Como tratar a hidrocele
A hidrocele provoca a inflamação de um ou dos dois testículos e, isto pode fazer com que o paciente sinta dores e incômodos intensos. Embora seja comum este tipo de condição desaparecer por si só, a verdade é que se sentir este de dor nos testículos terá que ir a um especialista para examinar a sua situação e para o aconselhar sobre a melhor forma de agir. Neste artigo de umComo vamos contar para você como tratar a hidrocele descobrindo as formas mais comuns que se usam para poder aliviar os sintomas e conseguir que a dor desapareça.
Passos a seguir:
Este tipo de condição é mais comum nos recém nascidos do que nos homens de idade adulta. O motivo é que durante o desenvolvimento do feto, é possível que os condutos dos testículos se fechem e o líquido que têm que drenas desde o abdômen fique atolado no escroto produzindo, assim, uma inflamação e dores.
No entanto, a hidrocele também pode ser causada porque o corpo do paciente produz excesso de líquido e não pode drenar corretamente (este é o caso, sobretudo, dos pacientes de idade avançada). Também pode se dever a uma inflamação ou uma lesão no testículo.
Em umComo mostramos-lhe como se faz um auto-exame testicular.
Em umComo recomendamos-lhe que se já está há alguns dias sentindo dor na zona dos testículos, consulte um médico para que lhe possa fazer um exame personalizado. Tenha em conta que para poder tratar a hidrocele é imprescindível que façam uma revisão ao seu corpo e identifiquem o escroto inchaço. Pode ser que esta condição esteja relacionada com uma hérnia inguinal e o especialista é o responsável por determinar a origem.
Um dos exames que o médico fará é iluminar com uma lanterna os seus testículos para aplicar a técnica de transiluminação, ou seja, para poder ver se o escroto está cheio de líquido transparente ao aplicar um contraste de luz. Também é habitual que, para poder confirmar o diagnóstico, se realize uma ecografia.
Como já referimos no início do artigo, o mais habitual é que a hidrocele acabe por desaparecer sozinha. Além disso, também é provável que se a pessoa não sente dores, pode viver com isso porque não é prejudicial para a saúde a não ser que estejam infetados.
No momento em que o paciente sente dores é o momento de começar a tratar a hidrocele. Uma das opções que há para a tratar é retirar o líquido que há acumulado no escroto com uma incisão feita com uma pequena agulha que se encarregará de aspirá-lo. Depois desta intervenção, costumam-se injetar medicamentos esclerosantes que têm o objetivo de fechar a abertura dos condutos.
Embora a técnica mais habitual de tratar esta condição seja através de uma cirurgia que se conhece com o nome de hidrocelectomia e que consegue extrair o revestimento do saco e, assim, conseguir corrigir o problema.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a hidrocele, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.