamento da sarna é importante que tenha a certeza se está ou não com esta infeção.

As zonas do corpo que mais são afetadas pela sarna são as seguintes:

  • Mãos, dedos e punhos.
  • A região pubiana.
  • A parte interior das coxas.
  • Os pés ou as plantas dos mesmos.

É difícil conseguir detetar a sarna de forma rápida porque desde o momento em que se contagia até que aparecem os primeiros sintomas, pode chegar a passar até um mês, que é o período no qual os ovos amadurecem e se tornam adultos. Quando der conta dos sintomas da sarna é quando vir que nas zonas nomeadas (e entre outras partes) aparecem erupções e coceira intensa.

Se quem tem sarna é o seu cachorro ou o seu gato, em umComo ajudamos para que aprenda a cuidar de um cachorro com sarna e como saber se o meu gato está com sarna.

Como tratar a sarna - Passo 1
2

A sarna é um tipo de infeção cutânea que é contagiosa, por isso, é extremamente importante eliminar o ácaro da sarna o mais rápido possível. Quando consultar o médico, este irá informar-lhe sobre os diferentes medicamentos que há para eliminar este parasita, um tratamento que deverá seguir a pessoa infetada mas também todos os familiares ou pessoas com que convive, embora ainda não apresentem sintomas.

Uma vez o tratamento tenha começado, o risco de contágio diminui consideravelmente chegando a ser apenas de 1% quando tiverem passadas 24 horas desde a primeira vez que tomou os medicamentos. A sarna tem cura e cerca de 95% dos pacientes que se medicam conseguem eliminar o ácaro definitivamente.

Como tratar a sarna - Passo 2
3

Uma das formas mais comuns que há de eliminar a sarna humana é através da ingestão de anti-histamínicos orais, sempre receitados por um médico. Embora seja um tratamento muito eficiente, a coceira pode demorar a desaparecer em algumas semanas que é o tempo que leva a eliminar o ácaro da sarna por completo. Deve ter em conta que muitos destes medicamentos podem produzir sonolência pelo que o mais recomendável é que os tome na última hora do dia.

Para conseguir aliviar a coceira da sarna enquanto os anti-histamínicos trabalham para eliminar a infeção, pode falar com o médico para que lhe receite algum corticoide em forma de creme que conseguirá aliviar a coceira intensa e diminuir a alergia.

Como tratar a sarna - Passo 3
4

Se não gosta de tomar medicação oral pode optar pela Permetrina, um medicamento que se usa com frequência para tratar a sarna. Trata-se de uma opção em creme ou loção que, aplicada sobre o corpo, consegue eliminar o parasita de forma permanente, embora possa provocar algum efeito secundário na pele como irritação e, inclusive, aumento da sensação de coceira.

Como tratar a sarna - Passo 4
5

Também existe um remédio natural para a sarna nas pessoas que pode ajudá-lo a aliviar a coceira. Trata-se do óleo de neem, um tipo de essência natural que contém substâncias que ajudarão a eliminar os ácaros da sarna. Para isso, terá de aplicar este óleo sobre a sua pele diariamente e deixar que atue durante toda a noite. No entanto, este remédio pode se considerar como um complemento ao tratamento médico visto que não existem provas refutáveis que, por si só, possa eliminar a infeção.

Como tratar a sarna - Passo 5
6

Como se trata de um parasita contagioso, é importante que mantenha algumas medidas de higiene em sua casa: aspire e limpe todos os seus móveis, roupa de cama, toalhas e a sua roupa do dia a dia. Os ácaros podem se armazenar em algum lugar de sua casa e voltar a contagiá-lo de novo, por isso é importante limpar em profundidade as suas coisas, assim como, se tiver animais de estimação, levá-los ao veterinário para que os lavem e cortem o pelo. Neste artigo explicamos com mais detalhe como se livrar da sarna.

Como tratar a sarna - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Os familiares e outros contatos próximos devem também fazer um tratamento para a sarna, embora não apresentem sintomas, no caso de você estar infectado.
  • Não existem medicamentos de venda livres aprovados para tratar a sarna.

Escrever comentário sobre Como tratar a sarna

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Monica
Pegueo isso com minha filha e nao sei o q fazer me ajudem
Sandra
Ola Claudia isso nao tem problema de passar no corpo?? E depois tomamos banho no dia seguinte ?? Obrigada
joao
só pra lembrar que sarna ou escabiose é um ácaro e não um vírus como no texto.
A sua avaliação:
Claudia Cruz
Gente, eu tive essa desgraça e vou contar como curei. Não tenho mais medo de pegar pois sei como acabar com ela rapidinho. Quando peguei usei vidros e vidros de deltametrina, permetrina, benzoato de benzila, tudo que o médico mandou e nada curou. Tomei comprimido de Revectina e nada. Fiquei 2 meses com essa desgraça. Chorava de me coçar. Então no desespero fiz o que achei que era loucura na época, mas depois uma amiga que é médica disse que não tem problema nenhum, pois o que usei não intoxica mamíferos. Foi o que pensei pois se usa em cães e gatos. A receita é a seguinte pra quem quer se livrar deste mal: 10 ml de Frontline Spray que se compra em petshop, misturado em 60 mL de hidratante corporal. Misture bem e passe no corpo todo (não passe no rosto) após o banho e com a pele seca. Faça isso de 4 em 4 dias por 1 mês. Não esqueça de jogar água fervente em toalhas, lençóis e roupas em geral. Limpe bem o sofá, cama, cadeira e qualquer lugar onde as pessoas infestadas encostaram. Na primeira aplicação do creme você já sente o alívio, mas continue passando mesmo que pareça que acabou.
Pamela
Me mande sua receita eu meu bebe pegamos não aguento mais essa coceira to ficando louca
Claudia Cruz
Pamela, a receita é essa: 10 ml de Frontline Spray que se compra em petshop, misturado em 60 mL de hidratante corporal. Misture bem e passe no corpo todo (não passe no rosto) após o banho e com a pele seca. Faça isso de 4 em 4 dias por 1 mês. Não esqueça de jogar água fervente em toalhas, lençóis e roupas em geral. Limpe bem o sofá, cama, cadeira e qualquer lugar onde as pessoas infestadas encostaram. Na primeira aplicação do creme você já sente o alívio, mas continue passando mesmo que pareça que acabou.
adriana barbosa
não tem efeito colateral algum?
Sandra
Eu não agüento mais tanta coceira meu neto pegou e passou pra mim eu queria um remédio
Claudia Cruz
Já curou sua sarna? Eu tive essa desgraça. Se não curou me diga que te ensino minha receita que me curou. Abraço.
bruna
Alho, e cinza dessas q fazem churrasco, em pizzarias e churrascaria tem, ey fiz hj vamos ver se cura
bruna
Ja não aguento mais de tanta coceira tomei o ivermectina e ja acabei o vidro de benzoato de benzina e nada tô com 20 dias ja passei pra minha mãe choro de tanta comprei deltalab deltametrina, pois não achei o nedax em lugar algum a coceira permanece qnto tempo? Pq tem hora q penso q passou aí volta com tudo lavo todo dia minha toalha e roupa de cama e jogo água quente como, mas na tá resolvendo limpo meu quarto e jogo álcool e água sanitária mas não me livro, já não sei o q fazer estou os trapos já me ajudem
Gleyce boladona
Banho de sal grosso gata! 3x ao dia
ana paula
vai fazer um ano q peguei sarna de uma criança,ja usei varias pomadas como cetobeta ,cetaconazol,ja tomei comprimidos mas quando penso q sarou aprece um caroçinho
bento Bevilacqua
Como esterilizar as roupas de pessoas com sarna: 1- Ao lavar a roupa coloque meio vidro de pinho sol, comprado em mercados, para bater junto com a roupa. 2- Para enxaguar as roupas, coloque mais meio vidro de pinho sol, e enxague toda a roupa. 3- Após a roupa estar seca, pegar as peças de roupas, uma a uma, colocar dentro de sacos plástico, tirando o excesso de ar e fechando bem a boca, e colocar por um minuto no microondas, uma peça de cada vez. 4- Toalhas e lençóis colocar por 2 ou 3 minutos. 5- Roupas do corpo, trocar todos os dias. 6- Roupas da cama lavar um dia sim, outro não. 7- Procurar seguir as orientações médicas para a cura.
Rosa Aparecida B. Silva
OLA, Eu eu tenho uma receita que acaba com a sarna. Essa receita está na minha familia a mais de cento e cinquenta anos. Pra se ter uma ideia, aprendi com minha bisavó. Essa minha bisavó nasceu no ano de 1889, e ela dizia que essa receita vinha dos seus bisavós. A receita é assim: Pega-se um dente grande de alho e uma colher de cinza. Ferir o alho pra se obter uma umidade e passar na cinza, com isso a zinza fica grudada no dente de alho e ai passar sobre o lugar afetado pela sarna, esfregando bem forte ate verter sangue. Já fiz em varias pessoas, com quatro a cinco aplicação desaparece para sempre. Rosa
Taty
Olá boa tarde que tipo cinza e dde cigarro?

Como tratar a sarna
1 de 7
Como tratar a sarna

Voltar ao topo da página