Partilhar

Como me alimentar se tenho pressão baixa

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como me alimentar se tenho pressão baixa
Imagem: salud.latam.msn.com

A pressão arterial baixa, também conhecida como hipotensão, quando se apresenta de forma constante, deve ser atendida e monitorada, não só por um especialista, mas também pelo próprio paciente, que deve vigiar seu estado de saúde. Além de seguir ao pé da letra as indicações de nosso médico, podemos tomar outras medidas para subir a tensão arterial baixa, entre elas, fazendo mudanças em nossa dieta. Se você sofre desta condição, na umComo.com.br explicamos como se alimentar se você tem pressão baixa.

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho Dengue Hemorrágica
Passos a seguir:
1

Os principais problemas que causam uma pressão arterial baixa são o cansaço e esgotamento frequente, a debilidade, as dores de cabeça e as incomodidades que acompanham as temperaturas baixas. Além disso, nos momentos em que a pressão cai muito, corre-se o risco de desmaio, o que pode produzir complicações no caso de uma queda perigosa.

Por isso, não só é importante seguir as indicações de nosso doutor, mas também convém fazer algumas mudanças alimentares para melhorar o nível da pressão.

2

Para começar, é recomendável sempre tomar um bom café da manhã de forma nutritiva, pois o jejum prolongado pode fazer que a pressão baixe mais do que o normal, causando mal-estar no paciente.

3

É importante que você incorpore na sua dieta diária bebidas com cafeína que sejam saudáveis, como por exemplo o café e o chá, especialmente no café da manhã e após muitas horas sem se alimentar. A cafeína aumenta nossa frequência cardíaca, melhorando os níveis da pressão arterial.

Durante uma queda na tensão, você pode beber refrigerante, mas como essa é uma bebida tão pouco saudável não se recomenda seu consumo habitual.

Como me alimentar se tenho pressão baixa - Passo 3
4

O chocolate, devido ao seu conteúdo de teobromina, também é uma boa alternativa para subir a pressão arterial baixa, pois também melhora a frequência cardíaca. Prefira sempre o chocolate negro, que não só é mais saudável, mas também contém mais cacau, portanto é bem mais benéfico.

Como me alimentar se tenho pressão baixa - Passo 4
5

Inclua em sua dieta o sal levando em consideração que nunca deve se exceder. Sabemos que o sal, de fato, é um dos principais responsáveis pela tensão arterial alta, mas em casos onde a pressão é muito baixa, um pouco de sal nos pratos pode ajudar.

6

Beber água é muito importante para evitar episódios onde a tensão arterial baixe muito. A hidratação correta é fundamental para quem sofre desta condição.

7

Devido ao seu conteúdo de sal, recomenda-se incorporar à dieta frios com baixo teor de gordura como o peru, queijos curados e alimentos em conserva como as azeitonas, os pepinos ou os berbigões.

8

O alcaçuz é uma excelente opção, não só para melhorar os episódios de tensão arterial baixa, mas também para manter a pressão em um bom nível. Você pode consumi-lo em infusões, especialmente nos dias de maior risco, como dias de muito calor.

Como me alimentar se tenho pressão baixa - Passo 8
9

Por último, você pode acrescentar alecrim nas carnes enquanto as cozinha, pois esta planta ajuda a manter em ótimo estado os níveis de tensão arterial. Também é possível consumi-lo em infusões para melhorar seu estado.

Como me alimentar se tenho pressão baixa - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como me alimentar se tenho pressão baixa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como me alimentar se tenho pressão baixa

O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
Anamaria machado
Depois do café da manhã , frutas e cereais e Yogurt, pólen e mel, minha mãe 92 anos , fica sem forças , o que fazer
iracema
fazer q tipo de exercicio e horario de ca,minhada/
jevaldo
e certo tomar leite com sal com a presâo baixa?
Editor umComo.com.br
Oi, Jevaldo. O ideal é que você inclua estes alimentos na sua dieta: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-me-alimentar-se-tenho-pressao-baixa-3071.html
Dayseree Michele Godoy Roncaia
tenho pressão baixa oque devo evitar de alimentos?
A sua avaliação:
Osvaldino M Lima
Porquê a pessoa idosa tem problemas de pressão, baixa ou alta?
A sua avaliação:
mirian farias da silva
tenho pressão baixa, como devo mim alimentar??obrigada.
A sua avaliação:
benedito quessongo
Foi uma lição importante para mim. café ginga pode ser usado por pessoas com tensão baixa?
A sua avaliação:
anapaula alberto
o que devo comer sendo um doente com tensao baixa
Marina
Boa tarde! Como posso me previnir da tensão baixa? Passo mal em cada 3 meses tenho que ter uma recaída, a vezes que desmaio.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marina, neste artigo poderá encontrar algumas dicas para subir a pressão arterial: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-a-pressao-arterial-151.html
maria das graças cavalcante
eu estou com pressao baixa eu quero uma dieta

Como me alimentar se tenho pressão baixa
Imagem: salud.latam.msn.com
1 de 5
Como me alimentar se tenho pressão baixa

Voltar ao topo da página