Pressão arterial

Por que a pressão arterial sobe

Por que a pressão arterial sobe
Imagem: alecos.tv

A pressão arterial alta, conhecida medicamente como hipertensão, é uma doença que pode pôr em risco a saúde cardiovascular; por este motivo é fundamental controlar seus níveis e mantê-los dentro dos valores normais. Existem muitas recomendações médicas a ter em conta, que incluem profundas mudanças nos hábitos alimentares, mas para colocá-las em prática é importante entender antes por que sobe a pressão arterial. Se quiser saber, em umComo.com.br explicamos-lhe.

Também lhe pode interessar: A cerveja aumenta a pressão arterial?
Passos a seguir:
1

Para começar é necessário compreender o que é pressão arterial: trata-se da pressão que faz o sangue viajar por nosso corpo chegando a todos os órgãos. Quando a pressão arterial é baixa, o paciente pode experimentar sintomas como a fadiga ou enjoos; por outro lado, se estiver alta pode não haver sintomas claros e mesmo assim estar em risco de complicações cardíacas.

2

A pressão arterial sobe normalmente devido aos hábitos cotidianos, que influenciam de forma direta os valores, levando-os a subir de maneira preocupante. Algumas condições clínicas aumentam o risco de sofrer hipertensão, entre elas destacam-se:

  • A obesidade, pois o excesso de gordura e colesterol no corpo é um fator da pressão arterial alta.
  • A diabetes também aumenta o risco de sofrer de hipertensão.
3

Outros fatores que fazem com que a pressão arterial suba estão ligados aos hábitos cotidianos. Alguns hábitos aumentam o risco de sofrer de hipertensão porque influenciam diretamente os valores da pressão sanguínea, por exemplo:

  • Ter uma dieta alta em sal e gorduras.
  • Fumar.
  • Ingerir bebidas alcoólicas de forma muito frequente.
  • O sedentarismo e a ausência de atividade física.
4

Entre as razões pelas quais a pressão arterial sobe, também devem ser incluídos os fatores hereditários. Se um familiar direto tem problemas de pressão, existe maior tendência a que a tenhamos também; assim é importante cuidar da dieta, evitar o sedentarismo e seguir todas as indicações para prevenir a pressão arterial alta.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a pressão arterial sobe, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
rita de cassia
bom dia pq a pressao baixa sobe
A sua avaliação:
Jessica
Eu posso bebé cerveja com álcool mesmo sabendo qui tenho pressão alta?
Imagem: alecos.tv
Por que a pressão arterial sobe