Efeitos da hipertensão

Palpitações na garganta, o que pode ser?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 23 maio 2018
Palpitações na garganta, o que pode ser?

As palpitações na garganta são batimentos cardíacos que se sentes como que nosso coração estivesse batendo intensa ou rapidamente nessa zona. São palpitações cardíacas que se podem sentir no pescoço, garganta ou peito e que provocam incômodo, fazendo com que a pessoa consiga notar o próprio batimento do coração. As causas dos batimentos nessa região do corpo costumam ser associados ao aumento do ritmo cardíaco, mas não em todos os casos. Além disso, é possível que a pessoa também note que o batimento é irregular, como se fossem cortados.

No geral, esta condição não é grave, mas no umCOMO esclarecemos a dúvida para que você saiba o que pode ser esse sintoma: Palpitações na garganta, o que pode ser?

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da hipertensão

Índice

  1. Palpitações na garganta: quando sentimos?
  2. Coração pulsando na garganta: causas
  3. Palpitação na garganta e tireoide

Palpitações na garganta: quando sentimos?

As palpitações na garganta, uma condição conhecida como palpitação precordial, ocorre ao sentir o batimento cardíaco no coração. Algumas pessoas podem sentir palpitações na garganta ao deitar, descrevendo o sintoma como se sentissem que o coração vai saltar fora da garganta. No entanto, essa é uma falsa sensação que costuma desaparecer após alguns segundos.

O aumento da atividade física, o estresse ou as situações que provocam ansiedade são alguns dos momentos em que essa situação pode surgir. Os sintomas que acompanham a sensação de coração pulsando na garganta podem ser:

  • Batimentos fortes e rápidos no peito ou no pescoço.
  • Batimentos irregulares. Sensação de que o coração para por um segundo ou não bate regularmente.
  • Dor no peito que pode mudar de intensidade.
  • Sensação de angústia.

Coração pulsando na garganta: causas

Na maioria dos casos, as palpitações são percepções do paciente provocadas por um aumento repentino e temporário da pressão arterial. As causas das palpitações na garganta costumam ser as seguintes:

Amigdalite

É uma inflamação das amígdalas provocada por um vírus ou bactéria. Entre os sintomas mais comuns, se destacam a dificuldade para engolir saliva, alimentos ou bebidas, febre, dor de cabeça, sensibilidade na zona e dor de ouvido. Também é possível ter a sensação de que o coração está batendo na garganta como consequência do inchaço.

Espasmo laríngeo

É uma contração da musculatura que provoca uma resposta exagerada do fecho da glote. Como consequência, a pessoa pode sentir falta de ar e contrações nos músculos do tórax e do abdômen, além da sensação de pulsação na garganta.

Inflamação por refluxo gastroesofágico

Conhecido como esofagite, ocorre quando o conteúdo do estômago volta ao esófago, danificando este conduto muscular como consequência dos ácidos usados para decompor a comida. Sentir palpitações na garganta nesse caso pode ocorrer por ter comido em excesso, fumar, consumir bebidas alcoólicas, etc. Durante a gravidez, as alterações hormonais também podem provocar refluxo gastroesofágico.

Palpitação na garganta e ansiedade

A ansiedade provoca um conjunto de mudanças no corpo, entre os quais se destaca o aumento da pressão arterial. Na maioria dos casos em que uma pessoa afirma sentir palpitações na garganta, o ritmo cardíaco se encontra mais alto do que o normal. Logo, a exposição a períodos de estresse intenso ou sofrer de ansiedade pode provocar essa condição.

Medicamentos

Os medicamentos para tratar a asma, problemas cardíacos ou hipertensão arterial podem ter sensação de palpitação no pescoço como efeito secundário.

Outras causas da sensação de pulsação na garganta ou no pescoço são:

  • Anemia
  • Cafeína
  • Cocaína
  • Hiperventilação
  • Valvulopatia cardíaca
  • Exercício

Fatores de risco que aumentam o ritmo cardíaco

  • Válvula cardíaca anormal
  • Problemas no sangue, como ter baixos níveis de potássio
  • Mudanças temperatura repentinas
  • Falta de glucose no sangue
  • Desidratação
  • Pressão em determinadas zonas do corpo
Palpitações na garganta, o que pode ser? - Coração pulsando na garganta: causas

Palpitação na garganta e tireoide

Algumas pessoas podem se estar perguntando se as palpitações na garganta têm alguma relação com problemas de tireoide. Ambas as condições não costumam ter qualquer relação e apresentam sintomas diferentes. No caso dos problemas de tireoide, alguns dos sintomas mais comuns são taquicardia, ansiedade e transpiração, o que deve ser comunicado ao médico para que ele faça os exames necessários. O exame para verificar o estado da tireoide é conhecido como TSH (hormônio estimulante da tireoide). Nesse artigo você pode encontrar mais informação: como detectar problemas de tireoide a tempo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Palpitações na garganta, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Palpitações na garganta, o que pode ser?