Partilhar

Por que os testículos sobem e descem?

Por que os testículos sobem e descem?

Alguma vez sentiu que um testículo seu subia? Pode ser que isso aconteça quando faz exercício, durante o sexo ou durante algum gesto brusco. É uma sensação desconfortável e incômoda que, além disso, costuma causar preocupação entre os homens, mas ao contrário do que possa imaginar no começo, é algo bastante comum que acontece com todos. Esta situação também é conhecida com o nome de "testículo móvel" ou "testículo retrátil" e só em caso de dor pode ser tratada de forma definitiva com uma simples operação cirúrgica. De seguida, no umCOMO vamos explicar para você por que os testículos sobem e descem, explicando os fatores que intervêm nesta situação.

Também lhe pode interessar: Como proteger os testículos

Devido a uma má formação

Para entender por que um testículo sobe é importante voltar ao início, ou seja, ao momento em que se formam os genitais. Os testículos desenvolvem-se dentro do abdômen do feto e é durante a sua gestação dentro do útero materno que eles descem até chegar à bolsa escrotal e depois descem pelo orifício inguinal.

É nesta descida quando o testículo é seguido por algo parecido a uma bolsa, uma camada que se encontra no abdômen e que, normalmente, é reabsorvida pelo corpo e acaba desaparecendo. Mas se esta bolsa não for corretamente absorvida pelo corpo, é possível que o testículo possa subir e baixar de forma espontânea e é então quando falamos do tal "testículo retrátil".

Se isso ocorrer com uma criança, devemos esperar porque, com certeza, a bolsa será reabsorvida naturalmente, se for um adulto com um testículo que sobe, então a única forma de tratar este problema é por meio de uma simples e pequena intervenção cirúrgica em que se fecha a bolsa e se fixar o testículo na bolsa escrotal, o lugar correto onde deve estar.

Algo que também pode acontecer neste procedimento é que a bolsa seja reabsorvida corretamente mas, no entanto, os testículos não desçam completamente para a zona onde devem estar. Neste caso, falamos de uma doença conhecida como criptorquidia e que só tem um tratamento: a remoção do testículo pois ele não se formou corretamente. É importante que esta operação seja feita, caso contrário, existe risco de um tumor maligno.

Neste outro artigo do umCOMO revelamos para você os sintomas de câncer nos testículos.

Devido a uma má formação

Estímulos externos que podem fazer subir o testículo

Mas além deste fator 100% biológico, saiba que também existe um fenômeno normal no corpo masculino que pode fazer com que, em situações concretas, o testículo suba, chegando inclusive a tocar a zona da pélvis mas se mantendo sempre dentro da sua bolsa escrotal.

Na verdade é habitual que um testículo esteja mais elevado que o outro, portanto não se assuste se este for o seu caso. Além disso devemos referir que existe um músculo que se chama cremaster e que produz retração testicular quando detecta algum tipo de perigo, não só físico, mas também outras situações de estresse, nervosismo, preocupação, etc.

Nas pessoas é mais complicado observar esta função corporal, no entanto, em animais como os cães é muito visível e, de fato, quando se encontra com outro cão agressivo, é normal que veja como um testículo sobe (ou ambos). Isso não deixa de ser um mecanismo da natureza que pretende proteger esta parte do nosso corpo pois é muito sensível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os testículos sobem e descem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que os testículos sobem e descem?

1 comentário
Luiana silva
Meu filho esta com 7 meses e sede os 2 meses que os testículos sobem e descem mais agora ao completar oito esta passando mau de tanta dor, porque a duas noites que subiram e não há meio de descer. O que devo fazer ?

Por que os testículos sobem e descem?
1 de 2
Por que os testículos sobem e descem?

Voltar ao topo da página