Partilhar

Quais são os valores normais de pressão arterial

Medirmos a tensão ou medir a nossa pressão arterial é um ato rotineiro que devemos levar a cabo para verificar se não sofremos de nenhum problema de saúde, como a hipertensão (tensão alta) ou a hipotensão (tensão baixa), entre muitas outras. Por isso mesmo, é fundamental saber como se mede a tensão, mas também é necessário entender os resultados desta medição e é por isso que neste artigo de umComo explicamos-lhe em detalhe quais são os valores normais de pressão arterial.

O que se consideram valores normais

Em primeiro lugar devemos destacar o fato de serem muitos os fatores que influenciam os valores da pressão arterial de cada pessoa, como pode ser o sexo, a idade, os hábitos, a alimentação.. Assim como outras variáveis do momento em que se mede a tensão como o esforço, a digestão, as emoções, as excitações, o sono, etc.

É por todas estas circunstâncias, juntamente com muitas outras, que os números têm uma relativa fiabilidade e devem ser acompanhados com o estudo de todos os fatores. Ainda assim, os valores normais foram estabelecidos, dentro dos quais e tendo em conta uma margem ampla, se considera uma pressão sanguínea correta.

Quais são os valores normais de pressão arterial - O que se consideram valores normais

O que indicam os valores

O primeiro valor indicado na coluna de mercúrio do esfigmomanômetro indica a pressão máxima do sangue na rede arterial, que corresponde à contração do ventrículo (sístole) do nosso coração. Enquanto que o segundo número indica a pressão sanguínea mínima nas artérias, a pressão diastólica, correspondente ao relaxamento máximo do ventrículo.

Na maioria dos países a tensão é expressa em milímetros de mercúrio, embora no mundo hispânico se possa indicar em centímetros. Ou seja, aqui falamos por exemplo de uma tensão de 12 e 8, enquanto que noutros lados se diria 120 e 80. O que este valor indica é que a nossa tensão é capaz de subir 12 cm na coluna de mercúrio.

Quais são os valores normais de pressão arterial - O que indicam os valores

Tabela de valores normais

Estes são os valores considerados normais:

  • A pressão sistólica entre 10 e 14 cm de Hg (100 e 140 mm)
  • A pressão diastólica entre 6 e 9 cm de Hg (60 e 90 mm)

O mais recomendável seria ter uma pressão sistólica que não supere os 12 cm (máximo 13) e a diastólica abaixo dos 9 cm de Hg. Devemos salientar que com a idade a tensão tende a subir, visto que os vasos sanguíneos perdem elasticidade. Os valores normais de pressão arterial são portanto um pouco mais elevados durante a idade adulta.

Acima destes valores, ocorre a hipertensão (a partir de 14 e 9) também conhecida como tensão alta, enquanto as pessoas que têm os valores baixos são as que sofrem de hipotensão, ou tensão baixa.

Quais são os valores normais de pressão arterial - Tabela de valores normais

Como se mede a tensão

Atualmente, o aparelho mais usado para medir a tensão é o chamado esfigmomanômetro, composto por uma bolsa e uma pipeta de borracha conectada por um tubo à coluna de mercúrio que registrará a nossa pressão em centímetros. Trata-se de uma medição muito simples, que não supõe nenhum tipo de dor e é feita muito rapidamente. Neste outro artigo de umComo poderá ver os passos a seguir para saber como se mede a tensão.

Quais são os valores normais de pressão arterial - Como se mede a tensão

A importância de manter uma boa pressão arterial

A pressão arterial é a força com que o sangue viaja pelo nosso corpo, por isso é importante manter os valores adequados para garantir ao máximo a saúde cardíaca. A pressão arterial alta é uma condição bastante comum que põe em risco a saúde do coração, tornando-nos mais propensos a sofrer de doenças cardíacas. Seguir uma dieta adequada e tomar a medicação indicada por um especialista, é fundamental para melhorar este quadro.

Por sua vez, a pressão arterial baixa, um transtorno menos comum, pode originar problemas circulatórios e a perda da consciência. Perceber bem a forma de atuar perante uma queda de tensão e cuidar da alimentação, é prioritário para garantir o nosso bem-estar.

Leitura complementar: Lista de batimentos cardíacos normais por idade

Quais são os valores normais de pressão arterial - A importância de manter uma boa pressão arterial

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de pressão arterial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os valores normais de pressão arterial

37 comentários
Marta
Faz uns 10 dias que todas as noites antes de dormir minha pressão fica 13×10. O 13 está normal, mas o 10 de acordo com a matéria está alto. Sou hipertensa?
A sua avaliação:
Jeová Barboza de Lira Cavalcanti
Sou hipertenso, inclusive safenado, sempre procuro não exagerar em nada, principalmente alimentação gordurosa e salgada. Sempre afiro pela manhã e à tarde e geralmente estão dentro da tabela de acordo com minha idade (mais de 70 anos), mas ultimamente à tarde era tem se alterado chegando algumas vezes a 160 x 80 ou 165 x 90. Isso decorre de que? Tenho me preocupado com isso, mas quando vou ao médico para consulta ou avaliação ela apresenta-se normal: 120 x 75 ou 130 x 80. O que pode ser isto: é realmente problema ou emocional e o que devo fazer?
jose silveira
quais os valores normais da pressão arterial durante o período noturno de sono?
Elisabete Siqueira
Gostaria de saber porque a pressão baixa sobre também assim oh! minha pressão esta em 13,8 x 10,00 estou muito preocupada na verdade estou com medo de um derrame pois tive na familia pessoas que sofreram derrame por favor aguarde retorno e desde ja agradeço muito att elisabete
Editor umComo.com.br
Oi Elisabete! Descubra as causas da pressão arterial alta neste artigo:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/por-que-a-pressao-arterial-sobe-8622.html
Se tiver os seus valores elevados, é muito importante seguir as indicações do seu médico!
A sua avaliação:
TEREZINHA LUCINDA
que tipo de pressão 13 por 10
A sua avaliação:
JANDIR
tenho 40 anos e minha pressão é 13/9 . já é elevada?
A sua avaliação:
antonio eduardo pinto almeida almeida
tenho a tensao arterial 108-69mm HG
A sua avaliação:
ana maria pereira plate
15por 10 é considerada alta
A sua avaliação:
maria de jesus
estou preoculpada, minha pressão diastólica esta com duas semanas que mede 124 por 60 e o normal era sempre 120 por 80 o que devo fazer?
Angélica Gonzaga
Minha mãe é hipertensa . Sua pressão está 13x10 . Está super nervosa porque acha que a mínima está muito alta devo me preocupar ?

1 de 6

Voltar ao topo da página