PARTILHAR

Como fazer o auto-exame testicular

Como fazer o auto-exame testicular
Imagem: dihargentina.blogspot.com

O auto-exame testicular é a melhor alternativa para examinar de forma periódica os testículos e se certificar de que não existem nódulos ou irregularidades nesta zona. No entanto, muitos homens não sabem como realizá-lo nem qual é a melhor forma de fazê-lo. Por isso, em umComo.com.br explicamos como fazer o auto-exame testicular de forma adequada.

Também lhe pode interessar: Como proteger os testículos
Passos a seguir:
1

O auto-exame testicular é uma ótima maneira de descartar a presença de nódulos ou irregularidades na zona que pode comprometer a saúde. Recomenda-se fazê-lo de forma frequente caso tenha antecedentes de câncer testicular na família.

2

É recomendável realizar o auto-exame testicular quando estiver tomando banho ou ao sair do chuveiro, pois o calor ajuda a que a pele dos testículos relaxe fazendo a avaliação bem mais simples.

3

Antes de se examinar, lembre-se de que os testículos estão cheios de vasos sanguíneos e diferentes formações, por isso se for a primeira vez que apalpa essa área pode se assustar no começo pensando que algo está errado. Por isso é recomendável pegar primeiro nos testículos de forma suave e se acostumar com sua estrutura, depois que tiver feito isso poderá passar ao exame em si.

4

Localize com uma mão o testículo. Segure-o com o polegar enquanto o dedo indicador da outra mão apalpa suavemente todo o testículo tentando detectar alguma anomalia. Você deve explorar todo o testículo. Após terminar, repita o processo com o outro.

5

Os testículos normalmente são firmes mas não muito duros, e possuem um tamanho similar, sendo normal que um deles esteja levemente mais para baixo do que o outro. Se ao apalpar notar algum destes sinais, consulte seu médico:

  • Dureza nos testículos (ou no testículo)
  • Sensibilidade ou dor ao tocar um determinado ponto do testículo
  • Se não encontra um dos testículos
  • Se ao apalpar sente um amontoamento de veias finas em alguma zona do testículo; Poderia ser uma varicocele
  • Se os testículos estão inflamados e ao apalpá-los sente dor
  • Se no auto-exame detecta algum nódulo ou anomalia
6

Diante de qualquer dúvida ou sensação estranha durante o auto-exame testicular, recomendamos que consulte o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o auto-exame testicular, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
nordine insa
fiz uma cirurgia de hidrocele a 23:dias mas o meu testiculo esta duro e um oouco grande enquanto quevo outro esta sempre leve sera que e normal?
maria jose barbosa santos
meu esposo esta com um problema no testículo já faz 52 dias , começou com uma infecção urinaria e desceu para o testículos , inchou primeiro o esquerdo com muita dor tomou, cipro vários analgésicos, venalosqui antibiótico, levofloxiacino, injeções de disprospan, etc nada esta resolvendo, o q melhora e gelo e fez todo tipo de ultrasson graças a Deus não tem alteração, ele sente muita DOR.
Leandro
Interessante vou me auto examinar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Leandro, que bom saber que você achou a matéria interessante!
Nattan Victor
Muito bom apredir muito.vou me cuida mais agora
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nattan, que bom saber isso! Obrigada e continue nos acompanhando!
manoel deuzivan
Olá Sara Viega, eu tenho apenas um testículo,o outro foi retirado há alguns anos atrás por causa de um problema de saúde, tenho um certo receio de esse testículo que ficou possa me trazer algum problema no futuro . Já pensei em mandar retila-lo também, o que vc acha disso como profissional? desde já, obrigado
Como fazer o auto-exame testicular
Imagem: dihargentina.blogspot.com
Como fazer o auto-exame testicular

Voltar ao topo da página ↑