PARTILHAR

Como baixar a tensão arterial alta

Como baixar a tensão arterial alta

A pressão ou tensão arterial é a força com que o sangue viaja pelo nosso corpo chegando a cada órgão. A intensidade da mesma condiciona em grande medida a nossa saúde.

Enquanto a pressão arterial baixa gera fadiga, tonturas e cansaço, a tensão arterial alta aumenta o risco de sofrer de doenças cardíacas, por isso torna-se importante cuidar dos seus níveis para se manter saudável. Em umComo.com.br explicamos-lhe como baixar a tensão arterial alta e cuidar do seu coração.

Passos a seguir:
1

Os fatores hereditários, o consumo excessivo de sal e álcool, a obesidade e uma vida sedentária são os principais detonantes da hipertensão arterial, convertendo esta doença num dos principais causadores de problemas cardíacos.

A tensão arterial alta põe em risco a nossa saúde de forma importante, originando insuficiências cardíacas e problemas noutros órgãos como os rins, por isso é necessário mudar o estilo de vida para baixar a pressão arterial e mantê-la nos níveis normais.

2

Uma das primeiras chaves para baixar a pressão arterial alta é reduzir o sal na dieta. Mas, não deverá apenas diminui-lo no momento de condimentar as suas comidas, deverá também ter em conta o seguinte:

  • Evite o consumo de enchidos, pois são ricos em sal;
  • Opte por produtos baixos em sal;
  • Não consuma sopas instantâneas ou temperos de comida, pois costumam ser muito altos em sal;
  • Reduza o consumo de comidas preparadas na rua e opte por pratos caseiros, desta forma pode controlar o sal neles.
3

Para baixar a tensão arterial alta também é importante controlar a gordura nos alimentos que consumimos, deste modo certificamo-nos de ingerir pratos muito mais saudáveis. Cozinhar saudável é mais fácil do que parece, consiste apenas em mudar alguns hábitos para obter os melhores resultados.

4

A hipertensão arterial ocorre devido a uma combinação de fatores, e uma vida sedentária influencia de forma determinante a saúde do nosso coração e os níveis de tensão. Por isso, é importante realizar atividade física diariamente, ora seja caminhar, correr, andar de bicicleta, nadar ou ir ao ginásio. O exercício é fundamental para ter um coração saudável e baixar a tensão arterial.

5

Também é importante ter cuidado com a quantidade de álcool que ingere, lembre-se que as bebidas alcoólicas são um dos primeiros desencadeadores da tensão arterial alta. Beba com moderação e se tomar medicação para a tensão, evite por completo o álcool.

6

Aumente o consumo de frutas e vegetais na sua dieta e diminua o consumo de carne. Prefira sempre as proteínas magras como o frango, o peru e o peixe.

O sobrepeso é um dos principais causadores da tensão arterial alta, por isso é recomendável manter um peso saudável e fazer dieta com um especialista, no caso de ser necessário.

7

Além disso, é fundamental seguir à risca as indicações do seu médico, para conseguir baixar a tensão arterial alta e levar uma vida muito mais saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar a tensão arterial alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Amilcar Santos
O Acidente Vascular Cerebral dito AVC é a Doença Cardiovascular que mais portugueses matam, 17mil por ano. Vale a pena manter o Colesterol baixo .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Amilcar! Muito obrigada pela partilha :)
fernando amaral coimbrao
se como sem sal, carnes vermelhas uma vez por mês, não bebo, não fumo Passo os dias a trabalhar em computadores O que fazer ?
Como baixar a tensão arterial alta
Como baixar a tensão arterial alta

Voltar ao topo da página ↑