Partilhar
Partilhar em:

O que é coordenação motora fina e grossa

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (88 votos)
3 comentários
63 vezes partilhado

A coordenação motora é a capacidade que temos de usar e controlar nossos músculos para realizar determinada atividade física ou movimento, como gatinhar, dançar, pular corda, escrever, bordar, etc. Dentro desta categoria distingue-se a coordenação motora fina e grossa, mas o que significa isso? De forma a responder à sua dúvida, preparámos este informativo artigo umComo.com.br. Continue lendo para descobrir o que é coordenação motora fina e grossa.

Também lhe pode interessar: O que é amilase
Instruções:
1

Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde cedo e sem que tenhamos consciência disso. Começa em bebês quando tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc.

2

Quando chega a hora de crianças irem para a escola, sua coordenação motora é colocada à prova através de exercícios como colorir um desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.

3

Para distinguir as diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, criaram-se dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.

4

A coordenação motora fina está relacionada com as atividades que requerem o movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, etc.

5

Por outro lado, a coordenação motora grossa diz respeito a atividades que envolvem os músculos maiores do nosso corpo, resultando em movimentos maiores. É o caso de caminhar, saltar, correr, subir e descer escadas, dançar, rastejar, etc.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é coordenação motora fina e grossa, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre O que é coordenação motora fina e grossa

3 comentários
Bianca
Quando foi publicado?
A sua avaliação:
Adailma
Para a educação infantil na fase de alfabetização é de suma importância e eu tenho interesse em aprender mais sobre a coordenação motora grossa e fina para ajudar minhas crianças e essas informações p mim está sendo muito importante. Claro 5 estrela.....
Domélia Amélia dos Santos Cipriano
Como se avalia a motricidade completa nas crianças deficientes?

1 de 3