Sistema Cardiovascular

Qual é o tamanho normal do coração

Qual é o tamanho normal do coração

Ter um coração saudável é muito importante para o correto funcionamento de nosso corpo, já que este órgão cumpre um papel transcendental no bombeamento e circulação sanguínea, mantendo o resto dos nossos órgãos em correto estado. Cuidar dele é fundamental, e conhecer seu tamanho adequado também será importante com o objetivo de detectar possíveis condições que possam pôr em risco o seu bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você qual é o tamanho normal do coração e as doenças que podem alterar suas medidas.

Também lhe pode interessar: Qual é o menor osso do corpo humano

Índice

  1. Funções do coração
  2. Qual é o tamanho normal do coração
  3. Que doenças afetam o tamanho do coração

Funções do coração

O coração é o principal órgão do sistema circulatório tanto nos humanos como em todos os animais. Encarrega-se de bombear sangue oxigenado desde a artéria aorta para os vasos sanguíneos, que depois o transportarão aos órgãos restantes fazendo chegar o oxigênio e os nutrientes adequados para sua correta saúde.

Por este motivo é tão importante que nosso coração e nosso sistema circulatório funcione de forma adequada, pois isto ajudará a manter a saúde vascular e geral de nosso corpo.

Qual é o tamanho normal do coração

O tamanho normal do coração em um adulto varia de pessoa para pessoa, sendo similar ao tamanho do nosso punho fechado, por isso oscila entre 12 centímetros de comprimento e 8 de largura. Seu peso pode variar entre 250 e 300 gramas.

Que doenças afetam o tamanho do coração

O coração é um dos músculos mais potentes do corpo, mas algumas condições podem aumentar seu tamanho pondo em risco a sua saúde, entre elas se destacam:

Se está apresentando problemas circulatórios notórios, dificuldade para respirar, dor no peito e, no caso dos homens, problemas de ereção, consultar um cardiologista será fundamental para nos assegurarmos de que nosso coração se encontra em bom estado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o tamanho normal do coração, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Eridan Castelo Branco Dutra
O meu coração estar com 75 cm, eu queria saber se é possível, ele voltar o normal? Tenho 57 anos e 1.56 de altura peso 62 q.
Qual é o tamanho normal do coração