Partilhar

Quais são os valores normais de pressão arterial

Quais são os valores normais de pressão arterial

Medirmos a tensão ou medir a nossa pressão arterial é um ato rotineiro que devemos levar a cabo para verificar se não sofremos de nenhum problema de saúde, como a hipertensão (tensão alta) ou a hipotensão (tensão baixa), entre muitas outras. Por isso mesmo, é fundamental saber como se mede a tensão, mas também é necessário entender os resultados desta medição e é por isso que neste artigo de umComo explicamos-lhe em detalhe quais são os valores normais de pressão arterial.

O que se consideram valores normais

Em primeiro lugar devemos destacar o fato de serem muitos os fatores que influenciam os valores da pressão arterial de cada pessoa, como pode ser o sexo, a idade, os hábitos, a alimentação.. Assim como outras variáveis do momento em que se mede a tensão como o esforço, a digestão, as emoções, as excitações, o sono, etc.

É por todas estas circunstâncias, juntamente com muitas outras, que os números têm uma relativa fiabilidade e devem ser acompanhados com o estudo de todos os fatores. Ainda assim, os valores normais foram estabelecidos, dentro dos quais e tendo em conta uma margem ampla, se considera uma pressão sanguínea correta.

Quais são os valores normais de pressão arterial - O que se consideram valores normais

O que indicam os valores

O primeiro valor indicado na coluna de mercúrio do esfigmomanômetro indica a pressão máxima do sangue na rede arterial, que corresponde à contração do ventrículo (sístole) do nosso coração. Enquanto que o segundo número indica a pressão sanguínea mínima nas artérias, a pressão diastólica, correspondente ao relaxamento máximo do ventrículo.

Na maioria dos países a tensão é expressa em milímetros de mercúrio, embora no mundo hispânico se possa indicar em centímetros. Ou seja, aqui falamos por exemplo de uma tensão de 12 e 8, enquanto que noutros lados se diria 120 e 80. O que este valor indica é que a nossa tensão é capaz de subir 12 cm na coluna de mercúrio.

Quais são os valores normais de pressão arterial - O que indicam os valores

Tabela de valores normais

Estes são os valores considerados normais:

  • A pressão sistólica entre 10 e 14 cm de Hg (100 e 140 mm)
  • A pressão diastólica entre 6 e 9 cm de Hg (60 e 90 mm)

O mais recomendável seria ter uma pressão sistólica que não supere os 12 cm (máximo 13) e a diastólica abaixo dos 9 cm de Hg. Devemos salientar que com a idade a tensão tende a subir, visto que os vasos sanguíneos perdem elasticidade. Os valores normais de pressão arterial são portanto um pouco mais elevados durante a idade adulta.

Acima destes valores, ocorre a hipertensão (a partir de 14 e 9) também conhecida como tensão alta, enquanto as pessoas que têm os valores baixos são as que sofrem de hipotensão, ou tensão baixa.

Quais são os valores normais de pressão arterial - Tabela de valores normais

Como se mede a tensão

Atualmente, o aparelho mais usado para medir a tensão é o chamado esfigmomanômetro, composto por uma bolsa e uma pipeta de borracha conectada por um tubo à coluna de mercúrio que registrará a nossa pressão em centímetros. Trata-se de uma medição muito simples, que não supõe nenhum tipo de dor e é feita muito rapidamente. Neste outro artigo de umComo poderá ver os passos a seguir para saber como se mede a tensão.

Quais são os valores normais de pressão arterial - Como se mede a tensão

A importância de manter uma boa pressão arterial

A pressão arterial é a força com que o sangue viaja pelo nosso corpo, por isso é importante manter os valores adequados para garantir ao máximo a saúde cardíaca. A pressão arterial alta é uma condição bastante comum que põe em risco a saúde do coração, tornando-nos mais propensos a sofrer de doenças cardíacas. Seguir uma dieta adequada e tomar a medicação indicada por um especialista, é fundamental para melhorar este quadro.

Por sua vez, a pressão arterial baixa, um transtorno menos comum, pode originar problemas circulatórios e a perda da consciência. Perceber bem a forma de atuar perante uma queda de tensão e cuidar da alimentação, é prioritário para garantir o nosso bem-estar.

Leitura complementar: Lista de batimentos cardíacos normais por idade

Quais são os valores normais de pressão arterial - A importância de manter uma boa pressão arterial

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os valores normais de pressão arterial

O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
Marta
Faz uns 10 dias que todas as noites antes de dormir minha pressão fica 13×10. O 13 está normal, mas o 10 de acordo com a matéria está alto. Sou hipertensa?
A sua avaliação:
Jeová Barboza de Lira Cavalcanti
Sou hipertenso, inclusive safenado, sempre procuro não exagerar em nada, principalmente alimentação gordurosa e salgada. Sempre afiro pela manhã e à tarde e geralmente estão dentro da tabela de acordo com minha idade (mais de 70 anos), mas ultimamente à tarde era tem se alterado chegando algumas vezes a 160 x 80 ou 165 x 90. Isso decorre de que? Tenho me preocupado com isso, mas quando vou ao médico para consulta ou avaliação ela apresenta-se normal: 120 x 75 ou 130 x 80. O que pode ser isto: é realmente problema ou emocional e o que devo fazer?
jose silveira
quais os valores normais da pressão arterial durante o período noturno de sono?
Elisabete Siqueira
Gostaria de saber porque a pressão baixa sobre também assim oh! minha pressão esta em 13,8 x 10,00 estou muito preocupada na verdade estou com medo de um derrame pois tive na familia pessoas que sofreram derrame por favor aguarde retorno e desde ja agradeço muito att elisabete
Editor umComo.com.br
Oi Elisabete! Descubra as causas da pressão arterial alta neste artigo:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/por-que-a-pressao-arterial-sobe-8622.html
Se tiver os seus valores elevados, é muito importante seguir as indicações do seu médico!
A sua avaliação:
TEREZINHA LUCINDA
que tipo de pressão 13 por 10
A sua avaliação:
JANDIR
tenho 40 anos e minha pressão é 13/9 . já é elevada?
A sua avaliação:
antonio eduardo pinto almeida almeida
tenho a tensao arterial 108-69mm HG
A sua avaliação:
ana maria pereira plate
15por 10 é considerada alta
A sua avaliação:
maria de jesus
estou preoculpada, minha pressão diastólica esta com duas semanas que mede 124 por 60 e o normal era sempre 120 por 80 o que devo fazer?
Angélica Gonzaga
Minha mãe é hipertensa . Sua pressão está 13x10 . Está super nervosa porque acha que a mínima está muito alta devo me preocupar ?

Quais são os valores normais de pressão arterial
1 de 6
Quais são os valores normais de pressão arterial

Voltar ao topo da página